domingo, 3 de abril de 2011

Caminhos para a fé


O relato é inesquecível. Chama-se tradicionalmente "A cura do cego de nascença", mas é muito mais, pois o evangelista descreve o percurso interior que vai fazendo um homem perdido nas trevas até encontrar-se com Jesus, "Luz do mundo".

Não conhecemos o seu nome. Apenas sabemos que é um mendigo, cego de nascimento, que pede esmola nas redondezas do templo. Não conhece a luz. Nunca a viu. Não pode caminhar nem orientar-se por si mesmo. A sua vida decorre nas trevas. Nunca poderá conhecer uma vida digna.

Um dia Jesus passa pela sua vida. O cego tem tanta necessidade que deixa que lhe trabalhe os seus olhos. Não sabe quem é, mas confia na Sua força curadora. Seguindo as Suas indicações, limpa a sua vista na piscina de Siloé e, pela primeira vez, começa a ver. O encontro com Jesus vai mudar a sua vida.

Os vizinhos vêem-no transformado. É o mesmo, mas parece-lhes outro. O homem explica-lhes a sua experiência: "um homem que se chama Jesus" o curou. Não sabe mais. Ignora quem é e onde está, mas abriu-lhe os olhos. Jesus faz o bem mesmo àqueles que só o conhecem como homem.

Os fariseus, entendidos em religião, pedem-lhe toda classe de explicações sobre Jesus. Ele fala-lhes da sua experiência: "só sei uma coisa: que era cego e agora vejo". Perguntam-lhe que pensa de Jesus e ele diz-lhes o que sente: "que é um profeta". O que recebeu Dele é tão bom que esse homem tem que vir de Deus. Assim vive muita gente simples a sua fé em Jesus. Não sabem teologia, mas sentem que esse homem vem de Deus.

Pouco a pouco, o mendigo vai ficando só. Os seus pais não o defendem. Os dirigentes religiosos expulsam-no da sinagoga. Mas Jesus não abandona a quem o ama e o procura. "Quando ouviu que o tinham expulso, foi procurá-lo". Jesus tem os Seus caminhos para encontrar-se com quem o procura. Ninguém O pode impedir.

Quando Jesus se encontra com aquele homem a quem ninguém parece entender, apenas lhe faz uma pergunta: "Acreditas no Filho do Homem?" Acreditas no Homem Novo, o Homem plenamente humano precisamente por ser expressão e encarnação do mistério insondável de Deus? O mendigo está disposto a acreditar, mas encontra-se mais cego do que nunca: "E quem é, Senhor, para que acredite Nele?"

Jesus diz-lhe: "Estás a vê-Lo: aquele que está a te falar, esse é". Ao cego abrem-se os olhos da alma. Prostra-se ante Jesus e diz-Lhe: "Creio, Senhor". Só escutando Jesus e deixando-nos conduzir interiormente por Ele, vamos caminhando para uma fé mais plena e também mais humilde.


- José Antonio Pagola
Reproduzido via Amai-vos. Grifos nossos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...