Sobre o Diversidade Católica


Quem somos?

O grupo Diversidade Católica é um movimento de gays católicos praticantes que buscam conciliar as duas identidades: homossexual e religiosa. O grupo procura, dentro do diálogo sadio, caminhar junto à Igreja Católica, respeitando e reconhecendo sua liderança no papa Francisco, refazendo a ponte entre a comunidade homossexual e a Igreja, tendo como diretriz a certeza de que a mensagem do Evangelho é para todos e que não pode haver exclusão de qualquer forma dentro da expressão de fé.

O grupo foi criado em 2008 e vem crescendo desde então, contando com mais de 200 membros e grupos irmãos em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte.


O grupo Diversidade Católica não visa a dissidência ao Catolicismo, e sim a acolhida e reintegração de católicos gays que, por qualquer motivo, se sentiram excluídos da Igreja, mas sentem o desejo de retornar à comunidade.


A vocação do próprio grupo vai se desdobrando ao longo de nossa história. Que a clareza adquirida até aqui sirva de inspiração e referência para que cada um dos membros do Diversidade Católica possa, por sua vez, discernir suas próprias inclinações e o que se sente chamado a fazer.

Missão: 

Promover e difundir a Boa Nova de Jesus Cristo, que é a participação no Reino de Deus, partilhando a experiência do amor de Deus junto a todos os fiéis que, em virtude de sua identidade e/ou orientação sexual, frequentemente são excluídos da comunidade eclesial.

Visão: 

Ser um núcleo de vivência e aprendizado cristão, e um canal permanente de comunicação entre grupos gays e grupos católicos.

Valores:

1. Dignidade. Todas as identidades e orientações sexuais gozam de igual dignidade.

2. Perseverança. Somos cientes das provações do caminho e nos mantemos fiéis à missão.

3. Fraternidade. Somos uma comunidade cujos membros se ajudam mutuamente.

4. Tolerância. Estamos abertos ao diálogo com outros pontos de vista.

5. Fidelidade. Somos membros inalienáveis da Igreja Católica Apostólica Romana.

6. Caridade. Ajudamos o desenvolvimento pessoal dos nossos membros e da comunidade externa.

O grupo Diversidade Católica atua virtualmente através do blog, do  site e e de sua página no Facebook.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...