sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

"Como Igrejas, não podemos nos calar"



Bela nota emitida pelo CONIC - Conselho Nacional de Igrejas Cristãs no Brasil, em favor dos 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher (saiba mais aqui).

Como apontou nosso amigo Murilo Araújo, o texto "discute violência de gênero e apoia expressamente a aprovação do projeto de criminalização da homofobia... Aos que ainda tentam compreender como eu associo a minha religião com a minha sexualidade, é mais ou menos assim: sendo membro atuante que, ao contrário de muitos, constrói uma luta contra os fundamentalismos; sendo um católico que constrói uma Igreja que tenha essa coragem, a coragem do Evangelho, para transformar a sociedade mesmo quando isso signifique abrir mãos das suas estruturas e doutrinas caducas e transformar-se também.

É nessa Igreja que acredito, e essa nota enche o meu coração de esperança!"

Segue a nota, na íntegra, abaixo.

O QUE DEUS EXIGE DE NÓS? (Mq 6.6-8)

Desde o dia 25 de novembro se realizam os 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher. Organizações de mulheres, de direitos humanos, universidades e comunidades religiosas promovem debates, reflexões e outros tipos de ações com o objetivo de chamar atenção para os diferentes tipos de violência contra mulheres.

Como Igrejas não podemos nos calar! Segundo um estudo realizado entre 2001 e 2010, foram assassinadas 40 mil mulheres em nosso país. No ano de 2010, a média de assassinatos foi de 4,5 para cada 100 mil mulheres. Para o ano de 2013, a projeção é que 4.717 mulheres serão assassinadas. Mais do que números, estes índices revelam uma violência fundamentada em uma cultura que há muito naturalizou a violência contra a mulher.

Enquanto Igrejas, cabe-nos refletir sobre nossa tarefa diante desta realidade. A pergunta do profeta Miqueias “O que Deus exige de nós?” nos provoca a identificarmos as ações concretas com vistas a contribuirmos para a transformação das relações humanas violentas.

No contexto dos 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher, vale igualmente chamar a atenção para outra violência de gênero, que são as agressões sofridas pela população LGBT. Dados revelam que apenas no ano de 2012 foram cometidos 338 assassinatos por motivação homofóbica ou transfóbica.

A violência contra mulheres e LGBTs é uma realidade que expõe uma face nada simpática de nosso país, conhecido como a terra da tolerância. É necessário falar abertamente sobre nossas limitações em conviver com o diferente.

A Lei Maria da Penha é uma forma concreta de minimizar os impactos da violência contra a mulher. Agora, urge uma Lei que contribua para minimizar as consequências do preconceito homofóbico e transfóbico. A aprovação do PLC 122/06 pode significar um passo concreto nesta direção.

A violência é contrária ao Evangelho, portanto, todo o discurso, inclusive religioso, que legitima ou justifica estas formas de violência está em contradição com a Boa Nova. O que Deus exige de nós, cristãos e cristãs diante destes dados de violência? É a pergunta sobre a qual queremos refletir nestes 16 Dias de Ativismo.

Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Sistema prisional


Psicóloga expõe problemas de atendimento 

à saúde nos presídios do Rio

Márcia Badaró, do Fórum Permanente de Saúde no Sistema Penitenciário do Rio de Janeiro, em entrevista ao Redação Nacional e ressaltou que as as condições de saúde dos presos é precária

No Redação Nacional desta segunda-feira (2), a psicóloga e representante do Conselho Regional de Psicologia no Fórum Permanente de Saúde do Sistema Penitenciário do Rio de Janeiro, Márcia Badaró, apresentou os principais problemas de um sistema que comporta 34 mil presidiários, mas que só tem vaga para 24.215, segundo dados do Departamento Penitenciário Nacional.
 
Márcia detalhou que o atendimento à saúde conta com cerca de 600 profissionais de saúde na ativa em todo o estado do Rio, e ressaltou ainda que as condições de saúde dos presos é precária e cita a tuberculose como uma das doenças mais alarmantes, já que é um mal que é transmitido via oral, ultrapassando os muros das penitenciárias.
 
Outros problemas foram apontados pela psicóloga: baixos salários dos profissionais (cerca de 2 mil reais para os de nível superior), a desativação recente de dois hospitais especializados e o não encaminhamento, por parte do governo do Estado, do plano de cargos e salários para a Assembleia Legislativa para aprovação. Ouça toda a entrevista aqui. 
 
Redação Nacional, programa diário de notícias da Rádio Nacional do Rio de Janeiro (AM 1.130), está no ar de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h da manhã, ao vivo.

Para ouvir a entrevista acesse o link:




Continue na Igreja

Um dia, uma senhora aflita veio falar comigo...  Sou mãe de um gay... Nunca percebi, até que ele falou comigo: Mãe sou gay!... Foi um choque... Abracei meu filho e chorei! Foi assim que ela começou...

Há pessoas que não parecem ser gays e o são e outras que parecem ser, mas não o são. Evidentemente há aqueles que parecem e também o são. O filho desta senhora universitária e católica praticante tinha essa orientação homo-afetiva e ninguém percebia...

- Mãe, nem senhora nem o pai tem culpa alguma... Deus me fez assim!

O moço sabia que a doutrina mais popularizada da Bíblia e da Igreja é contra a prática dos atos homossexuais e por isso, a primeira coisa que ele fez foi deixar de lado os tais ensinamentos e se enveredar por tradições religiosas que nada tinham a ver com ele nem com a sua história...

E o tempo passou. Mas, um dia:

Mãe, me ajuda a escolher um presente para o meu namorado?... Fiquei chocada, mas eu lhe disse: Vamos filho!

Padre, eu amo meu filho assim como ele é... Se a Igreja é contra ele, desculpe, eu ficarei sempre da parte dele!... disse emocionada, e eu admirei tamanho amor e fidelidade. E até pensei: Será que Deus não é como essa mãe? Ele não abandona ninguém!

Lembro das palavras do Pe. Michael Lapsley, SSM, Igreja Anglicana, que na oração de envio na X Assembleia do Conselho Mundial das Igrejas, reunida há umas semanas na Coreia do Sul comovido disse: Hoje desejo dizer a toda a comunidade LGBTI, como cristão e sacerdote, que lamento profundamente a dor que viveram ao longo da história. Tenho um sonho e espero ainda vê-lo realizado: escutar os líderes de nossas grandes tradições religiosas pedir-lhes perdão...  

Acolher o outro como ele deseja ser considerado não é fácil. Quantos dramas gerados e acrescentados em nome de Deus e das nossas fobias!

- Por favor, Senhora, fique na Igreja e evidentemente também com o seu filho!

E você se fosse pai ou mãe de um gay, o que faria?




Cristo não tem mãos


Texto para reflexão (em Espanhol):
Cristo no tiene manos
tiene solo nuestras manos
para realizar hoy su trabajo.
Cristo no tiene pies
tiene solo nuestros pies
para guiar a los hombres en sus caminos.
Cristo no tiene labios
tiene solo nuestros labios
para hablar de Él a los hombres de hoy.
Cristo no tiene medios
tiene solo nuestra ayuda
para conducir a los hombres hacia Él.
Somos la única Biblia
que los hombres leen hoy
somos el último mensaje de Dios
escrito en obras y palabras.
Amén.
*
Anónimo del s. XV
***
Este año el azar de los calendarios quiere que comencemos el nuevo año litúrgico con el Día mundial contra el SIDA.
En este día, te propongo esta oración tan antigua y tan actual; podemos recibirla como una invitación hecha a cada uno/a de nosotros/as para hacernos cada vez más las manos, los pies y el corazón de Jesús hacia nuestros hermanos y hermanas más vulnerables por la enfermedad, por el desprecio, por la vergüenza.
Todos nosotros: seropositivos, seronegativos, investigadores, sanitarios, voluntarios… estamos llamados/as a ser vectores de transmisión de la alegría y de la paz de Cristo que viene cada día.
¡ Yallah!
Vuestro hermano Manuel de la Communion Béthanie
***
- See more at: http://www.cristianosgays.com/?s=manos#sthash.L6KkaqHt.dpuf

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Sem-teto



Em uma entrevista recente o arcebispo Konrad Krajewski levantou a suspeita de que o papa o acompanha em suas investidas noturnas por Roma para ajudar os pobres.
Uma fonte em Roma disse ao Huffington Post que "a guarda suíça confirmou que o papa sai à noite, vestido como padre, para encontrar com os sem-teto."
Krajewski havia dito que, "quando digo que 'vou sair esta noite', corro o perigo de que ele me acompanhe', e ele apenas sorriu e se esquivou de uma resposta direta quando os repórteres perguntaram se o papa o acompanhava em suas visitas.
Quando Francisco era o cardeal Jorge Bergoglio, ele era conhecido por sair à noite para compartilhar o pão com os sem-teto para demonstrar que eles também são amados.
Tradução e adaptação: Hugo Nogueira

Padre Raúl Benedetti


O argentino Alexis Taborda, de 26 anos, é transexual masculino e está grávido. Ele, que nasceu mulher, passou pelo processo de readequação sexual mas manteve os órgãos sexuais reprodutivos, o que possibilitou que ele engravidasse da namorada Karen Bruselario, também transsexual.

Assim como Taborda, Karen também manteve os órgãos sexuais. Os dois, que se casaram na última semana, esperam a chegada do primeiro filho. Taborda está de oito meses e é o primeiro caso reconhecido na Argentina de um homem a dar à luz.

A Argentina, que reconhece a Lei de Identidade de Gênero, possibilitou ao casal uma certidão de nascimento em seus nomes atuais.

O padre católico Raúl Benedetti afirmou que a cerimônia de casamento só poderia ser realizada se ambos usassem o nome de batismo. No entanto, o sacerdote decidiu dar uma benção ao casal.

"Não há problema com a gravidez. É uma coisa normal e comum como tantos outros casos", declarou Raúl Benedetti, pároco da igreja Nuestra Señora de Aranzazu.

Alexis Taborda e Karen Bruselario esperam por uma menina, que se chamará Gênesis.




domingo, 1 de dezembro de 2013

Maria Passa na frente


Maria passa na frente e vai abrindo estradas e abrindo portas e portões, abrindo casas e corações. A Mãe indo na frente, os filhos estão protegidos e seguem seus passos. Ela leva todos os filhos sob sua proteção. Maria passa na frente e resolve aquilo que somos incapazes de resolver. Mãe, cuida de tudo que não está ao nosso alcance. Tu tens poderes para isso. Vai Mãe, vai acalmando, serenando e amansando os corações. Vai acabando com o ódio, rancores, mágoas e maldições. Vai terminando com as dificuldades, tristezas e tentações. Vai tirando teus filhos das perdições. Maria passa na frente e cuida  de todos os detalhes, cuida, ajuda e protege a todos os teus filhos. Maria Tu és a Mãe também porteira. Vai abrindo o coração das pessoas e as portas nos caminhos. Maria eu te peço passa na frente e vai conduzindo, levando, ajudando e curando os filhos que precisam de Ti. Ninguém pode dizer que foi decepcionado por Ti, depois de ter chamado ou invocado. Só tu, com o poder de teu filho, pode resolver as coisas difíceis e impossíveis. Nossa Senhora, faço esta oração pedindo a tua proteção, rezando um Pai Nosso e três Ave Marias. Amém.

Oração de São Bento



A Cruz Sagrada seja a minha luz, não seja o dragão o meu guia. Retira-te Satanás! Nunca me aconselhes coisas vãs. É mal que tu me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos!

A importância do Teste de HIV


Para facilitar o diagnóstico do HIV e antecipar o tratamento de pessoas que podem desenvolver a aids, o Ministério da Saúde deve autorizar a venda, em farmácias, de um teste rápido para detectar o vírus, a partir de fevereiro de 2014. Produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o exame é feito em 20 minutos, com coleta de saliva pela própria pessoa, e deverá custar R$ 8.
A informação foi confirmada pelo diretor do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do ministério, Fábio Mesquita, durante evento hoje (1°), Dia Mundial de Luta contra a Aids, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o governo federal anunciou a antecipação do tratamento para pessoas com o HIV. Antes, somente pacientes com a doença desenvolvida recebiam medicamentos.
De acordo com o diretor, o teste rápido de HIV tem duas vantagens: “Uma delas é a confidencialidade. A pessoa vai à farmácia pega o teste e faz em casa, sem precisar ver um agente de saúde e dividir isso com ninguém. A segunda vantagem é a rapidez, não tem fila, não precisa ir ao posto, não precisa esperar o tempo que leva [para sair] o resultado de um exame normal”, esclareceu Mesquita.
Ao disponibilizar o teste rápido de HIV, vendido na internet por um laboratório americano por cerca de R$ 160, o ministério pretender iniciar o tratamento mais cedo e melhorar a qualidade de vida de pessoas com HIV, além de reduzir em cerca de 96% o risco de contágio, principalmente para parceiros fixos ou durante a gestação, quando o vírus pode passar da mãe para o bebê.
Dados do ministério apontam que cerca de 150 mil pessoas, de um total de 700 mil estimadas com a doença, não sabem que têm o vírus HIV. No Brasil, embora a prevalência de pessoas convivendo com o vírus seja considerada baixa para o conjunto da população (0,4%), a infecção é alta entre meninas entre 14 e 19 anos e meninos gays, de acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Segundo Padilha, grande parte dos casos de detecção de HIV em meninas ocorre durante o pré-natal. “Nessa faixa etária tem muita gravidez na adolescência, em situação vulnerável, por isso, descobrimos mais meninas que homens [com o vírus]”, disse. “Elas engravidam já infectadas”, reforçou. Os jovens são público-alvo da campanha contra a aids lançada hoje (1°).
Para facilitar o tratamento, [o ministro da saúde] Padilha também disse que a pasta fornecerá o “três em um” no Rio Grande do Sul e no Amazonas a partir de 2014. Produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o medicamento consiste em uma única cápsula com três princípios ativos, reduzindo o número de remédios que devem ser ingeridos pelos pacientes em tratamento.
Segundo o ministro, que estima um investimento de R$ 1,3 bilhão em  programas de combate e prevenção à aids em 2014, o Rio Grande de Sul e o Amazonas  foram escolhidos por serem os estados com a maior incidência de aids e de mortes em decorrência da doença, respectivamente.
Vídeo sobre a importância de fazer o teste (em Inglês):

Deus está aqui


Deus Está Aqui (Noites Traiçoeiras)  Autor: Carlos Papae
Jesus está aqui neste momento / Sua presença é real em meu viver
Entregue sua Vida, seus problemas / Fale com Deus, Ele vai ajudar você
Deus te trouxe aqui / Para aliviar / Os teus sofrimentos
É Ele o autor da fé / Do princípio ao fim / De todos seus tormentos
E ainda se vier... / Noites Traiçoeiras / Se a cruz pesada for / Cristo estará contigo
O mundo pode até fazer você chorar / Mas Deus te quer sorrindo
Seja qual For o seu problema / Fale com Deus, Ele vai ajudar você
Após a dor vem a alegria / Deus é amor, não te deixará sofrer




Padre Juarez de Castro - CD "Deus está aqui"

Oração da Santa Cruz




Deus todo poderoso, 

que sofrestes a morte sobre a madeira sagrada, 

por todos os nossos pecados, sede comigo.

Santa Cruz de Jesus Cristo, 

compadecei-vos de nós.


Santa Cruz de Jesus Cristo, 

sede a minha esperança.


Santa Cruz de Jesus Cristo, 

afastai de mim todas as armas cortantes.


Santa Cruz de Jesus Cristo, 

derramai sobre mim todo bem.


Santa Cruz de Jesus Cristo, 

desviai de mim todo o mal.


Santa Cruz de Jesus Cristo, 

fazei com que eu siga o caminho da Salvação.


Santa Cruz de Jesus Cristo, 

livrai-me dos acidentes corporais e temporais.


Santa Cruz de Jesus Cristo, 

Rei, vos adoro para sempre.


Santa Cruz de Jesus Cristo, 

fazei com que os espíritos malignos invisíveis 
se afastem de mim. 



Conduzi-me Jesus à vida eterna. 



AMÉM, por todos os 

séculos dos séculos.

Primeiro Domingo do Advento


O Espírito do Natal é o próprio Espírito Santo

Oração ao Espírito Santo

Vem, Espírito de Deus,
enche os nossos corações com tua graça.

És o sopro de Deus
que dá vida ao que está morto,
que dá vida ao nosso ser
e que nos tira do túmulo da preguiça e
do comodismo.

És fogo que queima o que está errado em nós,
que aquece nosso coração para amar,
que ilumina nossa mente para entender.

Faze-nos conhecer Jesus Cristo
que veio revelar o amor do Pai.

Faze-nos conhecer o pai e sua bondade infinita.

Faze-nos tuas testemunhas,
instrumentos nas tuas mãos
para que os corações dos homens se transformem
e assim a terra se renove.

Para que reine a justiça e a paz,
a solidariedade e o amor.

Para que o Reino de Deus se estenda cada dia mais.


Amém.

Oração a Nossa Senhora Desatadora dos Nós



Santa Maria, cheia da presença de Deus, durante os dias de tua vida aceitastes com toda a humildade a vontade do Pai, e o Maligno nunca foi capaz de envolver-lhe com suas confusões. Junto a Teu Filho, intercedestes por nossas dificuldades e, com toda paciência, nos destes exemplo de como desenrolar as linhas de nossa vida. E, ao se dar para sempre como nossa Mãe, pões em ordem e fazes mais claros os laços que nos unem ao Senhor. Santa Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, Tu que com coração materno desatas os nós que entorpecem nossa vida, te pedimos que recebas em tuas mãos a(o).......... e que a(o) livres das amarras e confusões com que a(o) castiga aquele que é nosso inimigo. Por tua graça, por tua intercessão, com teu exemplo, livra-nos de todo o mal, Senhora Nossa, e desata os nós que impedem de nos unirmos a Deus para que, livres de toda confusão e erros, O Louvemos em todas as coisas, coloquemos Nele nossos corações e possamos Servi-lo sempre através dos nossos irmãos. Amém!

Nossa Senhora das Graças


Em 1830, no dia 27 de novembro, Catarina de Labouré, noviça da congregação das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo em Paris, presenciou uma aparição de Nossa Senhora. A Virgem de Nazaré apareceu-lhe sobre um globo e seus pés esmagavam uma serpente. De suas mãos saiam raios de luz, que disse ser as graças que Maria alcançava para os homens.
Após a Virgem proferir essas palavras, a frase “Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós” apareceu ao redor da imagem, formando um quadro. A imagem virou, então, e em seu verso apareceu um a letra “M”, com uma cruz e os corações de Jesus e de Maria. A Virgem pediu, então, que fosse cunhada uma medalha com o modelo da aparição (frente e verso) e que todas as pessoas que a usassem receberiam graças especiais.
Esta medalha passou a ser conhecida como Medalha Milagrosa e a devoção a Nossa Senhora das Graças estendeu-se ao mundo inteiro, persistindo até aos nossos dias.

Oração a Nossa Senhora das Graças
Nossa Senhora das Graças, medianeira entre os homens e vosso Divino Filho Nosso Senhor Jesus Cristo, ouvi propícia a prece que vos faço. Auxiliai-me, Senhora, socorrei-me na aflição. Pelo Sangue derramado na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso amantíssimo Filho, peço-vos, Senhora, a graça de... (pedir a graça).
Fostes escolhida pelo vosso Divino Filho para nossa advogada e protetora. Desde que subistes ao céu, jamais cessastes de operar milagres e de atender às orações dos que recorrem a vós, Nossa Senhora das Graças. Maria Santíssima possuís um inesgotável tesouro de graças. Tenho fé, Senhora, que não me faltareis com o vosso auxílio e que, apesar dos meus pecados, me concedereis a graça que, cheio de confiança em vós, vos rogo. Assim seja! (Rezar 3 Aves Marias)

"Oh Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós".

Onde estão os seus grandes problemas?


Parece que somos ótimos em tranquilizar os outros, mas especialmente incapazes de tranquilizarmos a nós mesmos quando surgem situações controversas na vida, não é verdade? O povo costuma dizer que “notícia ruim é que dá audiência”, e a gente afirma que acha isso péssimo, mas será que na nossa vida privada eu e você também não estamos dando ibope só para o que é negativo?
Acho que, desde que a gente ganhou maturidade, entrou na defensiva contra tudo e contra todos. Se tivermos a coragem de ser sinceros, vamos confirmar que estamos sempre armados. Já faz parte da nossa prática estar em constante preparação para o pior, porque, aí, se o melhor vier, vai ser lucro. E o mais tenebroso é que, muitas vezes, a gente se prepara para esse suposto pior e, mesmo assim, acaba sempre sofrendo muito. Sem contar com as situações em que a vida nos apresenta surpresas desagradáveis... Mas o que é o tal “pior” mesmo? Já reparou que quase sempre ele é fruto apenas da sua imaginação, que teme o que está por vir, e nem acontece?
Pensando nisso, preciso te perguntar: por que diante do inesperado ou do que é doloroso, você se desespera? Por que você deixa essa sensação tomar vulto dentro de você? Por que até antecipa o sofrimento? O trecho da Oração da Paz, popularmente conhecida como Oração de São Francisco, que nos ajuda a refletir nesta semana, é um clamor a Deus que diz algo a esse respeito: “Onde houver desespero que eu leve a esperança”
É assustador levar a vida com tanto pessimismo! Já se deu conta? Se há uma crise financeira no trabalho, você sabe que pode haver cortes, e pensa logo que o demitido será você. Se faz inscrição para participar de um concurso público, já sai dizendo que vai fazer só para ganhar experiência, e não para passar. Se o namorado diz que no próximo final de semana não vai poder aparecer porque tem que estudar, já acha que ele está com outra. Esses são exemplos bobos de situações que encharcamos de pessimismo. Quando surgem as grandes questões, então, tudo fica muito pior!
Mas a verdade é que cada um, pela fé, é capaz de encontrar meios para superar as próprias crises. É preciso encher o coração e a mente de esperança, especialmente quando estivermos mais desesperados. E sabe como se faz isso?
Com a simplicidade da vivência da fé. Pensa aí: onde estão os seus grandes problemas de dez anos atrás? E os de cinco anos atrás? E os de dois anos atrás?
Diga a verdade: não foram superados? E será que você consegue me dizer, em detalhes, como foram superados? Aposto que de muita coisa você nem se lembra mais! Passaram os problemas! Você os superou, porque Deus esteve o tempo todo ao seu lado.
Então, faça como aconselhou Santa Teresa de Ávila: “Nada te perturbe, nada te assuste, tudo passa. Só Deus não muda. A paciência tudo alcança. Quem a Deus tem nada lhe falta. Só Deus basta!”. Tenha paciência e confie. Eu quero lançar fora o pessimismo e o medo, para ser cheio de esperança, por crer no cuidado de Deus. E você, topa o desafio de crer e ser mais otimista?

Padre Omar é o Reitor do Santuário do Cristo Redentor do Corcovado. Faça perguntas ao Padre Omar pelo e-mail padreomar@padreomar.com. Acesse também www.padreomar.com e www.facebook.com/padreomarraposo

O pensamento do cristão é livre e não uniforme


Partindo da liturgia do dia, o Papa Francisco explicou qual deve ser “o modo de pensar de um cristão”. O cristão, disse, deve pensar segundo Deus e, por isso, rejeitar um pensamento frágil e uniforme. Quem segue Jesus, não pensa só com a própria cabeça, mas com o coração e o espírito, dentro de si, para poder entender a ação de Deus na história. O Santo Padre celebrou Missa, nesta sexta-feira, 29 de novembro de 2013, na Capela da Casa Santa Marta no Vaticano, onde reside.
Jesus ensina seus discípulos a compreender os sinais dos tempos, que os fariseus não conseguiam. Ele quer que entendamos o que realmente acontece no coração, na vida, no mundo, na história. Pelo contrário, o espírito do mundo nos faz outras propostas e nos sugere seguir o caminho da uniformidade, sem pensamento e sem liberdade, explicou o Papa.
“O pensamento uniforme, o pensamento igual e frágil é um pensamento difundido... O espírito deste mundo tenta impedir o que Jesus nos pede: um pensamento livre por parte do homem, que faz parte do Povo de Deus. Eis o significado da salvação: ser povo, ser povo de Deus, viver na liberdade”, destacou.
Com efeito, recordou o Pontífice, Jesus quer que pensemos livremente, para entender o que acontece em nós e ao nosso redor. Devemos saber qual é a verdade. Para que isto aconteça, não podemos agir sozinhos, mas precisamos da ajuda do Senhor. Somente assim podemos entender os sinais dos tempos, sobretudo através da inteligência, que nos foi dada como dom do Espírito Santo.
O meio que o Senhor nos propõe é “através do espírito de inteligência, para entender os sinais dos tempos. É belo pedir ao Senhor Jesus esta graça: que nos envie o seu espírito de inteligência, a fim de que não tenhamos um pensamento frágil, um pensamento uniforme... mas um pensamento que brota da alma, do coração e que dá o verdadeiro sentido dos sinais dos tempos”.
Religião não é fato privado
Existem poderes mundanos que gostariam que a religião fosse uma coisa privada. Mas Deus, que venceu o mundo, deve-se adorar até ao fim com confiança e fidelidade, explicou o Papa. Tal como as provas passadas por Jesus durante a sua vida: os insultos, as calúnias, a cruz – também todos os que n’Ele acreditam terão que enfrentar provações em nome da fé.
“Não se pode falar de religião, é uma coisa privada, não é? Disto publicamente não se fala: Os símbolos religiosos são tolos. Temos que obedecer às ordens que vêm dos poderes mundanos. Podem-se fazer tantas coisas, coisas lindas, mas adorar Deus não. Proibição de adoração. Os cristãos que sofrem tempos de perseguição, tempos de proibição de adoração são uma profecia daquilo que nos acontecerá a todos”, exortou.
Imagem: Timothy Schmalz criou uma figura humana deitada em um banco de praça com um cobertor e revelando nos pés as feridas da cruficiação. Recentemente, de acordo com a Barcroft Media, a obra recebeu a bênção do Papa Francisco. O artista prepara uma réplica para ser enviada ao Vaticano. Inicialmente, Schmalz tentou deixar a estátua na Catedral de São Miguel, emToronto, e na Catedral de São Patrício, em Nova York, mas a peça foi recusada. 
Foto: Barcroft Media/Other Images

Dia Mundial de Luta Contra a Aids


Dia Mundial de Luta Contra a Aids


RIO DE JANEIRO

11h30 às 12h30 - Programa de Auditório “Arena Fique Sabendo”
Local: Parque da Madureira
"Talk-show" sobre aids, sexo e sexualidade com Laura Muller.
# Artistas, profissionais e demais convidados:
  1. Apresentadora: Laura Müller
  2. Pessoa vivendo com HIV/aids: a ser indicada pela organização
  3. Profissional de saúde: Márcia Rachid
  4. Representante do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais: Marcelo Freitas
  5. Artistas convidados: Gustavo Leão, Juliana Knust, Fernanda Kaullea, Giovana Lancellotti, Barbara Rossi, Thierry Figueira, Toni Garrido e Asa Branca
  6. Músicos: Grupo AfroLata, Gabriel Grossi e Cidade Negra

# Abertura com o Grupo AfroLata
1º Bloco (20 min. - 10 perguntas)
# Apresentação de Gabriel Grossi
2º Bloco (30 min. - 20 perguntas)
# Apresentação da Banda Cidade Negra

16h às 20h - Programação cultural
Local: Parque da Madureira
  • Ação Cultural.
  • Mobilização, animação e realização de intervenções políticas e sociais com a participação de drags e estátuas vivas.
  • Show/mobilização de encerramento com Pepeu Moraes (cover de Cazuza), drags e voluntários.

Pedido de desculpas


A igreja tem servido de inspiração para a homofobia e o fato de que muitos de nós LGBT ainda nos sentimos chamados a participar da igreja, talvez seja o testemunho mais poderoso da presença de Cristo nos dias de hoje.
É preciso que fique claro para a igreja que quem é contra o casamento gay é contra os gays. Não é possível dizer que apoia os gays mas é contra o casamento. Quem quiser saber se atos ou palavras são contra os gays, basta perguntar a quem é. Informaremos com prazer.
A verdade é que a igreja católica assim como outras religiões precisam mudar sua posição em relação à população LGBT. Isso vai levar tempo. Talvez não estejamos mais vivos para ver a hierarquia mudar o dogma oficial referente a isso.
Mas podemos ter fé de que isso aconteça. E então, um simples pedido de desculpas será necessário.

Paul Brandeis Raushenbush
Tradução e adaptação: Hugo Nogueira
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...