segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Mídias saindo do armário


Algum tempo atrás quando fiz um breve comentário de como nosso amigo Bolsonaro contribui e muito com suas baboseiras pra dar visibilidade aos absurdos e injustiças a cerca da Diversidade Sexual. Em maio deste ano a novela Insensato Coração abordou o tema, ainda com passos curtos, mas passos, e acredito que Bolsonaro teve sua parcela de contribuição significativa no fato.

Dá uma olhada aqui.


Os veículos de comunicação estão ficando menos tímidos e fugindo da mediocridade quando tratam do assunto. Lembro-me em 2004 quando a Super Interessante teve a ousadia de falar sobre Casamento Gay, but colocou em sua capa a fetichiosa e machista imagem de duas mulheres, claramente produzidas para a capa, insinuando um beijo numa tentativa de esquivar dos “guardiões da moral e dos bons costumes” que lhe diriam “Não façam isso, senão perderemos público e ficaremos feio na fita com os anunciantes!”

Peço licenças a todas as mulheres gays pra afirmar que a manifestação de afeto entre meninas é mais “tolerada” que a de meninos, por puro machismo. Óbvio que ambos sofremos preconceitos, mas se simularmos num shopping ou rua qualquer, lindas meninas e bonitos rapazes manifestando afeto, poderemos contar quantos tomates os meninos irão ganhar e quantos comentários chulos as meninas vão ouvir dos bocós machistas.


Fiz essa dobradinha à la Xuxa de “MENINOS CONTRA MENINAS”, pra simplesmente tirar o chapéu pra publicação da Resvista Trip que sem mediocridade editorial na era das googadas, do Ctrl+C e Ctrl+V e da irresponsável apuração, resolveu abordar o tema sobre diversidade sexual ilustrando dois belos rapazes manifestando afeto, nada estereotipados, gente como a gente.


A revista não é segmentada ao público LGBT, muito pelo contrário, mas a naturalização do tema pondo em pauta uma discussão num belo momento pertinente, deveria ser o dever daqueles que enfrentaram 4 anos um curso chamado de Comunicação Social. O propósito acho que tá até no nome.

No editorial da Revista o Editor Paulo Lima deixa claro que é também na visão otimista que fazemos questão de manter em tela, da mesma grandeza do que poderá acontecer em termos de evolução social, amorosa e sensual, quando conseguirmos nos livrar minimamente dessa ignorância, entendendo um pouco mais e melhor como funcionam nosso corpo, nossos sentimentos e nossa alma.” (..) Essa é a nossa intenção legítima, ao nossa intenção legítima, ao produzir uma edição inteiramente dedicada a explorar de forma aberta e ampla a noção de diversidade sexual.”

Confira o Editorial completo aqui.

Na minha opinião quando uma veículo deixa de ser medíocre ele ecoa, O Blogay da Folha tratou de repercutir a edição e lembrou muito bem que há “falácia que os intolerantes constroem e divulgam para alarmar os menos informados dizendo que uma tal ditadura gay está para reinar -, muito pelo contrário, existe hoje uma tensão entre os que anseiam por liberdade (sexual, espiritual, moral) contra os que querem vigiar, punir, impor dogmas, enfim, oprimir.”

Veja o Blogay aqui.

O mesmo blog fez uma rápida entrevista com o redator-chefe da Revista Lino Bocchini, veja as perguntas:

Blogay - Como surgiu a ideia de revista voltada para um público hétero, tocar em um tema tão delicado como liberdade sexual e homofobia?

Lino Bocchini - Entendemos que essas questões não têm sexo e muito menos orientação sexual. A condenação radical da homofobia e o esforço para que todos aceitem o amor do outro, seja que tipo de amor for -- e não só o que foi convencionado como "adequado" -- deveria ser uma preocupação de todos nós.

A revista resolveu se posicionar contra a homofobia?

Sim, abertamente. Está escrito na nossa capa: "HOMOFOBIA É CRIME: INTOLERÂNCIA SEXUAL TEM QUE TER PUNIÇÃO PESADA"

Como surgiu a ideia da capa de dois surfistas se beijando? Como vocês produziram essa foto?

Primeiro, resolvemos fazer a matéria mostrando que, entre surfistas, também há gays. Em tese, essa reportagem poderia ser boba, uma vez que, obviamente, há gays entre qualquer classe ou recorte social/profissional/esportivo. Mas sendo a Trip uma revista que tem o surf em seu DNA (há 25 anos olhamos para a cultura do surf) achamos que nesse caso valia o destaque, seria uma forma de colocar a publicação em si, de forma institucional, como simpatizante dos gays e de sua aceitação e também da diversidade sexual em geral. Bom, isso decidido, quando estávamos discutindo como fotografar os personagens da matéria, pensamos que nada mais contundente do que dois surfistas homens se beijando -- uma ideia da redação que teve total aprovação da direção da editora. Aí começamos a convidar alguns surfistas para a foto, até que esse casal bacana, de Florianópolis, topou. O resultado taí pra todo mundo ver e nos deixou bastante felizes.

Acredito piamente que gerar essas subjetividades nos meios de comunicação é o caminho pra naturalizar as coisas, ou pelo menos os primeiros passos, o cinema largou na frente, a TV come poeira, então, resta-nos os não medíocres.

Enfim Divers@s, não li o conteúdo da matéria pra fazer uma analise mais profunda, mas posso dizer que esta revista sim eu comprarei e a julgarei pela capa.

Rodolfo Viana

Um comentário:

Marcelo Augusto disse...

Adorei! O site está de parabéns! Tenho lido muitas matérias interessantes, graças ao clipping esperto dos editores do blog! E louvado seja Nosso Senhor por uma capa de revista tão divinamente inspirada quanto essa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...