quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Crise de Indiferença


Luiz Lores, número 2 do Programa de Aids das Nações Unidas, em entrevista para o jornal O GLOBO de 29.10.2013, critica o silêncio sobre o aumento da incidência da Aids entre os gays e defende que isso deve ser combatido a fim de que alcancemos o fim da epidemia, o que já é possível. 

Link para a entrevista


segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Direitos Humanos e HIV e aids


Pela Vidda Niterói promoverá evento nacional que debaterá Direitos Humanos e HIV e aids

O Grupo Pela Vidda/Niterói realizará nos dias 26 e 27 de novembro, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, das 9h às 17h, “III Seminário Nacional para Promoção de Direitos Humanos no Contexto do HIV e Aids” e o “Diálogo Nacional sobre o HIV e o Direito”. O evento tem a parceria do PNUD Brasil (Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento), Instituto de Estudos em Saúde Coletiva do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Instituto de Saúde da Comunidade da UFF (Universidade Federal Fluminense). O financiamento para a realização do Seminário é do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Ministério da Saúde e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Niterói, por meio da Fundação Municipal de Saúde e da Fundação de Arte de Niterói.

Em sua terceira edição, o Seminário tem a previsão de reunir cerca de 250 pessoas advindas de diversas partes do Brasil, que realizam ações para garantia dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV/aids no Brasil, operadores do direito, membros da academia, gestores públicos, sociólogos, antropólogos, profissionais de saúde e integrantes de organizações não governamentais com atuação destacada nos temas que serão debatidos. Será mais uma oportunidade de fomentar a troca de informações sobre a temática Direitos Humanos e HIV/aids, com a promoção de uma ampla reflexão sobre a importância da temática título do evento.

Os debates serão estimulados especialmente em relação ao êxito do Advocacy junto a Previdência Social; Judicialização da Previdência e da Assistência Social; novos desafios para prevenção e assistência; acesso aos novos métodos de Prevenção como direito humano; retrocessos e censuras nas políticas, programas e campanhas de prevenção à aids; estigma e discriminação; testagem compulsória em concursos públicos; acesso ao mundo do trabalho.

A Iniciativa “Diálogos sobre o HIV e o Direito” pretende dar desdobramento no Brasil às conclusões e recomendações do Relatório produzido pela Comissão Global sobre o HIV e o Direito. Liderada pelo PNUD, a Comissão destacou o impacto da legislação, aplicação da lei e práticas na epidemia de aids, em especial a importância de remover leis e coibir práticas que reforçam o estigma e a discriminação e que vise à criminalização da transmissão do HIV. Os eventos serão Atividades de Ensino do IESC/UFRJ e ISC/UFF e terão emissão de certificados de participação válidos para a Plataforma Lattes e valerá também, como horas de estágio reconhecido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ).

As inscrições são gratuitas e vão do período de 03 a 31 de outubro de 2013. As pessoas interessadas devem acessar o link http://gpvnit.org.br/inscricao2013.html e preencherem a ficha de inscrição. Mais informações podem ser adquiridas nos telefones do Pela Vidda Niterói (21)2722-0067 e (21) 2613-0598.

Roberto Pereira
Centro de Educação Sexual - CEDUS
SEXUALIDADE – SAÚDE – CIDADANIA

CNPJ: 74055906 / 0001-40
Reg. CMDCA/ RJ: 02/184/ 349  -  Reg. CMAS/ RJ: 0297/00
Utilidade Pública Municipal - Lei 3115 em 03/10/2000
Utilidade Pública do Estado do Rio de Janeiro LEI 2947/2005
Membro da Executiva do Fórum ONGs Tuberculose - RJ
Membro da Parceria Brasileira Contra a Tuberculose - STOP TB Brasil

Rio de Janeiro - RJ
Cel: (55.21) 9429-4550 -cedusrj@yahoo.com.br

Todas as famílias


Rezar juntos na família, com fé e simplicidade, como a Sagrada Família de Nazaré. Esta foi a mensagem que o Papa Francisco deixou às famílias durante homilia na Missa celebrada por ele neste domingo, 27, por ocasião da peregrinação das famílias no Vaticano.

Partindo do Evangelho do dia, o Santo Padre falou de duas maneiras de rezar: uma falsa, a do fariseu, e outra autêntica, a do publicano. Enquanto o fariseu faz uma oração sobrecarregada pelo peso da vaidade, o publicano reconhece-se pecador diante de Deus e faz uma oração simples, que vem do coração.
“O publicano, ao contrário, não multiplica as palavras. A sua oração é humilde, sóbria, permeada pela consciência de sua própria indignidade, das próprias misérias: este é um homem que realmente se reconhece necessitado do perdão de Deus, da misericórdia de Deus”.
Esse foi o modelo indicado pelo Papa às famílias. Ele recomendou a oração do Pai Nosso e falou da necessidade de um rezar pelo outro: pai rezar pela mãe, pelos filhos, e vice-versa. “Isso é rezar em família, torna a família forte (…) Todas as famílias precisam de Deus, de sua ajuda, da sua força, da sua benção, da sua misericórdia”.
Um segundo aspecto destacado pelo Pontífice foi a conservação da fé na família. Francisco citou o exemplo do apóstolo Paulo, que não conservou sua fé em um cofre, mas a irradiou, levando-a adiante.
“Falou francamente sem medo. São Paulo conservou a fé porque como ele a recebeu ele a doou indo às periferias sem se apegar a posições defensivas. Nós podemos nos perguntar: em família, como mantemos a nossa fé? Nós a mantemos como uma conta em banco ou sabemos partilhá-la?”
Uma última reflexão do Santo Padre na homilia foi sobre a família que vive a alegria. Ele convidou cada um a refletir em silêncio sobre a alegria em seu lar, lembrando que a alegria da família não vem das coisas, de bens secundários, mas sim da harmonia entre as pessoas, da beleza que é estar junto. E a base desse sentimento é a presença de Deus na família.
“Só Deus pode criar harmonia nas diferenças. Se falta o amor de Deus, até mesmo a família perde a alegria (…) Queridas famílias, vivam sempre com fé e simplicidade como a Sagrada Família de Nazaré. A alegria e a paz do Senhor estejam sempre com vocês”.
Imagem: Egon Schiele, Young Man kneeling before God the Father. 1908 (Fonte)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...