sexta-feira, 29 de junho de 2012

Casamento Coletivo Gay é Promovido no Pará




Públicamos agora o discurso a respeito do casamento coletivo gay feito no Estado do Pará ontem, Dia Mundial do Orgulho LGBT.


É importante ressaltar que foi a primeira que o Pará teve um CASAMENTO coletivo gay. Não é união estável. 18 casais saíram com 18 certidões de casamento nas mãos.
 

*****


DISCURSO PROFERIDO NO CASAMENTO COLETIVO EM 28 DE JUNHO DE 2012 – METROPOLITAN TOWER – BELÉM/PA


Prezados senhores, prezadas senhoras, autoridades aqui presentes, amigos, familiares, prezados noivos e noivas,

É com enorme satisfação que damos início a esta cerimônia, melhor dizendo, a esta celebração em que nos comprometeremos - todos nós - a colocar o amor à frente de qualquer sentimento, a compreensão à frente de qualquer virtude, o carinho à frente de qualquer gesto.

E que fique claro: não é para qualquer um a decisão de se unir a outra pessoa, com ela constituir uma vida em comum e gerar, de forma definitiva, uma família.

E aqui surge a expressão mais importante deste dia: a constituição de uma família. Se ao longo de toda a história se preservou a relação entre maridos e esposas, pais e filhos, genros, noras, sogros e sogras, hoje também preservaremos a relação entre companheiros e companheiras. Homens e mulheres que decidiram encarar de frente essa guerra diária contra o preconceito e a homofobia para efetivamente se unirem a alguém do mesmo sexo e constituir uma família.

Talvez alguns de vocês queiram ter filhos, e esta será uma decisão soberana da qual ninguém terá o direito de ser contra. Ou talvez vocês prefiram não tê-los, pois o amor que um sente pelo outro seja tão pleno que se baste por toda a eternidade.

De uma maneira ou de outra, não há nada, absolutamente nada diferente entre a família que os senhores e senhoras constituirão e o modelo heteroafetivo que, a cada dia, se torna tão somente mais um modelo.

Ou não! Talvez a família que surja deste casamento seja completamente distinta de tudo o que se viu até hoje. E se pensarmos bem, qual é a família que não se apresenta completamente distinta das demais?

Quem aqui pode negar a diversidade existente entre dois vizinhos? Entre duas crianças da mesma idade que estudam no mesmo colégio? Entre irmãos gêmeos? Quem nega a diversidade entre si e o homem ou a mulher que ama?

Somos mesmo todos iguais? E ao mesmo tempo: será que somos assim tão diferentes?

Respeite a diferença! Respeite a igualdade! É preciso encontrar dentro de cada coração o verdadeiro sentido que sempre moveu o mundo: a missão gloriosa de fazer o outro transbordar de felicidade. E não parece nada leviano dizer que hoje os corações de todos esses noivos e noivas transbordam exatamente dessa felicidade.

Porque chegaram até aqui ou que caminho trilharam, quais lutas perderam e quais as que ganharam, isso pertence à história exclusiva de cada indivíduo, de cada casal, de cada – repita-se – família. Mas uma coisa todos nós temos certeza, ninguém chegou aqui de forma fácil, simples, sem lutar, sem chorar ou sem querer.

Nossas histórias são diversas, nossas personalidades são distintas, nossa visão do mundo e da vida é absolutamente única. Por que então não aproveitar esse momento para celebrar também essa nossa diversidade? E que ironia! É justamente isso o que nos torna tão parecidos no Amor.

A partir de hoje o mundo os verá como uma só criatura e, mesmo sendo formada por dois homens ou por duas mulheres, ainda assim vocês terão que saber respeitar a própria diversidade que existe entre vocês. Mas isso não é tão novo assim: é exatamente o que aprenderam a fazer do momento em que se conheceram até agora.

A ideia de casal não nasce com a assinatura de um documento. O papel e a caneta apenas concordam – e provavelmente se sentem honrados – em selar tudo o que foi vivido até aqui e o muito que ainda será. Porque há algo superior ao “sim” que vocês dirão. E é algo que somente vocês conhecem, aceitam e fazem questão de que todos saibam o que é. E não se preocupem: por mais difícil que seja colocar esse sentimento em palavras, no momento em que vocês disserem aquele “sim”, todos nós entenderemos.

Entenderemos também quando olharem uns para os outros e disserem: “eu te amo”. Pois digam! Não tenham vergonha nem medo. Já tivemos medo demais do que os outros pensam do Amor que hoje vocês consagram. Digam sempre o que sentem de verdade: assim que acordarem; quando almoçarem juntos no meio da correria do dia a dia; nos dias nublados; no doce entardecer; antes de dormir. O amor precisa ser dito sempre.

Não percam o brilho que hoje nós vemos no olhar de cada um de vocês. É aqui que se reconhece o quanto esse momento é sublime, e o quando essa celebração será repetida diariamente nas suas vidas.

Lutem! Busquem o impossível, se for necessário. Façam das tripas coração para defender os direitos que vocês possuem: direitos civis, direitos humanos, direitos naturais. Por que eles são muitos, são belos, e acima de tudo, são legítimos. Não duvidem disso, mesmo que às vezes essa luta pareça não ter fim. Mas vocês chegaram até aqui, não chegaram? Nós chegamos! Então não há o que temer enquanto permanecermos unidos; enquanto vocês, como família que são e que sempre foram, continuarem se amando.

E sejam felizes, acima de qualquer coisa e em qualquer circunstância, porque isso é tudo o que a Defensoria Pública do Estado do Pará deseja para cada um de vocês. Nada mais.
  

Sergio Sales Pereira Lima
Defensor Público do Estado do Pará 





Equipe Diversidade Católica 

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Jesus e a Máquina do Tempo de McFly




Ontem foi um dia interessantíssimo, quase esquecido por todos, porém vívido (e revivido nas Sessões da Tarde) por todos que amavam as previsões futuristas de “De Volta para o Futuro”.


Se você der uma Googada vai encontrar zilhões de referencias
sobre o dia de ontem. 

Se não me engano, o dito “Futuro” escolhido por Marty McFly na máquina do tempo no “capacitador de fluxo” foi ontem – 27/06/2012. Pelo que me lembro das Sessões
da Tarde era que no final do primeiro filme que ele ‘retornava’ ao futuro,
em 2012, pra consertar alguma M*.



Momentos nostálgicos à parte, embora sinta muita falta de ter um Skate voador. Creio que McFly não fazia ideia do que se passa aqui no Futuro. Já que ele chegou aqui ontem, vamos supor que por alguma complicação legal ou qualquer dessas coisas incompreensíveis que se passa nesta época, confiscamos o seu automóvel. Mas, só teremos uma oportunidade de voltar ao passado, afinal o “capacitador de fluxo” do Dr. Brown só tem bateria pra fazer uma única viagem, lembram? Já que vivemos num Estado de Plena Democracia, diferente das ditaduras latinas que vivemos no passado, na época da gravação do filme, proponho uma votação.  

Se formos lá em 1988, na época da criação da constituição brasileira, a chamada de “Constituição Cidadã” posso negritar algumas partes e por uns asteriscos. Negritaria aquela parte que diz aquele blabla que aqui no Futuro “todos são iguais perante a lei” e algumas outras frases e artigos esquecidos. Nessa citação que nem sei se está escrita assim mesmo, só destacaria o “todos” e colocaria o asterisco, “*Então, todos!” . Tenho certeza que isso ajudaria o pessoal aqui do Futuro.

                Proponho outra data pra gente voltar também, podemos aproveitar o momento bíblico mais polemico onde Jesus passa 3 dias, não sei aonde, e depois recussita. Aproveitaríamos esse recesso de Jesus, daríamos as devidas explicações de onde estamos vindo (Ele entenderia, afinal é Jesus) e lhe pedimos algumas gentilezas.

Algo do tipo:

A gente já sabe que você vai voltar e ter um papo bacana com São Tomé, depois explicamos também está história de “São”. Enfim, sabemos que você vai ter um papo com Tomé meio rapidinho antes de subir ao céu, então se não for pedir muito esclarece alguns pontos pra gente?Alias pra gente do Futuro que vivemos num processo chamado democracia é meio burocrático algumas coisas, se possível seja um pouco mais claro nos itens abaixo:
  • Depois que você subir vai ter um livro chamado Bíblia que vão escrever tudinho que você disse, então explica que não foi você que fundou a Igreja Católica. Isso dá uma M* na Idade Moderna que você tem noção e se arrasta até no Futuro.

  • Aproveita também a deixa de Tomé e explica que os Judeus não tiveram nada haver com sua Crucificação. Eu sei você é Judeu, mas as chagas que você tem nas mãos quem vai pagar o pato são os Judeus.
  •  Já sei que no seu discurso de ascensão ao céu você já preparou muita coisa legal, tá lá nas nossas escrituras que é um update das Leis que você sempre falou. Dá uma batida nos principais pontos bem naquela hora que você sobe e que Michelangelo faz uma foto linda sua. É que lá no Futuro a gente vive numa cultura da imagem e acho que vai ter mais impacto com o Senhor voando durante o discurso.
  • Assim, é muito serio esse negocio da imagem lá no Futuro! Serio mesmo! Tem como você tirar uma foto comigo apertando a minha mão e me dando aquele beijão no rosto que só os Cristãos sabem dar? Porque lá no Futura, em 2012, teve uma foto sensacional tipo essa que tô te pedindo, que saiu em todos os jornais de um aperto de mão e a galera lá gosta disso, sabe?! Assim vai ficar mais fácil explicar que não tem problema ser gay e cristão. Lá no Futuro costumamos dizer que uma “imagem vale mais que mil palavras”. Você não tem ideia da lenga, lenga que vai evitar me quebrando essa. Pode ser? 


                Bem, essa é a minha proposta já que ontem foi o destino da Maquina do Tempo de McFly e do Dr. Brow. Se ontem dia 27 de junho de 2012, conseguíssemos mesmo voltar no tempo e pedir pra Jesus esse Check-list antes da subida poderíamos ter um dia hoje diferente. 


                Hoje, aqui no Futuro é dia 28 de Junho -  Dia Mundial do Orgulho LGBT e ainda lutamos contra a homofobia, um troço que não dá pra entender que diante de tanta projeção futurística, clonagem humana, viagem à lua, muitas e muitas ficções que se tornaram realidade o homem ainda tenha um pensamento tão atrasado e tantas outras segregações. Sei lá, quem sabe se Jesus “quebrar essa” hoje aqui no Futuro, dia 28, façamos O Dia Mundial de Celebração Ao Amor ou só tenhamos um dia normal.

***

Ahh...só mais um adendo e esse é facinho: “Então, Jesus... a Galera não entendeu nada sobre aquela historia de amai-vos uns aos outros...Vai por mim que sou do ‘Futuro’ destaca bem essa parte vai...” Aí quem sabe as coisas cheguem no Futuro um pouco melhores.


Grato;

Rodolfo Viana
Equipe Diversidade Católica

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Mães pela Igualdade - Programa Andante



O Andante é um programa de cultura produzido por profissionais especializados contratados pela Uerj.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...