sábado, 13 de abril de 2013

Ricardo Gondim



Ricardo Gondim é um pastor bastante polêmico, que evoluiu da posição de mais idolatrado dxs protestantes à de mais odiado - posto que passou a ocupar depois de apoiar as decisões do STF tanto a respeito da união homoafetiva, quanto a respeito do aborto de anencéfalos. Chegou inclusive a ser demitido da Revista Ultimato (em que assinava uma coluna), uma das mais influentes do mercado protestante do Brasil.
A figura de Ricardo Gondim é interessante para conhecer, principalmente por ser uma das poucas vozes diversas, dentro do turbilhão de fundamentalismos que partem dos segmentos evangélicos que vemos por aí.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Pedro: Profeta da Esperança (Parte 2)

Pedro: Profeta da Esperança. Este documentário é um fiel retrato de Dom Pedro Casaldáliga: de poesia e de profecia. A poesia emergiu nele e naturalmente, inda bem jovem e foi amadurecendo em radicalidade, em beleza, em ternura e rosto latino-americano. A profecia irrompeu nele pela unção martirial, "in sanguine", sobretudo no sangue de João Bosco Burnier e também na proximidade das mortes matadas de índios, quilombolas e camponeses. Em Pedro a poesia e a profecia são como a taça de cristal que não se mostra a si mesma, mas revela o vinho velho, o melhor, que aí foi guardado para a Hora da Esperança de Ressurreição, a Hora de Deus.

Pedro: Profeta da Esperança (Parte 1)

Este documentário é um fiel retrato de Dom Pedro Casaldáliga: de poesia e de profecia. A poesia emergiu nele e naturalmente, inda bem jovem e foi amadurecendo em radicalidade, em beleza, em ternura e rosto latino-americano. A profecia irrompeu nele pela unção martirial, "in sanguine", sobretudo no sangue de João Bosco Burnier e também na proximidade das mortes matadas de índios, quilombolas e camponeses. Em Pedro a poesia e a profecia são como a taça de cristal que não se mostra a si mesma, mas revela o vinho velho, o melhor, que aí foi guardado para a Hora da Esperança de Ressurreição, a Hora de Deus.



Padre Ricardo Rezende



Padre Ricardo Rezende é hoje um dos nossos homenageados. Nascido em Carangola, interior de Minas Gerais, em 03 de abril de 1952, este homem, Padre, encontra-se desde 1978 sob ameaça de morte por ter feito, entre todas as escolhas possíveis, a de não ser nem pastor nem rebanho, mas sim irmão, companheiro, voz que clama junto a outras vozes para que cesse a injustiça e a violência covarde dos que pensam calar com a morte o brado desesperado contra a opressão cega.



À frente da coordenadoria regional da Comissão Pastoral da Terra Araguaia-Tocantins desde 1979 e membro da diretoria nacional da entidade entre 1987 e 1988, o Padre Ricardo tem conhecido as conseqüências da violência rural com cruel intimidade: muitos de seus amigos foram e têm sido brutalmente torturados, assassinados e presos na impunidade fundiária do interior brasileiro. Seu trabalho revela um espaço rural onde imagens bucólicas dão lugar a clamores de justiça abafados por tiros.



Padre Ricardo, em meio a mortes, sob a sombra sinistra que lhe paira sobre a existência, teima e alia-se à vida. Onde há quem ouça, quem leia, quem lhe permita a aproximação, ele se empenha em mostrar a face, em geral ativamente ignorada, da realidade de nossos campos, denunciando torturas, desaparecimentos e mortes, protestando contra a impunidade e reivindicando o reconhecimentos dos direitos do homem. Sua força vem de ser uma voz significando muitas vozes; vozes que se fazem ouvir através do seu amor pelo humano e pela vida. Diríamos que antes de sua opção preferencial pelos pobres, é evidente a sua opção preferencial pela justiça.

Fonte

Casamento na França



Amigos

Tudo indica que a França vai aprovar o casamento igualitário. A mobilização está grande apesar da crise e vai haver uma grande manifestação em maio, no dia das mães e para lembrar maio de 68.
Vamos ficar orando.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...