domingo, 1 de abril de 2012

Fazer sentido é voltar para casa


De um modo geral, a experiência vem em primeiro lugar. A experiência em primeira mão é sempre imprevisível, mesmo se soubéssemos o que estava por vir, como um nascimento ou morte muito esperados. Podemos conscientemente esperar por uma experiência que sabemos que está sendo formada, mas quando ela realmente acontece uma mudança imprevisível ocorreu.

A experiência em seguida nos presenteia com um desafio e um enigma muitas vezes. Como ela se encaixa no padrão mais amplo de nossa história? É realmente tão significativa quanto parece?

Será que isso significa alguma coisa? Ficaríamos satisfeitos se pudéssemos prever o futuro. Isso nos daria uma sensação de segurança, mesmo se reduzisse a vida a um programa de computador. Mas a consciência humana tem que chegar ao nível da profecia, que se trata de vislumbrar o presente que atravessa todas as camadas do tempo. Temos de levar a vida a sério se quisermos achá-la alegre.

"'...você não consegue ver que é melhor que um homem morra pelo povo, do que toda a nação ser destruída.' Ele não falou como Ele mesmo, mas profetizou como o sumo sacerdote que era."

O significado é maior do que nós. Então, quando a experiência e o sentido se combinam na visão profética, a pessoa que somos se expande. Desconfortavelmente, mas maravilhosamente. Nesse ponto do processo as pessoas deixam de discutir por um momento. Deixamos de ficar ansiosos a respeito de coisas e descansamos por um momento em um estado tranquilo e vigilante que poderíamos quase chamar de adoração pura.

Fazer sentido é voltar para casa. Talvez por isso, a Quaresma é construída sobre a metáfora de uma longa jornada para uma terra prometida à qual sentimos que pertencemos e que (mais perigoso) pertence a nós. Também pode ser o motivo porque as pessoas muitas vezes dizem quando refletem sobre a experiência e o significado da meditação em suas vidas durante um período de tempo que sentiram como que "voltando para casa".

- Laurence Freeman, OSB
Mensagem para o Sábado da Quinta Semana da Quaresma (31/03/12) à Comunidade Mundial de Meditação Cristã no Brasil

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...