segunda-feira, 2 de abril de 2012

Porque "és precioso a meus olhos": tudo melhora


O projeto It Gets Better, de apoio a adolescentes e jovens vítimas da homofobia, continua gerando frutos e filhotes. Aqui na América Latina, surgiu, no mesmo espírito, o projeto Todo Mejora, para mostrar aos adolescentes e jovens LGBT que é possível atravessar essa tempestade, e que um futuro melhor os aguarda.

Foi para esse projeto que o jesuíta chileno Pedro Labrín gravou o vídeo acima. Não temos legendas em português, mas com um pouquinho de atenção deve dar para pegar bastante coisa do espanhol. Ele conta sobre a descoberta da sua "própria cegueira" em relação às pessoas que sentiam "suas vidas censuradas, castradas, porque não lhes prestávamos atenção nem sabíamos escutá-las, e simplesmente ignorávamos o que poderiam estar vivendo em suas angústias e tristezas, sem que tivessem ninguém que as escutasse".

Tendo se colocado "com decisão" ao lado desses jovens, estes puderam mostrar-lhe "como se pode sobrepor, como se pode redescobrir, como se pode consolidar uma identidade pessoal que se torna uma base para eles e para os demais, mesmo em meio das opressões, dos silêncios, das dificuldades, das confusões e, muitas vezes, dos maus-tratos".

"Meus amigos homossexuais enfrentaram, em algum momento, enormes dificuldades: ruptura com a família, ruptura com a Igreja, falta de sentido na vida - e talvez, até, tenham chegado a pensar em acabar com tudo. Porém, hoje em dia a vida deles melhorou porque conseguiram descobrir que Deus os ama incondicionalmente, e que Deus não cria nada de mau. (...) Se você vive esta situação, saiba que é chamado a vivê-la em plenitude. Se seu Criador te deu essa característica, (...) ela é amada por Deus; deve ser objeto do teu orgulho e é causa de toda a nossa admiração e solidariedade, porque você é muito precioso aos olhos do único que te pode dar a vida - e ele te deu a vida conforme a sua vontade, e como você pode vivê-la."

"São muitas as vozes que talvez estejam te dizendo, neste momento, para mudar. Escute a voz do teu coração. É lá que o Senhor, teu Deus (que pode receber nomes muito diferentes, dependendo de onde você vier), te diz: 'Não mude. Reconheça-se, aceite-se como Eu te criei. Assim, você poderá reconhecer e amar a todos, na diversidade com que os criei'."

"Este caminho de reconciliação não está livre de dificuldades, mas vale a pena empenhar-se em percorrê-lo. Sobretudo, vale a pena confiar que a escuridão logo será vencida pela luz da esperança. Porque tudo melhora. Tudo muda. De repente, o amor se instala nas nossas vidas e muda a perspectiva com que você via as coisas até então."

* * *

"E agora, eis o que diz o Senhor, aquele que te criou e te formou: Nada temas, pois eu te resgato, eu te chamo pelo nome, és meu. Porque és precioso a meus olhos, porque eu te aprecio e te amo, permuto reinos por ti, entrego nações em troca de ti. Fica tranqüilo, pois eu estou contigo."

- Isaías 43:1-5

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...