domingo, 18 de março de 2012

Retuitospectiva deste fim de semana


Vídeo da semana: Famílias gays: luta e conquistas 
("Caminhos da Reportagem", 15/03/2012)

Uma criança gay e a homofobia no Brasil
"Meu filho disse rapidamente, 'Blaine é meu namorado.' (Blaine é um personagem gay da série Glee.)
'Você deveria ter uma namorada', retrucou uma das meninas toda cheia de si.
Meu filho balançou a cabeça. 'Não, eu sou gay', ele disse. 'Eu tenho namorados.' Todas as meninas soltaram risadinhas, e um dos meninos olhou para ele perplexo.
'Sério?' perguntou o garoto.
'Claro', disse meu filho dando de ombros. E a conversa mudou para as músicas que cada um tinha nos iPods."

Leia também: Todo adulto foi uma criança gay

Homofobia e bullying na escola
"A antropóloga Debora Diniz (...) fala sobre homofobia nas escolas que é muito interessante. Sua reflexão aborda, basicamente, dois eixos: um sobre a definição da homofobia que observa suas implicações práticas – naquilo que a autora vai diferenciar por vítimas da homofobia e refugiados da homofobia; e outro sobre o efeito linguístico e ideológico que a adoção do termo bullying encobre em relação à homofobia nas escolas. Este segundo ponto é, notadamente, o mais interessante porque traz uma perspectiva relativamente nova sobre a questão ao desnaturalizar o uso pouco reflexivo que temos feito do termo bullying."

De dia Maria, de noite João...
"Tempos atrás falar das diferenças eróticas entre as lésbicas era coisa meio interdita. A influência do feminismo radical nos fazia acreditar que, entre quatro paredes, tinha que ser tudo também igualitário. Ambas tinham que ser “mulheres (femininas)”, e o que ela fazia com você, você também tinha que fazer com ela para que o casal não fosse acusado de reproduzir os papéis sexistas das relações heterossexuais baseadas na opressão da mulher pelo homem. Até hoje encontramos representantes dessa corrente um tanto xiita do feminismo que confunde alhos com bugalhos e que quis/quer tirar da sexualidade humana aquilo que melhor a define: o lúdico, a brincadeira, o teatro erótico.

Felizmente, sapatas valentes souberam contestar essa camisa-de-força, e sua coragem, expressa em textos que atravessaram o tempo e os continentes, nos libertaram desses equívocos ideológicos."

Rowan Williams, uma renúncia anunciada
"Por isso, a abertura do episcopado à outra metade do céu terá consequências negativas para o diálogo com o Vaticano. O processo parece claro: em julho próximo, as bispas, depois, a ordenação de sacerdotes declaradamente homossexuais. Esse é o caminho que o mundo anglicano decidiu percorrer, independentemente das comunidades cada vez mais numerosas que, justamente por causa dessa reviravolta 'liberal', optam pela diáspora, ou seja, pelo retorno à Roma."

Surpresa de Deus
"Durante três anos, Romero viveu pregado na cruz da fidelidade aos seus dois amores: o povo e a Igreja. Incompreendido em Roma e no seu país, encontrou-se na mais completa solidão. Solidão que encorajou o plano de morte dos seus inimigos. No dia 24 de março de 1980, uma bala atravessou-lhe o coração enquanto celebrava a missa.

No dia anterior, o quinto domingo da Quaresma, na homilia, ele apelou à consciência dos militares com palavras que fizeram precipitaram a sentença de morte: 'Diante de uma ordem de matar dada por um homem, deve prevalecer sobre a lei de Deus que diz 'Não matar''.

O jardineiro não sabia que, na semente, Deus havia escondido a surpresa de uma rosa vermelho sangue. O povo logo entendeu e começou a venerar São Romero da América Latina."

Acossados
Abusos, homofobia e desvio de dinheiro dentro do Exército se misturam na história da perseguição aos sargentos que revelaram ser um casal em 2008

Comunidade LGBT Brasil cria cartilha para orientar o voto nas eleições 2012/2014
"Por que somos tantos, mas somos tão mal representados? Uma possível resposta é que ser um LGBT é apenas parte do que somos, e temos nos esquecido dessa nossa particularidade nas eleições. Antes de sermos LGBT, temos sido petistas, tucanos, ambientalistas, paulistas, mineiros, profissionais liberais, servidores públicos, negros, mulheres, e temos colocado todas essas questões como prioritárias, nos esquecendo de que as demandas LGBT também deveriam ser encaradas como prioridade." | Clique aqui para acessar a cartilha (no Google docs)

Quatis, RJ, capacita seus servidores na promoção da cidadania de pessoas LGBTTs e no combate à homofobia
"Em meio a tantas notícias inacreditáveis, a tantas ações inverossímeis, eis um acontecimento digno de ampla divulgação e, mesmo, de ser copiado: (...) A Cidade de Quatis, tendo aderido ao conceito de cidade educadora, vem implementando ações (...) [das quais a] mais recente cuida da capacitação de seus servidores para promoção e o respeito à cidadania do segmento LGBTT."

A misteriosa relação do Vaticano com Hitler
Novos estudos revelam que Igreja teria sido sempre contrária ao nazismo, mesmo quando silenciou

Leia também: Pio XII: como 11 mil judeus romanos foram salvos

Siga o @divcatolica no Twitter! :-)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...