segunda-feira, 19 de março de 2012

Ave São José!


Contribuição do amigo Hugo Nogueira

O esposo de Maria foi o escolhido por Deus para ser o pai terreno de Seu Filho. José, embora justo e santo, era pessoa humana e, como tal, experimentou os limites desta sua condição. Como judeu de seu tempo, esperava pela plenitude dos tempos quando a chegada do Salvador se concretizaria. O que talvez, imaginasse era que o Messias chegaria de forma tão inusitada, através do seio de uma virgem. E que esta virgem era Maria, sua noiva. E que ele seria definitivamente marcado na história da humanidade.

O evangelho vai nos mostrar um homem consumido pela dúvida logo que soube que Maria estava grávida. Sabia que Maria era pura e correta, mas como explicar tal acontecimento? Não queria repudiá-la, nem deixá-la exposta às mazelas do povo, mas como entender um fato tão extraordinário? E, na tentativa de entendimento do que estava, enfim, acontecendo, temos o sinal mais forte da conversão que podemos alcançar através de José: o seu exemplo de atenção à vontade de Seu Deus. José buscou a vontade de Deus de forma tão intensa que esta se revelou em sonhos e ele pode, assim, compreender o mistério do qual passava a fazer parte.

Da mesma forma humana e limitada que José, nós também muitas vezes declinamos diante das maravilhas e mistérios que o Senhor nos apresenta. Como aceitar incondicionalmente o amor de Deus manifestado através daqueles que nos rodeiam? Como mergulhar em um mistério de amor que faz brotar vida de onde nos parece deserto?

Seguir José em sua caminhada de entrega e conversão é uma proposta. O exemplo daquele homem santo, guardião de dois preciosos tesouros é inspirador nestes tempos em que somos insistentemente chamados ao individualismo e ao egoísmo. Ë preciso encontrar, através de sua figura humilde, pistas para nossa própria vida, chaves que possam abrir nossos corações para o encontro com outro e para as revelações, extraordinárias e concretas, que o Senhor nos faz ao longo do caminho.

Ave São José!

- Gilda Carvalho
Reproduzido via Amai-vos

* * *

Oração a São José

Oh! glorioso São José, a quem foi dado o poder de tomar possíveis as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos.
Tomai sob a vossa proteção a causa que vos confiamos, para que tenha uma solução favorável.
Oh! Pai muito amado, em vós depositamos toda nossa confiança.
Que ninguém possa jamais dizer que vos invocamos em vão.
Já que tudo podeis junto a Jesus e Maria, mostrai-nos que vossa bondade é igual ao vosso poder.
São José, a quem Deus confiou o cuidado da mais santa família que jamais houve, sede o pai e protetor da nossa e impetrai-nos a graça de vivermos e morrermos no amor de Jesus e Maria.
São José do Perpétuo Socorro rogai por nós que recorremos a vós.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...