domingo, 29 de maio de 2011

Mostramos a face de Deus?


Durante a conversa que tem com os discípulos durante a Última Ceia e diante do desalento de seus amigos com a iminência de Sua Paixão, Jesus refaz a promessa de envio do Espírito Santo, o Defensor, que os consolaria pela ausência do Mestre.

Refaz, então, Seu pedido de que não esqueçam Seus ensinamentos, que não se afastem da Verdade, que mostrem ao mundo a Sua face. É nessa missão que o Espírito atuará: a missão apostólica de revelar Jesus a todos os homens e mulheres. Adverte-os: "o Espírito da verdade que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós." (Jo 14, 17). Como reconhecer o Espírito junto e dentro de nós?

Ora, uma possibilidade é a vivência dos dons do Espírito e a percepção da sua manifestação em nossa vida: sabedoria, inteligência, conselho, ciência, fortaleza, piedade e temor de Deus. Outra é o reconhecimento das motivações que nos movem e os frutos de nossas ações: sentimos paz? fazemos o bem maior, mais universal? construímos boas obras? mostramos a face de Deus aos outros?

Saber que o Espírito permanece junto e dentro de nós é, sobretudo, ter o coração grato à ação que o Senhor opera através de nós. Quem já não sentiu que realizou coisas muito maiores daquilo que um dia imaginou ou que viu ter possibilidade de fazer? E quem soube reconhecer que foi o Espírito que nos guiou nesse empreendimento e agradecer, humildemente, ao Senhor por ter cumprido a promessa feita naquela última ceia com seus discípulos: "rogarei ao meu Pai que mande um outro defensor..."

Possamos, então, ter os olhos atentos para enxergar o Invisível, que constrói conosco o Reino de Deus aqui na Terra.

- Gilda Carvalho
Reproduzido via Amai-vos, com grifos nossos.

* * *

Texto para reflexão: Jo 14, 15-21

Se me amais, guardai os meus mandamentos.
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.
Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...