sexta-feira, 3 de junho de 2011

Aos jovens do século XXI


"Vós sois o sal da terra...
Vós sois a luz do mundo"
- Mt 5, 13-14

Da homilia do Beato João Paulo II na missa de encerramento da XVII Jornada Mundial da Juventude, 28/07/2002:

Jovens: (...) o mundo que vocês vão herdar tem, desesperadamente, necessidade de um sentido renovado da fraternidade e da solidariedade humanas. Trata-se de um mundo que precisa de ser sensibilizado e curado pela beleza e pela riqueza do amor de Deus. O mundo contemporâneo precisa de testemunhas deste amor. Ele tem necessidade de que vocês sejam o sal da terra e a luz do mundo. O mundo tem necessidade de vocês, precisa do sal, de vocês como sal da terra e como luz do mundo!

(...) O sal tempera e dá sabor à comida. Seguindo Cristo, vocês devem transformar e melhorar o "sabor" da história humana. Com a sua fé, esperança e amor, com a sua inteligência, fortaleza e perseverança, vocês devem humanizar o mundo em que vivemos. Na primeira leitura de hoje, já o Profeta Isaías nos indicava a maneira de realizar isto: "Acabar com as prisões injustas... repartir o pão com quem passa fome... se tirares do meio de ti... o gesto que ameaça e a linguagem injuriosa... Então, a tua luz brilhará nas trevas" (58, 6-10).

Até mesmo uma pequena chama pode dissipar o obscuro véu da noite. Quanto maior será a luz que vocês farão se, todos juntos, vos unirdes como um só na comunhão da Igreja! Se vocês amam Jesus, amem a Igreja! Não desanimem perante os pecados e as faltas de alguns dos seus membros. O dano que alguns presbíteros e religiosos causam aos jovens e às pessoas vulneráveis enche-nos de um profundo sentido de tristeza e de vergonha. Contudo, pensem na vasta maioria dos sacerdotes e religiosos dedicados e generosos, cujo único desejo consiste em servir e em praticar o bem! (...) Nos momentos difíceis da vida na Igreja, a busca da santidade torna-se ainda mais urgente. E a santidade não é uma questão de idade; trata-se de viver no Espírito Santo (...).

(...) Juventude de espírito, juventude de espírito! Embora eu tenha vivido no meio de muitas trevas, sob duros regimes totalitários, tive suficientes motivos para me convencer de maneira inabalável de que nenhuma dificuldade e nenhum temor é tão grande a ponto de poder sufocar completamente a esperança que jorra sem cessar no coração dos jovens.

Vocês são a nossa esperança, os jovens são a nossa esperança! Não permitam que esta esperança morra. Comprometam a sua vida com ela. Nós não somos a soma das nossas dificuldades e falhas; constituímos a soma do amor do Pai por nós e da nossa capacidade concreta de nos tornarmos imagem do seu Filho.

Termino com uma oração:

Ó Senhor Jesus Cristo,
Conservai estes jovens
no vosso amor.
Permiti que ouçam a vossa voz
e acreditem naquilo que dizeis
porque somente Vós tendes
palavras de vida eterna.
Ensinai-os a professar a sua fé,
a manifestar o seu amor
e a transmitir a sua esperança
aos outros.
Fazei deles testemunhas
convictas do vosso Evangelho
num mundo tão necessitado
da vossa graça salvífica.
Fazei deles o novo povo
das Bem-Aventuranças,
a fim de que possam ser
o sal da terra
e a luz do mundo no início
do terceiro milénio cristão!
Maria, Mãe da Igreja,
protege e guia estes jovens
e estas jovens do século XXI,
conservando-nos a todos
junto do teu Coração maternal!

Amém!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...