domingo, 29 de maio de 2011

"Condenados: no meu país, minha sexualidade é um crime"

Foto: Divulgação

A CAIXA Cultural São Paulo inaugurou em 21 de maio a exposição “Condenados - no meu país, minha sexualidade é um crime”. Esse trabalho é resultado da pesquisa do fotógrafo e jornalista francês Philippe Castetbon, que se baseia na discriminação sexual em diversos países. A exposição insere o Brasil, e a CAIXA, no circuito internacional de localidades como Paris, Aubervilliers, Montpellier, Genebra e Viena, entre outras, onde o projeto já foi realizado. Além disso, demonstra o comprometimento e preocupação com os direitos humanos no país e no mundo. A entrada é gratuita e o evento visa reforçar o respeito aos direitos humanos na semana do Dia Internacional de Combate à Homofobia (17 de maio).

Em sua investigação sociológica, o jornalista francês utilizou-se da web como ferramenta, inscrevendo-se em um site de encontros, escolhido ao acaso. Castetbon viu que era possível contatar homens em quase todos os países, onde a homossexualidade é proibida e condenada pelas leis, e pôde compreender como se conciliam o desejo de encontro e a proibição legal. Notou que muitos se escondem e não mostram seu rosto.

Criando uma relação de confiança, Castetbon conseguiu a cooperação de todos, que cederam suas imagens e depoimentos. A coleção de 50 retratos, acompanhada dos testemunhos e das leis em vigor, foi a forma, encontrada pelo jornalista, de revelar o cotidiano difícil dos homossexuais que vivem em 80 países, nos quais essas relações são condenadas. O medo de ser reconhecido e discriminado, além de perder seus direitos civis e até a própria vida, predomina em todas as histórias.

Estes homens estão condenados ao terror, mentira, humilhação, exclusão, prisão e violência, fuga ou morte. Vivendo em regime de opressão e perseguição, a internet tornou-se um escape. Nesse espaço de liberdade temporária, eles podem encontrar conforto, conversar com os seus pares e afins, quebrar a solidão, e talvez se apaixonar.

Para junho, são aguardados grandes debates sobre o tema, com ilustres convidados e, em julho, o lançamento do livro “Condenados – no meu país, minha sexualidade é um crime”, que reunirá imagens e depoimentos de todos os envolvidos.

A exposição reforça o papel social que a arte tem, de provocar discussões e reflexões que contribuam positivamente na formação e desenvolvimento dos cidadãos, melhorias na qualidade de vida e relações tolerância e boa convivência com as diferenças. Historicamente, a arte tem sido responsável por inúmeras transformações de comportamento e costumes nas sociedades.

SERVIÇO:
Exposição “Condenados – no meu país, minha sexualidade é um crime”
Visitação: de 21 de maio a 17 de julho de 2011
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Sé) - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP)

Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400

Acesso para pessoas com necessidades especiais

Entrada: franca
Recomendação etária: 14 anos
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Fonte: CAIXA Cultural

Um comentário:

Cris Serra disse...

"Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim. Eu vos digo isto, para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora". (Jo 16, 2-4a)

Como andou observando nosso amigo Teleny, que foi quem nos lembrou da citação acima, também Saulo julgou estar prestando culto a Deus ao apedrejar Estêvão. "Pelo menos assim pensava, até a sua queda no caminho a Damasco..." :-)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...