sábado, 21 de abril de 2012

Solidariedade do primaz da Igreja Anglicana no Brasil aos LGBT


Sabendo do imbróglio pessoal entre Toni Reis, presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Travestis e Transexuais), e o pastor Silas Malafaia, que envolve pedidos de direito de resposta, processos de difamação e um debate marcado para o dia 15 de maio em Brasília, Dom Ricardo Lorite de Lima, maior autoridade da Igreja Anglicana no Brasil, manifestou seu apoio aos direitos homossexuais.

Para Dom Ricardo, os evangélicos, vítimas do preconceito religioso desde o racha da Igreja Romana, vítimas de perseguições durante séculos, e ainda por cima cristãos, não deveriam compactuar com o preconceito. Em carta enviada a Toni Reis, ele diz o seguinte:

"Querido Toni, receba o apoio integral da Igreja Anglicana do Brasil, que fiel ao ensinamento do Mestre Jesus ama e acolhe a todos, sem distinção nenhuma!

Infelizmente os evangélicos deste país esqueceram que já foram vítimas da intolerância neste país! Os evangélicos deveriam estar ao lado daqueles que ainda hoje são vítimas da intolerância e não estarem aliados aqueles que no passado foram seus algozes!

Realmente o brasileiro tem a memória muito fraca!

Os líderes religiosos devem estar a serviço dos direitos humanos e não a discriminação e ódio.

Grande abraço,

++Lorite"

(Reproduzido via Fora do Armário e Gospel LGBT)

3 comentários:

Jônatas disse...

É o que penso também. De certa forma, todo evangélico rompeu coma tradição, mas é comum acharem que estão retomando-na. Não é bem assim. Um pouco de resgate histórico mostra uma batalha por uma fé diferente. De qualquer forma, a mensagem de unidade deixada por Cristo pede compaixão e abertura.

Equipe Diversidade Católica disse...

Pois é: o problema das religiões começa quando cada uma quer postular ser a fé "verdadeira" ou "legítima", em oposição à "falsidade" ou ao caráter "idólatra" das demais. Aí, a vivência da fé se reveste de um aspecto intolerante, de exclusão do diferente e opressão do outro - e se perde de vista essa compaixão e abertura pedidas por Cristo, como você bem pontuou, Jônatas.
:-)

Um abraço! :-)

Jônatas disse...

Isso mesmo. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...