Foto: Arni Tryggvason
Queridos amados irmãs e irmãos,
Hoje o mundo celebra o dia internacional de combate à homofobia. Foi nesta data que, em 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade (até então considerada um transtorno mental) da classificação internacional de doenças. A nova classificação entrou em vigor entre os países-membros das Nações Unidas em 1993 e tornou-se um marco na luta contra a homofobia.
Em vários paises, e o Brasil felizmente é um deles, será realizada uma série de eventos para marcar a data. Debates, conferências, exposições serão promovidos, geralmente por instituições civis e governamentais, mas não somente: grupos religiosos também o farão.
Como o Diversidade Católica no Brasil, há em vários países outros grupos leigos que resgatam a postura de Jesus, o Cristo Salvador, de acolhimento incondicional. E não é uma ação somente de leigos, mas apoiada por religiosos, religiosas e até dioceses. Esses grupos organizam ações para celebrar esse dia também. Ocorrerão numerosas vigílias. De fato, a Igreja não deixa de confirmar a força da oração e assim se reúne e clama a Deus pelo fim da homofobia (quiçá até dentro de si mesma).
Por tudo isso, apesar de não termos organizado uma ação conjunta, o Diversidade Católica convida cada um a fazer um gesto concreto em prol do combate à homofobia, nos unindo aos esforços mundiais e divinos pelo reconhecimento, validade e respeito à dignidade humana. Tweet
Nenhum comentário:
Postar um comentário