quinta-feira, 3 de maio de 2012

Por uma Frente Ampla em Garantia do Estado Republicano, Democrático e Constitucional

Charge: Nani

Há algum tempo venho partilhando do esforço coletivo em chamar atenção para a estratégia em curso por parte de alguns setores religiosos - "evangélicos" e católicos fundamentalistas - de instituir um estado teócratico no país.

Diversos e coordenados tem sido os projetos de lei (muitos dos quais aprovados), normativas internas de casas legislativas, projetos de emenda a Constituição e práticas no interior de espaços públicos que apontam nesse sentido (veja aqui). Embora flagrante seja o abissal fosso representado pelo descompasso entre o número de parlamentares no Congresso Nacional que integram a Frente Parlamentar Evangélica e o poder de influência e chantagem que esse bloco tem exercido no Parlamento Nacional e, sobretudo, no governo da Presidenta Dilma Rousseff (aqui e aqui).

Essas ações concertadas país adentro (nas casas legislativas dos estados e dos municípios e nos executivos), muitas delas se originaram por meio de parlamentares filiados a partidos cuja origem e história era precisamente a de se pautar pelas liberdades civis, como o PT e o PV.

Além de contar com parlamentares nesses partidos - outrora tidos como progressistas, de esquerda, comprometidos com os Direitos Humanos -, hoje é a própria Presidenta da República quem dá respaldo a tais iniciativas - de forma muito mais orgânica e ostensiva que o seu antecessor, o Presidente Lula -, manchando o seu passado de luta pelas liberdades constitucionais.

Diante dessa conjuntura, tenho me manifestado no sentido de clamar aos setores progressistas de nossa sociedade para que se debrucem com mais atenção sobre este tema, observando mais de perto toda essa movimentação e, mais, que entabulem diálogos entre si, de modo a constituirem uma Frente Ampla em Garantia do Estado Republicano, Democrático e Constitucional.

A Revista Fórum desse mês de abril, nas bancas, traz a questão como matéria de capa - "Quando Deus pauta a política", de Glauco Faria. São quatro páginas (6-9) contextualizando origem, avanços, agenda e modos de agir, a partir de diversos cientistas sociais que tem se debruçado sobre esse tema como objeto de suas pesquisas.

Em seguida a Fórum traz outra excelente matéria - "A emergência das forças teocratas nos EUA", de Idelber Avelar, p. 10-12 -, historicizando a emergência, trajetória e modos de agir dos grupos teocratas nos Estados Unidos e a omissão do Partido Democrata em realizar o enfrentamento político, em promover o debate público, transparente, sobre a questão.

São textos imprescindíveis para todas as pessoas ciosas do quanto nos custou a nossa ainda tênue democracia.

- Rita Colaço, em seu imprescindível blog Boteco Comer de Matula. #FicaADica

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...