terça-feira, 6 de março de 2012

O princípio fundamental da relação saudável é a solitude

Arte: Os Gêmeos

O maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Aquele que se exaltar será humilhado, e o que se humilhar será exaltado. (Mat.23, 11,12)

Que ideal ridículo e inviável. Como pode qualquer sistema de governo ou organização operar, verdadeiramente, baseado neste princípio?

Com certeza qualquer um incumbido de poder e autoridade alega estar servindo o povo. Todos nós pretendemos ser mais humildes do que efetivamente somos. Ainda que, em todos relacionamentos haja projeções, papéis, atuações e jogos que as pessoas desempenham com ou contra as outras. Na maioria dos jogos, aliás, as pessoas gostam de ganhar.

Assim, antes de se dar conta do que está acontecendo, o servir se torna uma fachada para manipulação e a humildade se torna uma forma de dominação. As máscaras estão caindo, tanto na Siria, hoje, como na Libia há poucos meses - ou aonde quer que o distorcido amor pelo poder sobre os outros esteja sendo ameaçado. Ainda que sempre se precise de dois para dançar o tango e que décadas podem se passar até que aqueles que estão sendo explorados possam reagir e se rebelar. Famílias, corporações, nações, todos nós jogamos o mesmo jogo do poder.

De onde, então, vem este ensinamento de Jesus e para aonde está apontando?

Relações saudáveis são, com certeza, um processo de mão dupla e a química dos múltiplos relacionamentos tem muitas dimensões. O princípio fundamental da relação saudável, no entanto, é a solitude. Se não podemos encontrar e nos sentarmos no nosso "quarto interno" ou deixarmo-nos 'ser conduzidos ao deserto' não poderemos ter o necessário desprendimento para a boa relação. A solitude é o nosso encontro com a base do ser, que é o chão de todos os relacionamentos. Apenas quando nos tornamos humildes com esta descoberta poderemos compreender que cada relacionamento do ser humano está enraizado neste chão do ser. Toda relação no cosmos objetiva a relação central que é ser si mesma.

Jesus não está apenas nos dizendo como devemos nos comportar. Ele está nos dizendo como Deus é.

- Laurence Freeman, OSB
Mensagem para a terça-feira da Segunda Semana da Quaresma (06/03/12) à Comunidade Mundial de Meditação Cristã no Brasil

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...