terça-feira, 1 de maio de 2012

“O que faz uma família é o amor”

Imagem daqui

Estão já disponíveis posters da campanha “Como é a tua família?”, produzida pelo grupo Famílias Arco-Íris da Associação ILGA Portugal.

Esta campanha tem como objetivo chamar a atenção para o facto da diversidade familiar ser a regra: as famílias são de diferentes tipos e tamanhos e as crianças portuguesas estão a ser criadas por uma mãe e um pai, por duas mães ou dois pais, por um pai ou uma mãe, por madrastas ou padrastos, em co-parentalidade, por famílias alargadas, por avós e avôs, por tios e tias, por irmãos e irmãs e por famílias reconstituídas, reagrupadas, adotivas e de acolhimento.

A investigação científica mundial demonstra que o bem-estar das crianças é determinado pela qualidade das relações parentais e não pela estrutura das suas famílias.

E o que faz uma família é o amor.

Adaptada de materiais do Australian Rainbow Families Council, uma organização australiana com muito trabalho (bem) feito na área das famílias, esta campanha contou em Portugal com a parceria da Amplos, da APF, da rede ex aequo e da UMAR.

O pdf (download aqui) pode ser impresso diretamente, claro, ou em alternativa podem contactar-nos para familias@ilga-portugal.pt e solicitar exemplares impressos (para Portugal). Agradecemos especialmente contactos que venham de escolas de 1º ciclo e de creches e jardins de infância.

Fonte: ILGA-Portugal (Dica do precioso @wrighini, como sempre ;-))

5 comentários:

Jônatas disse...

Portugal está bem adiantado em relação ao Brasil no que se refere em reconhecimento e inclusão da diversidade sexual (o que inclui a familiar). A ação nas séries iniciais é uma ação preventiva contra o preconceito que, mais tarde, é tão difícil de ser combatido.

Equipe Diversidade Católica disse...

Também achamos incrível a ideia de já começar a interferir tão cedo na educação para a diversidade. Enquanto isso, a gente segue discutindo o "Escola sem Homofobia" para o Ensino Médio... E, ontem mesmo, o PP, em sua propaganda política nos intervalos da novela, falava ser contra a "propaganda do homossexualismo (sic)" nas escolas. [suspiro]

Um abraço!

Jônatas disse...

Não vi esse trecho da propaganda do PP, mas causa indignação saber que, tanto tempo depois do programa educativo ter sido deixado na geladeira, ele ainda sirva como bode expiatório de blocos políticos incapazes de dialogar e de implementar ações inclusivas.

Equipe Diversidade Católica disse...

Foi justamente na fala do Carlos Bolsonaro, claro, que ele começou mencionando a defesa da família e dos bons costumes e fechou com essa graça, de ser contra a "propaganda homossexual". Procuramos o vídeo veiculado ontem, mas não achamos. (Em compensação, achamos este, veja que pérola escancaradamente falaciosa. Se tiver a curiosidade - e o estômago - necessários.)

Enfim. Haja paciência. :-P

Um abraço!

Jônatas disse...

Acabei de comer, então vou esperar a digestão. :)))) Mas depois vou checar, sim, até porque é bom saber conhecer o veneno pra saber qual será o soro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...