segunda-feira, 9 de abril de 2012

Arcebispo de Barcelona pede "dignidade e respeito" para os homossexuais

Foto daqui

O cardeal arcebispo de Barcelona, Lluís Martínez Sistach, reafirmou que a postura da Igreja com relação aos homossexuais é que "são pessoas como as outras e merecem toda a dignidade e respeito".

Veio expressar, assim, seu desacordo com as declarações feitas, na homilia de Sexta-feira Santa, pelo bispo de Alcalá de Henares, Juan Antonio Reig Plá, que se referiu aos gays como "pessoas que se prostituem e promovem a corrupção de menores".

Esse bispo de Alcalá de Henares é conhecido por algumas declarações e ações polêmicas. Em 2011 (contrariando a doutrina oficial de acolhimento e respeito aos gays), autorizou a publicação no site da diocese de um guia que oferecia aos homossexuais instruções para "uma mudança" e uma "esperança" para "transformar as suas vidas". Um ano antes, havia afirmado que os casamentos católicos eram "menos dados à violência de gênero que as uniões de fato" - valendo-se, pois, de sua posição de destaque para divulgar seus próprios preconceitos.

Mas, como a Igreja é uma multidão de vozes, na qual há lugar para uma diversidade de pontos de vista, o arcebispo de Barcelona defendeu que a Igreja, "para além das ideologias", abra-se "a todas as pessoas com sentimento religioso"; afinal, disse, a questão de Deus "é a grande questão". E acrescentou: "é de acordo com a nossa fé que nossos atos serão bons ou não".

Fontes: El Mundo e tvi
(Mais uma colaboração preciosa do amigo @wrighini)

Leia também:
Vozes cristãs pró-LGBT que se destacaram em 2011
Vozes homofóbicas, calem-se!

13 comentários:

Jônatas disse...

Dualidade parecida com posicionamentos dos padres Fábio de Melo e Paulo Ricardo de Azevedo Júnior.

Equipe Diversidade Católica disse...

Não conhecemos o pe. Paulo Ricardo. Conta mais pra gente sobre essa história, se vc puder. :-)

Bj!

Jônatas disse...

O padre Paulo Ricardo de Azevedo Junior é um sacerdote com programa na TV Canção Nova defensor da crença de que "o homossexualismo é algo que precisa ser curado".

Equipe Diversidade Católica disse...

Aff... :-(

Bom, do Pe. Fabio de Mello chegamos a postar um vídeo um tempo atrás (aqui), na época daquela história do pai e filho que apanharam no interior de SP por terem sido confundidos com um casal gay. Se não me engano, foi até por conta desse vídeo que ele foi meio pressionado depois a se "retratar" e voltou um pouco atrás no que tinha dito.

Mas "igreja" é isso, né? Essa diversidade de vozes, mesmo.

Beijos! :-)

Jônatas disse...

Sim, o padre Fábio de Melo é muito sábio, mas já foi muito pressionado nas redes sociais, blogs de fundamentalistas etc. e teve de adotar um tom mais conservador em suas pregações. Sim, essa diversidade católica faz parte da nossa própria religiosidade. Este espaço ajuda muito bem a compreendê-la. :) Beijos

Equipe Diversidade Católica disse...

Então talvez você goste dessa série - na verdade, um artigo intitulado "Imagem de Deus e Diversidade" que dividimos em 9 partes, para facilitar a "digestão".

Esperamos que vc goste.

Beijos.

Jônatas disse...

Obrigado pela indicação. Vou acompanhar com cuidado. Aproveito também para indicar o livro "Sexualidade e Condição Homossexual na Moral Cristã", de Marciano Vidal (teólogo espanhol de projeção internacional e professor titular da Universidade Pontifícia Camillas - Madri), publicado no Brasil pela editora Santuário. O teólogo tem um posicionamento inclusivo bem fundamentado ao dialogar com documentos da Igreja de forma franca e notória concordância com vozes como as de bispos suíços. Entre tantas anotações, sublinhei: "o caráter principal da personalidade sadia é uma sexualidade bem integrada na totalidade da pessoa".

Equipe Diversidade Católica disse...

Esse livro do Marciano Vidal é fantástico. Uma questão da maior relevância é a retrospectiva histórica feita pelo autor, mostrando como elementos sobretudo da cultura helenística foram se mesclando ao cristianismo primitivo, sendo os principais responsáveis pela introdução da associação negativa entre sexo, corpo, prazer e pecado. É interessante para nos ajudar a resgatar a mensagem evangélica de inclusão e alegria... :-)

Abraços!

:-)

Equipe Diversidade Católica disse...

Jônatas, te fazemos um convite (que você pode se sentir inteiramente à vontade para recusar, claro): você gostaria de escrever uma resenha apresentando o livro do Marciano Vidal pra gente publicar aqui? Nada muito extenso, no máximo uma página, uma página e meia, idealmente menos... O q vc acha? (Se preferir, responda para contatoblogdc@gmail.com)

Bjs

:-)

Jônatas disse...

Sim, um dos detalhes mais interessantes é que a moralidade sexual ainda presente no Catecismo da Igreja Católica tem especial influência do estoicismo e de livros penitenciais da Idade Média (séculos VII a XII), logo flagrar a construção histórica torna difícil não aceitar que muitas sanções poderiam ser revogadas. E, sim, aceito a tarefa da resenha com entusiasmo. Envio até o próximo sábado. Beijos!

Equipe Diversidade Católica disse...

Oba! Faça com calma. Será uma alegria contar com a sua colaboração!

Grande abraço!

Equipe Diversidade Católica

Jônatas disse...

Demorei, mas enviei. Espero que possa ser útil. Um abraço!

Equipe Diversidade Católica disse...

Recebemos, querido. Obrigado! :-))

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...