terça-feira, 10 de abril de 2012

Os sonhos das três árvores


Uma vez, no cume da montanha, três pequenas árvores amigas sonharam sobre o próprio futuro. A primeira olhou para as estrelas e disse: "Eu quero guardar tesouros, ouro e pedras preciosas; serei o baú mais formoso do mundo!" A segunda observou um pequeno arroio e disse: "Eu quero viajar através de mares e levar gente importante; serei o navio mais importante do mundo". A terceira arvore olhou para o vale e viu homens trabalhando e disse: "Eu não quero jamais deixar o topo da montanha. Quero crescer tão alta que, quando as pessoas do povoado se detenham para me olhar, levantarão seu olhar ao céu e pensarão em Deus. Eu serei a árvore mais alta do mundo!"

Os anos passaram. Choveu, brilhou o sol e as pequenas árvores se converteram em majestosos cedros. Um dia, três lenhadores subiram ao cume da montanha e um deles disse: "Que árvore tão formosa!" E com a força do seu braço, derrubou a primeira árvore com o seu machado. "Agora me transformarão em um baú formoso; vou conter tesouros maravilhosos!" disse a primeira árvore.

Outro lenhador olhou a segunda árvore e disse: "Esta árvore é muito forte e perfeita para mim!". E com o arremesso de seu machado, a segunda árvore caiu. "Agora deverei navegar por mares imensos", pensou a segunda árvore, "serei o navio mais importante dos mares!"

A terceira árvore sentiu seu coração entristecer, quando o último lenhador se fixou nela e disse: "Qualquer árvore me servirá para o que procuro!" E com o arremesso de seu machado, a terceira árvore tombou.

A primeira árvore se entristeceu quando o carpinteiro a converteu em um mero presépio, para alimentar as bestas. "Cadê o ouro e as pedras preciosas? Usada apenas para pôr o pasto..."

A segunda árvore se contristou quando fizeram dela apenas um pequeno barco de pesca. Ficou aolí, na beira de um lago servindo uns pobres pescadores galileus...

O tempo passou... Numa noite estrelada, uma jovem pôs a seu filho recém-nascido naquele humilde presépio. "Eu queria lhe haver construído um formoso berço", disse-lhe seu marido... A mãe lhe apertou a mão e sorriu, enquanto a luz da estrela iluminava o menino que agradavelmente dormia sobre a palha. "O presépio é formoso", disse Maria - e, de repente, a primeira árvore compreendeu que continha o maior tesouro do universo.

Passaram os anos... Numa tarde, um homem forte subiu no barco de pesca, com uns poucos seguidores. O mestre, esgotado, adormeceu logo. De repente, uma tormenta aterradora se abateu sobre eles. A barca estremeceu e temeu naufragar, pois as ondas eram muito fortes. De repente, ouviu a voz do Mestre gritar: "Acalma-te!" A tormenta lhe obedeceu. De repente, a segunda árvore percebeu que era a barca de Pedro e levava a bordo o Rei dos céus, da terra e dos mares.

E a terceira árvore? Convertida em travessões de lenha, fora esquecida em um escuro armazém militar. De repente, numa sexta-feira da manhã, alguns homens violentos tomaram aqueles madeiros e os colocaram nas costas de um inocente que tinha sido golpeado sem misericórdia. Depois, lhe cravaram mãos e pés e sentiu que um sangue divino escorregava por ela... e entendeu que ela era a árvore mais privilegiada, pois ajudava a salvar o mundo! De uma maneira misteriosa, tornar-se realidade seu sonho antigo. Ela se converteu não na mais alta, mas na mais preciosa, pois todos ao olhá-la pensarão sempre no amor de Deus.

Uma pergunta: seus sonhos são muito diferentes dos sonhos de Deus?

- Pe. J. Ramón F. de la Cigoña SJ
Reproduzido do blog Terra Boa

* * *

Senhor Jesus, não lhe pedimos que nos livres das provações, mas que concedas a força do teu Espírito para superá-las em bem da Igreja. A certeza do seu amor nos renova a cada dia. A alegria de servir aos irmãos é a nossa melhor recompensa. Ensina-nos, a exemplo de nossa Mãe, a dizer sempre SIM no cumprimento da vontade do Pai.
Amém!

(Oração de D. Luciano Mendes de Almeida, SJ)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...