sexta-feira, 13 de abril de 2012

Dalai Lama: “A paz do mundo pode provir apenas da paz interior"


O Dalai Lama afirma: “Os cristãos estão muito perto do espírito budista. Penso, por exemplo, na vida monástica, na atenção e no tempo que dedicam à meditação”. Recorda a atitude do “papa bom”, João XXIII. Mas é o Dalai Lama quem fala, a 14ª encarnação de Buda: “As principais tradições religiosas, embora difiram nas interpretações teológicas, têm em comum a prática do amor, da compaixão, da tolerância, do perdão”. Tenzin Gyatzo não se limita a responder às perguntas, pelo contrário: aventura-se em afirmações contundentes. Mas sempre com seu proverbial sorriso nos lábios.

(...) Ele reflete sobre o valor das tradições religiosas: “É muito importante que recordeis vossa tradição milenar ao mundo de hoje. Muitas vezes, as pessoas consideram a religião como algo antigo, superado pelos séculos. Talvez seja velha alguma roupa ou certas tradições, mas a essência do ensino religioso é o amor, a compaixão, os valores humanos, importantes também para os não crentes”.

O "Oceano de Sabedoria" (é este o significado de seu apelido, Dalai Lama) (...) não esquece as necessidades de seu povo: “Nossos irmãos e irmãs cristãos deram a maior contribuição à educação e à saúde em todo o mundo. Outras tradições religiosas, como a minha, estiveram menos ativas neste campo. Devemos nos aplicar mais”.

(...) “A minha existência não foi fácil – confessa, sorrindo –, mas mesmo nas dificuldades compreendi que os ensinamentos das tradições religiosas são de grande ajuda. Eu, com meus 76 anos, aprendi que viver na paz, na confiança em si mesmo, é muito importante. É de grande ajuda para ter uma mente livre. E também para manter-se com boa saúde”.

Olhar para dentro, mas não para fechar-se em si mesmo, pelo contrário: “A paz do mundo pode provir apenas da paz interior. Não da força, tampouco das armas, mas apenas da paz interior”. (...)

(Fonte: IHU)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...