quinta-feira, 1 de março de 2012

Tuitadas de quinta

Imagem daqui

Existe cura para a homofobia também... Dani Calabresa ensina aqui
RT@heterofobia @cfp_psicologia Psicólogo cura ignorância?

Em 2012, a Bancada Evangélica articula na política
"Este tema é para negros, religiosos afros brasileiros, homossexuais e mulheres, pois quando a bancada evangélica está à frente parte da população sofre muito. (...) Em 2012, teremos que fazer a diferença, vamos eleger pessoas ligadas aos movimentos sociais e direitos humanos, porque não basta falar, terá que demonstrar em atitudes seu compromisso com as causas de igualdade e diversidade."

GGB 32 anos de luta pela eliminação da homofobia
"O GGB se tornou hoje um homem gay com identidade masculina, adulto, macho, preto, branco, mestiço que não é machista e se solidariza com os marcos referenciais de luta para o aprimoramento da sociedade, igualdade dos gêneros e eliminação da homofobia, machismo, racismo e todas as formas de violência contra o gênero feminino. Antes morrer que deixar de lutar!"

Não é fácil ser gay, mas eu ainda escolheria!
"A verdade, porém, é que me orgulho muito desse novo João, pós-evangélico, que tem sido apurado ao longo dos anos. Ninguém é perfeito, e eu tenho ainda muito a ser aprendido e a ser consertado, mas, mesmo que tenha sido tão difícil me descobrir gay e ainda tenha de enfrentar preconceitos e dificuldades aqui e ali por causa disso e que tenha sido trabalhosa a revelação da minha homossexualidade para minha família anos depois, eu sou hoje uma versão de mim mesmo muito melhor do que era antes.

Existem gays que têm mau caráter, são falsos, mentirosos e hipócritas. Até bandidos, assim como muitos héteros e bis. Não é a orientação sexual, afinal, que define isso. No entanto, no meu caso particular (e só meu), eu credito a ela a razão de ser quem eu sou hoje e das qualidades minhas de que mais me orgulho."

Lady GaGa lança com a mãe fundação anti-bullying na Universidade de Harvard nos EUA
"A cantora Lady GaGa lançou nessa quarta (29) a Fundação Born This Way na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. (...) A Fundação é um projeto de GaGa e sua mãe, Cynthia Germanotta. Segundo a mamãe GaGa, a Born This Way vai ter foco no combate ao bullying, na 'bondade, e não na maldade'. A ideia é estimular a autoconfiança nas crianças e orientá-las nas suas carreiras." | Goste-se ou não dela, taí uma artista de peito, que abraçou a causa gay como nenhum/a outro/a.

Escola sem Homofobia: Menino se suicida e pais culpam colégio
"Este é um exemplo claro da importância do kit do MEC vetado pela presidente Dilma Rousseff no ano passado. O kit Escola Sem Homofobia foi vendido por políticos de má fé para a opinião pública como uma cartilha que faria seu filho virar gay, o que não condiz com o projeto que a base era orientar professores e a própria escola em relação ao bullying homofóbico. Por isso não é sem erro dizer que a morte de Rolliver tem sim, as mãos sujas da escola, mas também do Governo."

Descoberto evangelho apócrifo do Egito na Inglaterra
"De acordo com este especialista em papiros, que colabora há anos com o projeto de edição de papiros da coleção britânica, ainda é incerto a dimensão dessa descoberta, mas assegurou que 'fornecerá novas luzes para entender melhor o cristianismo dos primeiros dois séculos e o que liam e pensavam os primeiros cristãos do Egito, e também sobre a formação dos Evangelhos'. 'Destaca especialmente pela sua antiguidade – diz Chapa -, porque foi escrito por volta do ano 200. São poucos os manuscritos preservados dessa época, e ainda menos, testemunhas dos evangelhos apócrifos'."

Direitos sexuais e reprodutivos da mulher
"Para a cientista política Telia Negrão, não há efetiva separação entre Estado e Igreja, 'pois vivemos numa sociedade muito conservadora, patriarcal, e quase todas as religiões são patriarcais'. (...) Ao analisar o papel que o Estado exerce sobre o corpo da mulher, Telia Negrão afirma que 'o Estado mantém forte controle sobre o corpo das mulheres na medida em que, através das leis e das políticas públicas, se determina o grau de possibilidade das mulheres tomarem as próprias decisões'."

O caminho transgênero – Mitos e fatos
Alguns mitos e fatos a respeito de pessoas transgêneras. Vale MUITO o clique. :-)

Desdiagnosticando o gênero: a despatologização da homossexualidade. Artigo de Judith Butler
"A autora analisa o debate atual sobre a questãoda despatologização da transexualidade nos Estados Unidos. Afirma que, se por um lado o diagnóstico de transtorno deidentidade de gênero continua a ser valorizado por facilitarum percurso economicamente viável para a transformaçãocorporal, por outro, a oposição ao diagnóstico se faznecessária, dado que ele insiste em considerar como doença mental o que deveria ser entendido como uma possibilidade,entre outras, de autodeterminação do gênero. Finalmente, aautora argumenta que estas posições não são necessariamente antagônicas - indicando a complexidade e o paradoxo destedebate -, já que, no seu ponto de vista, a “transautonomia”não será alcançada sem a construção de uma rede jurídica,assistencial e social que lhe dê suporte e permita que atransexualidade possa ser vivida."

Cautela diante da descoberta anunciada ontem de indícios arqueológicos de referências à ressurreição de Cristo datadas do séc. I. (Continua aqui)

Quem diz se uma mulher apresenta ou não "condições psicológicas de arcar com a maternidade"?
"A comissão do Senado Federal que projeta a reforma do Código Penal apresentou publicamente sua proposta (...). O capítulo dos crimes contra a vida trata de eutanásia e aborto (...). Sem entrar na complexidade moral das questões, o que me impressiona, na primeira leitura, é a facilidade com a qual a medicina é (sempre) chamada a regulamentar nossa vida.

A liberdade é uma conquista, mas é também um fardo. Para aliviá-lo, faz 200 anos que inventamos um truque, graças ao qual, nos dilemas morais, 1) conseguimos afirmar que estamos decidindo sem obedecer a ninguém (nem a textos sagrados, nem a autoridades morais e religiosas) e, ao mesmo tempo, 2) evitamos o exercício (aflitivo) de nosso foro íntimo."

A indicação do senador evangélico Marcelo Crivella (PRB) para o Ministério da Pesca e Aquicultura confirma, entre outras coisas, o enfraquecimento da influência dos setores progressistas da Igreja Católica no governo.
"Uma das intenções do presidente Luiz Lula Inácio da Silva (PT), ao criar a pasta, em 2003, era acolher na sua equipe o pensamento das pastorais sociais da Igreja, que sempre estiveram na base do seu partido. Uma dessas pastorais, a dos pescadores, foi um dos fatores que inspiraram a criação do ministério."

Ajoelhou, resta rezar
"A troca de ministro da pasta da Pesca tem vários significados, nenhum deles relacionado à versão palaciana de que o senador Marcelo Crivella 'prestará relevantes serviços ao Brasil' depois do trabalho feito (?) pelo deputado Luiz Sérgio ao qual o governo empresta 'profundo reconhecimento'."

A delicadeza existente nas diversas formas de família
"Lares com duas mães, dois pais ou com casais que agregam os filhos de casamentos anteriores. As novas configurações de família estão cada vez mais presentes na sociedade e gerar uma reflexão sobre o fenômeno é o que propõe a série Novas Famílias, que estreia amanhã, no canal pago GNT. Dirigida pelo premiado documentarista João Jardim, o programa trará a história de nove famílias, gravadas durante dois meses. 'A série joga luz sobre algo muito rico, que é se propor a não ter medo. De entender que tudo pode ser bom quando a gente quer trocar afeto com as pessoas'."

Quando a fé encontrou a filosofia
"Esse encontro entre cristianismo e tradição clássica muitas vezes foi criticado por ter desnaturalizado as características originais da pregação e da mensagem de Jesus. Mas não devemos nos esquecer que uma parte significativa do judaísmo antigo já havia consumado o encontro com a língua e a cultura gregas (...).

Acima de tudo, as obras dos antigos autores cristãos se tornaram, por sua vez, objeto de traduções e de reelaborações por parte de escritores que, do século IV em diante, começaram a se expressar em uma grande variedade de línguas (copta, siríaco, armênio, georgiano...), até então sem dignidade literária, dando origem a novas culturas e a novas identidades sociorreligiosas no sinal do cristianismo e confirmando, assim, que a natureza deste último é intrinsecamente aberta ao encontro com as mais diversas experiências do ser humano."

A irritação dos fieis com padre que negou comunhão a lésbica no funeral da própria mãe
"'Você trouxe a sua política, e não o seu Deus, para aquela Igreja ontem, (...), escreveu ela em uma carta a Guarnizo. 'Vou rezar pela sua alma, mas primeiro vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance para ver você removido da vida paroquial, para que assim você não tenha a permissão de ferir ainda mais famílias'.

Na noite de terça-feira, Barbara Johnson recebeu uma carta de desculpas do Pe. Barry Knestout, um dos mais altos administradores da arquidiocese, que disse que a falta de 'bondade' que ela e sua família receberam 'é causa de grande preocupação e de arrependimento pessoal para mim'.

'Lamento que o que deveria ter sido uma celebração da vida de sua mãe, à luz da fé dela em Jesus Cristo, foi ofuscada por uma falta de sensibilidade pastoral', escreveu Knestout. 'Espero que a cura e a reconciliação com a Igreja possam ser possíveis para você e para outras pessoas que foram afetadas por essa experiência. Enquanto isso, vou oferecer a missa pelo feliz repousou da alma de sua mãe. Que Deus traga conforto a você e à sua família em seu luto e esperança na Ressurreição'.

Johnson chamou a carta de 'reconfortante' e disse que aprecia muito o pedido de desculpas. Mas, acrescentou, 'eu não ficarei satisfeita' enquanto Guarnizo não for removido [da vida pastoral]."

"Negar a comunhão em um funeral: uma ofensa digna de suspensão?" Opinião de publicação católica americana
"O que estamos testemunhando só pode ser descrito como o comportamento tacanho de pessoas que nem sequer compreendem a história ou a tradição católicas, os meandros do direito canônico – incluindo, e especialmente, o cânone 915 (e o comentarista citado pelo jornal também não compreende) – e os direitos dos fiéis, ou mesmo as exigências da caridade. O fato de um homem que pôde exibir tão insensivelmente o seu desprezo por uma das filhas batizadas da Igreja ser até ordenado é de tirar o fôlego.

Se Guarnizo, de fato, negou publicamente a Comunhão a essa mulher e abandonou o santuário como relatado, ele deveria ser punido disciplinarmente com a remoção das suas faculdades presbiterais, até que possa demonstrar que ele entende quando e como deve usar a sua autoridade a serviço do Evangelho e do povo de Deus."

Veja também: Perguntas frequentes: "O católico gay que mantenha um relacionamento está em pecado?"

Siga o @divcatolica no Twitter! :-)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...