segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Brasil terá representação em encontro mundial de Católicos LGBT


Dentro dos próximos dias, a população LGBT Católica do Brasil encontrará um canal para estreitar laços com o resto do mundo. Nos próximos dias 01 a 04 de outubro, acontecerá em Roma, na Itália, o encontro de fundação da Global Network of Rainbow Catholics (em português, “Rede Global de Católicos do Arco-íris”), que contará com a participação de grupos de católicos LGBT vindos de 31 países de todo o mundo, incluindo o Brasil. 

Trata-se de uma iniciativa de 13 organizações internacionais, particularmente representadas pelo Fórum Europeu de Católicos LGBT e pelo grupo New Ways Ministry (Estados Unidos), que se reuniram pela primeira vez em outubro de 2014, e desde então têm se articulado para criar uma rede mundial de iniciativas pastorais voltadas para pessoas LGBT. Após um ano de contatos com uma série de outros grupos pelo mundo, o encontro de Roma será um primeiro espaço de discussão de diretrizes comuns, que surgirão em uma série de espaços de debate sobre os principais desafios e perspectivas do trabalho pastoral com pessoas LGBT na Igreja Católica. 

O encontro será realizado no fim de semana que antecede a segunda etapa Sínodo dos Bispos para a Família, assembleia do episcopado em que serão discutidas algumas questões importantes a respeito da acolhida de pessoas LGBT na Igreja Católica. Em função disso, o evento terá o tema “Vozes LGBT para o Sínodo”, e sua programação incluirá também a realização da conferência “Ways of Love – Snapshots of Catholic Encounter with LGBT People and their Families” (em português, “Caminhos do Amor – Retratos de um Encontro Católico com Pessoas LGBT e suas Famílias”). A conferência será aberta ao público, e deverá contar com a participação de uma série de autoridades e lideranças da Igreja.

Desse modo, o evento pretende ser uma grande tentativa de abertura de diálogo entre movimentos de católicos LGBT e a hierarquia católica, através do relato de experiências pastorais que vêm ocorrendo já há bastante tempo, em todo o mundo. De acordo com a organização do evento, esses relatos “servem como modelos para os bispos reunidos no Sínodo, que irão discutir maneiras de acolher e incluir as pessoas LGBT em comunidades eclesiais”. O texto de apresentação do evento ainda aponta a necessidade de “encontrar o lugar certo para todos os membros do povo de Deus, incluindo as pessoas LGBT, de modo a encontrar maneiras de espalhar esses modelos de cuidado pastoral, e desenvolver novos, que incluam todos e ao mesmo tempo sejam feitos sob medida para as condições de vida pessoal de cada indivíduo”. 

A representação do Brasil no evento ficará a cargo do pesquisador Murilo Araújo, que é membro do grupo Diversidade Católica (Rio de Janeiro), e um dos articuladores da Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT. Com alguns anos de caminhada pastoral e acadêmica junto a pessoas LGBT católicas, Murilo atualmente desenvolve sua pesquisa de doutorado em torno da questão da diversidade sexual e de gênero na Igreja. O tema também foi objeto de sua pesquisa de mestrado, que resultou na publicação da dissertação “‘O amor de Cristo nos uniu’: construções identitárias e mudança social em narrativas de vida de gays cristãos do grupo Diversidade Católica”. A partir deste acúmulo em torno da pauta cristã inclusiva no Brasil, Murilo pretende apresentar em Roma os principais desafios enfrentados pela população LGBT católica brasileira, a fim de criar pontes com outras iniciativas pelo mundo e discutir caminhos de construção coletiva da cidadania LGBT na Igreja e na sociedade.

O evento promete ser um momento histórico para pessoas LGBT católicas e suas famílias em todo o mundo, uma vez que a construção de uma Rede Global poderá oferecer importantes contribuições para a adoção de posturas de maior acolhida e valorização da diversidade dentro das nossas comunidades eclesiais. 

Que Jesus e Maria estejam conosco, e que o Espírito sopre ventos de transformação e de amor, para que o encontro renda bons frutos. Para os que quiserem acompanhar as atividades que acontecerão durante o evento, sugerimos acompanhar e divulgar alguns canais de comunicação que teremos à disposição:

No Facebook:
- Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT: https://www.facebook.com/redenacionalcatolicoslgbt
- Global Network of Rainbow Catholics: https://www.facebook.com/GlobalNetworkofRainbowCatholics
- Evento da conferência "Ways of Love": https://www.facebook.com/events/1616333885308527/

No Twitter:
- Global Network of Rainbow Catholics: https://twitter.com/GNRcatholics

Hashtags oficiais: #rainbowcatholics #waysoflove2015

Contamos com as orações de todas e todos!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...