sábado, 7 de janeiro de 2012

O diálogo inter-religioso como práxis cristã


Palavras de esperança, embora a situação nada favorável e a repressão contra a minoria cristã na Índia continuem, chegam de um influente professor e teólogo como o padre indiano Subhash Anand.

"O diálogo inter-religioso é um modo de vida cristão", disse o religioso que vive há 35 anos no país. Ele está convencido de que o estilo de vida proposto pelo diálogo entre as diversas religiões é uma maneira muito eficaz para testemunhar o próprio cristianismo. Ele deve se tornar, segundo o padre, uma realidade vivida, especialmente pelos sacerdotes que devem promover o diálogo e pelas comunidades cristãs.

"O compromisso da Igreja com o diálogo inter-religioso não se tornará um verdadeiro modo de vida cristã sem o envolvimento dos sacerdotes". Anand exorta os religiosos do país a promover o diálogo entre as diversas experiências religiosas.

"Devemos abordar o diálogo entre credos diferentes com responsabilidade – afirma o Pe. Anand –, se falamos a sério quando falamos de formação da fé em um contexto multirreligioso".

O sacerdote enfatiza: "O diálogo inter-religioso requer uma maior consciência crítica da fé, criatividade e coragem". Além disso, acrescenta, "é preciso uma grande capacidade de se relacionar com o outro, não encerrados em um papel de liderança, mas como homens de boa vontade. Os ministros do diálogo devem ter mais credibilidade".

- Fonte: IHU (grifos nossos)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...