quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Vigilância e oração

Foto: Rebeca Cygnus

A cada uma das quatro semanas do Advento é proposto um tema central. À primeira, cabe a Vigilância. Sendo esse um período em que a Igreja chama à conversão, à oração e à penitência, o chamado a vigiar soa como um convite para fazer a leitura daquilo que é preciso abandonar de modo que se possa celebrar o Natal em toda a sua plenitude.

Jesus nos adverte para o fato de que ninguém sabe o dia ou a hora em que Deus chegará. Assim se deu nos tempos de Noé, em alusão que faz ao dilúvio enviado por Deus como sinal da necessidade de conversão. Assim se dá também em nossos dias. Talvez não com um dilúvio, nem como grandes tragédias, mas pequenos sinais diários em que Deus nos mostra o caminho a seguir.

Vigiar é a atitude daquele que deseja encontrar algo, daquele que busca, daquele que guarda um tesouro e não quer se ver aviltado. Quando Jesus nos adverte para a necessidade de vigilância, não quer nos apresentar um Deus castigador, que pune o ímpio. Ao contrário, quer nos mostrar Sua grande misericórdia, que mesmo diante de tantas ingratidões que cometemos, é capaz de a cada minuto nos oferecer novas e novas oportunidades. Vigiar é buscar encontrar os sinais da Vida em nossas vidas, é cuidar para que nosso corpo e nosso espírito sejam inteiros direcionados para o Senhor, é lutar pela preservação da vida, dom maior de Deus.

A oração é o caminho de encontro com o Senhor. A porta por onde nos é comunicada a graça de Deus e que, no silêncio de um quarto, pode aclarar e acalmar nossos corações para o verdadeiro encontro de Deus. Assim, vigilância e oração caminham juntas no dia-a-dia daqueles que esperam em Deus, daqueles que desejam firmemente encontrá-Lo e poder contemplar Suas maravilhas em um mundo nem sempre disposto a mostrá-las.

A caminhada rumo a Belém começa, pois, com esse apelo à abertura de sentidos para o verdadeiro encontro com Aquele que traz em si todo o sentido da verdadeira Vida: vigilância, oração, misericórdia...

Texto para oração
Mc 13, 33-37

- Gilda Carvalho
Reproduzido via Amai-vos

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...