segunda-feira, 7 de maio de 2012

O bom pastor não faz distinção entre as pessoas

Ainda no ciclo de comentários ao texto do Bom Pastor, de semana passada, não podíamos deixar passar a oportunidade de publicar ainda este último texto, que tanto enfatiza que o Pastor veio para todos. Sem exceção, sem distinções. :-)

Texto sugerido para oração: Jo 10, 27-30

Jesus Cristo se apresenta à humanidade como o Bom Pastor, aquele que conhece seu rebanho e dá a vida por ele. As atitudes do Bom Pastor revelam um conhecimento e amor profundos por seu rebanho: eu os conheço e eles conhecem a minha voz – dirá Jesus.

Viver essa relação de intimidade é a proposta de Jesus Cristo para a humanidade: no meio dela Ele veio fazer morada, instalar-se para, fazendo-se homem, fazer com que este creia que é possível viver a dimensão de semelhança à Deus.

O bom pastor zela por suas ovelhas – propõem-lhes o cuidado, promete-lhes não perdê-las e não deixá-las ser roubadas por invasores estranhos. E em sendo dóceis as ovelhas, confiantes no seguimento de seu pastor poderão, assim, alcançar Sua promessa maior – a vida eterna.

Ao se colocar como o bom pastor, Jesus rememora o cuidado que o Pai tem com seus filhos. Mais: traz para próximo dos filhos o Pai, fazendo-lhes ver com os olhos do mundo, naquilo que é para cada um uma situação cotidiana (era bastante comum a atividade do pastoreio no tempo de Jesus) a forma como o Pai age. Jesus e o Pai são um e em Jesus podemos ver como o Pai pastoreia cuidadosamente seu rebanho – não deixando que nenhuma ovelha se perca, cuidando individualmente de cada uma, conhecendo-a pelo nome, pelo modo de ser, pelo que é.

Assim, o Mestre afirma: “conheço minhas ovelhas e elas me conhecem” (Jo 10, 14) em uma alusão à relação que deseja ter com cada um de nós – a intimidade daqueles que se (re)conhecem e se entendem mutuamente.

O pastor sabe quais são as suas ovelhas, ainda que seja chamado a também cuidar de outras, como Ele próprio afirmará no mesmo texto (“Tenho outras ovelhas que não são desse redil: também a elas devo conduzir; elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só Pastor” – Jo 10, 16). Jesus vem para todos, sem distinção. E, de todos se dispõe a cuidar, a dar a vida, a se entregar.

Esforcemo-nos, também por nos tornarmos pastores, bons cuidadores e condutores das vidas que o Senhor coloca em nossos caminhos. Esforcemo-nos para, como Jesus, não fazermos distinção entre as pessoas: a mensagem de Deus é para todos! Assim, estaremos testemunhando o Pai diante da humanidade, como o Filho um dia o fez.

- Gilda Carvalho
Reproduzido via Amai-vos

Leia também:
O amor de Jesus às pessoas não tem limites
A vocação: um chamado à dignidade
O Bom Pastor
“Ele chama as ovelhas pelo nome” (Jo 10, 1-10)
Eu dou vida em abundância para TODOS

2 comentários:

Jônatas disse...

O Amor a todos inclui!

Equipe Diversidade Católica disse...

Sem dúvida. Essa é a essência do espírito da Boa Nova de Cristo! :-)

Aleluia!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...