segunda-feira, 5 de março de 2012

Tuitadas de segunda

"A Senadora Marta Suplicy publicou em seu Twitter que foi aprovado na Comissão de Direitos Humanos (CDH) um requerimento para a realização de uma audiência pública sobre o PLC 122 no dia 15/05. A data antecede a III Marcha Nacional Contra a Homofobia que deverá acontecer no dia 16."

"Polícia caça e expulsa os 'gays'"
"Muito se tem falado sobre Representar contra o Brasil nas organizações internacionais de Direitos Humanos, em razão da negligência ao combate à homofobia. Os casos de espancamento e assassinato de homossexuais tem aumentado continuadamente, sem qualquer ação eficaz de enfrentamento. (...) Hoje, revendo meus arquivos, eis que encontro a notícia abaixo, de 1985, [sobre ações de violação dos Direitos Humanos praticadas em Serra Pelada (PA) pela Polícia Federal contra homossexuais] cuja cópia me foi enviada por João Antonio Mascarenhas e constou do elenco de provas que compilou para embasar o seu pleito junto ao Congresso Constituinte em 1987 de expressa vedação a discriminação por motivo de orientação sexual no texto da Constituição da República, então em elaboração."

Concurso de Cartazes sobre Homofobia, Lesbofobia e Transfobia nas Escolas
"O Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abriu inscrições para o IV Concurso de Cartazes sobre Homofobia, Lesbofobia e Transfobia nas Escolas."

Brasil: Destruindo a Democracia com a Bíblia
"Mas o preocupante é quando um político faz uma oração em sua posse, se coloca como um escolhido divino e ora contra a corrupção de forma demagógica e nada profissional. O recado é claro: os 'evanjas' chegaram ao primeiro escalão do governo. Com discurso moderado, apesar de fazer questão de apontar a sua fé, o ministro diz que terá um olhar a todos e que este é o seu desafio. Seria um teste para um projeto futuro como a presidência da República? Não duvide."

[SSEX BBOX] o documentário na net sobre sexo fora da caixa (com vídeos)
"Há um novo conceito de documentário. É online, é feito em vários países procurando vários ângulos sobre um mesmo assunto, mas, como qualquer outro documentário, pretende descrever uma realidade. Neste caso o tema central é despertar a consciência sexual."

Homossexuais: casamento e adopção
"No presente artigo, analiso como se aplica o princípio do dano à questão do casamento entre homossexuais e da adopção por parte de homossexuais. (...) Se aceitamos o princípio do dano, então o que é importante é discutir se o casamento entre homossexuais ou a adopção por parte de homossexuais causam dano a alguém."

Petição do Estado Laico – Liberdade Religiosa só poderá existir quando uma religião não tiver status de religião de estado
"Por que órgãos públicos ostentam em suas salas e repartições, em espaços que são públicos e deveriam representar o conjunto da sociedade (...), símbolos próprios da religião de origem Cristã – em especial o crucifixo, mas também temos várias capelas, com imagens de santos católicos dentro de vários órgãos públicos – desrespeitando, frontalmente, a liberdade de escolha religiosa de seus cidadãos e cidadãs e em afronta direta à laicidade do Estado Brasileiro, previsto na CF?"

Teólogo alemão defende que divorciados em segunda união têm direito à Comunhão
"Uma 'reavaliação teológica' dos divorciados novamente casados e um novo modo de interagir com eles por parte a Igreja: o pedido veio do teólogo alemão Eberhard Schockenhoff, professor de Teologia Moral da Universidade de Friburgo (...). A Igreja, disse o teólogo, deve salientar a sua disposição à reconciliação no espírito das fontes bíblicas e da prática da Igreja primitiva, separando-se de uma atitude de 'condenação moral' que provoca nos interessados um 'sentimento de dolorosa exclusão'."

Gay candidato tem espaço até no PR de Magno Malta
"Não basta ser gay, tem que ter proposta. O lema, citado pelo presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis, é o ponto de partida para pelo menos 110 militantes homossexuais que são pré-candidatos a vereador nas eleições deste ano. A associação listou filiados de 19 partidos que pretendem concorrer em mais de 70 municípios de 23 Estados. Em 2008, foram 80 candidatos, com seis vereadores eleitos."

Conjuntura da Semana. Religião e política. Quando os campos se confundem
"Pode parecer estranho, mas os diversos episódios recentes – e menos recentes – da conjuntura política envolvendo a religião apontam para a importância que esta assume no cenário político nacional. Vivemos em uma sociedade cada vez mais laica, secular, e que, sob certo ponto de vista, tem ojeriza a tudo o que remete a crença, ao transcendente.

A autonomia do Estado em relação à religião é uma conquista da modernidade, da democracia. Ao mesmo tempo, assiste-se a uma crescente ingerência do religioso, de valores religiosos, catapultados por Igrejas e políticos confessionais, no mundo da política. Uma linguagem com fundo religioso sobe ao palco de um Estado que se quer laico."

Do ilusório gene egoísta ao caráter cooperativo do genoma humano
"O universo se desenvolve a partir de duas forças que sempre se auto-limitam: as forças de expansão e as forças de contração. Sem esse limite interno, a criatividade cessaria e seríamos esmagados pela contração", escreve Leonardo Boff, teólogo e filósofo.

Segundo ele, 'para sairmos da atual crise precisamos mais que tudo reforçar a cooperação de todos com todos, a comunicação entre todas as culturas e grande criatividade para delinearmos um novo paradigma de civilização. Há que darmos um adeus definitivo ao individualismo que inflacionou o 'ego' em detrimento do 'nós' que inclui não apenas os seres humanos mas toda a comunidade de vida, a Terra e o próprio universo'."

"Menino brinca de boneca?": um livro sobre os preconceitos machistas para o público infanto-juvenil
"Desde pequena, a criança aprende a imitar e a competir com seus colegas, prejudicando o desenvolvimento de sua própria personalidade. Ser o que se é – eis um desafio difícil até mesmo para os adultos. Estamos tão condicionados pelo comportamento vigente que trocamos a liberdade pela opinião consensual. A frustração muitas vezes tem esta origem absurda: surge da nossa incapacidade de corresponder ao que julgamos que os outros esperam de nós."

Associação Americana de Psicologia repudia "conversão'' de gay para hétero e noção de "cura" da homossexualidade
"A Associação Americana de Psicologia (APA, na sigla em inglês) declarou [em 2009] que profissionais de saúde mental não devem dizer a seus pacientes gays que eles podem se tornar heterossexuais por meio de terapia ou outra forma de tratamento."

Aceitação de gays nas Forças Armadas representa ‘evolução’ da sociedade, diz ativista
"A aceitação da sociedade ao ingresso de homossexuais nas Forças Armadas reflete certa evolução no histórico problema de discriminação e preconceito, na avaliação do presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis. Segundo ele, apesar dos diversos problemas que ainda restam, a relação com o tema vem sendo abordada de forma mais respeitosa. A avaliação tem como base pesquisa divulgada na quarta-feira (29) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que registrou 63,7% de concordância dentro do universo entrevistado de cerca de 4 mil pessoas."

RT@MarkosOliveira A Piauí de março traz perfil do casal de sargentos perseguidos pelo exército. Esta semana nas bancas.

Siga o @divcatolica no Twitter! :-)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...