segunda-feira, 23 de abril de 2012

São Jorge, rogai por nós!

Ilustração via Facebook

"A cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro se movimenta para a comemoração da festa de São Jorge", relata D. Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro. "O antigo feriado municipal, agora transformado também em estadual, isso a pedido do povo e da sua tradição, demonstra o carinho e a importância dessa festa. Desde a madrugada do dia até o anoitecer as comemorações se sucedem em todas as regiões desta cidade e do Estado."

Jorge é santo da Igreja Católica, "mas traz também o apreço de inúmeras outras pessoas e grupos, que o têm em grande consideração", assinala D. Orani. "São Jorge é patrono da Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Aragão, Lituânia, da cidade de Moscou e de muitos outros locais e entidades."

"Aprendamos com São Jorge a ter este mesmo zelo e amor por Nosso Senhor Jesus Cristo e não nos calarmos diante das injustiças que saltam aos nossos olhos, mas, ter a coragem necessária para denunciar e fazer o melhor para Deus e para o bem do próximo. A Igreja sempre sofreu perseguições no decorrer de sua história. São Jorge é um exemplo de fortaleza de um guerreiro na constância da fé, e nos dá o exemplo de coragem para enfrentarmos as dificuldades que hoje nós temos por sermos cristãos e católicos", como bem recorda D. Orani, e acrescentamos: e também cristãos, católicos ou não, e gays. :-)

Parafraseando nosso bispo em seu belo texto sobre esta data festiva, "peçamos que, a exemplo de São Jorge, possamos lutar contra o dragão do mal para sermos vencedores nesta batalha" contra as exclusões, as segregações, o ódio, os preconceitos, os julgamentos, a violência. "Que com a mesma coragem professemos esta nossa fé neste tempo de tantas questões e problemas e que com o coração aberto vivamos como irmãos e irmãs que em Cristo se amam. E que, pela intercessão de São Jorge, possam recair sobre as nossas vidas muitas bênçãos de Deus!"

E Gilda Carvalho, cujos textos com tanta frequência nos inspiram aqui, traz, a partir da história de São Jorge, a bela reflexão que reproduzimos abaixo.


Nascido na Capadócia, Jorge trocou a Turquia pela Palestina onde ingressou no exército do imperador Diocleciano, no qual teve uma carreira de sucesso, chegando a ocupar o posto de tribuno militar. Quando as perseguições aos cristãos recomeçaram, Jorge, já convertido, não quis negar sua fé e o imperador, sentindo-se traído, ordenou que o então amigo fosse submetido a pesadas torturas. A todas Jorge sobreviveu com firmeza: enfrentou as lanças dos soldados, o peso de pedras, navalhadas, queimaduras. A cada vitória, convertia mais e mais soldados. O imperador mandou, então, chamar um mago que lhe deu para beber duas poções venenosas. O "filho da Capadócia" resistiu a ambas e ainda alcançou a conversão do próprio mago e da esposa do imperador, que não admitiu este acontecimento e mandou degolar o soldado. A Jorge atribui-se também, a lenda de que haveria matada um dragão que ameaçava a filha do rei de Selena e dos habitantes desta cidade que fica na Síria.

Essa curta biografia tem sua origem mais na tradição que em registros históricos. Sobre a existência de São Jorge, só se têm os registros de seu martírio. Contudo, a devoção do povo ao santo guerreiro é tão grande que alcança as Igrejas do Oriente. Ainda na Idade Média, peregrinações já acorriam ao seu sepulcro, em Lida, na Palestina; ao longo dos séculos, sua história foi repetida inúmeras vezes e provocou a conversão de milhares de fiéis. Contudo, o que são Jorge nos diz, hoje?

Jorge, o santo, nos fala da coragem do testemunho. Lenda ou não, sua história nos revela a força da fé que se sobrepõe aos sucessos mundanos que provavelmente teria obtido junto ao Governo Romano. Jorge foi fiel a Jesus e, por isso, sofreu os martírios próprios de sua época. Também hoje aquele que assume sua fé, que a vive com firmeza, se opõe às certezas mundanas e, ainda que os martírios não sejam mais os físicos, as conseqüências da vivência de uma fé coerente ainda são frequentes.

Jorge, o guerreiro, continua presente no imaginário popular, como símbolo da coragem. Coragem de enfrentar o mal – que na linguagem bíblica é representado pelo dragão – coragem de vencer os caminhos do mundo para ser fiel só ao seu Senhor. E, sua coragem nos desinstala a enfrentar os medos, as angústias e toda a sorte de adversidade.

E, se a devoção e o culto a São Jorge ultrapassa séculos e distâncias, sua figura guerreira também transcende o universo cristão. Cultuado pelas religiões afro-descendentes, Jorge não perde naquelas as suas características de poder e de coragem. E, em um país tão marcado pelo sincretismo religioso como o Brasil, fiéis de várias denominações se irmanam diante da memória de um homem que um dia ousou ser fiel à sua fé e, com ela, vencer o mal, desejo maior do ser humano.

Portanto, celebrar São Jorge é um chamado à reflexão sobre a santidade que se revela em ensinamentos bastante propícios a todos nós hoje: ser fiel... ser corajoso ... ser irmão. Que possamos experimentar através da figura de São Jorge a fraternidade possível quando nos sabemos filhos do mesmo Pai. E que possamos, com a graça do Senhor, viver a fé com a força e fidelidade de Jorge.

- Gilda Carvalho
Reproduzido via Amai-vos (com informações daqui e daqui)

* * *

Oração a São Jorge:

Ó Deus onipotente, que nos protegeis pelos méritos e bênçãos de S. Jorge, fazei que este grande mártir, com sua couraça, sua espada e seu escudo que representam a fé, a esperança e a caridade, esclareça a nossa inteligência, ilumine os nossos caminhos, fortaleça o nosso ânimo nas lutas da vida, dê firmeza à nossa vontade contra as tramas do maligno, para que, vencendo na terra como S. Jorge venceu, possamos triunfar no céu convosco e participar das eternas alegrias. Amém.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...