terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Vamos a outros lugares

Foto daqui

Em seus escritos evangélicos, São Marcos nos apresenta a figura de Jesus como alguém constantemente em movimento e em ação. Denotativo disto é que bem no início de seus relatos está o Batismo de Jesus por João e, logo em seguida, o chamado aos primeiros discípulos e, daí para adiante, o trabalho do Mestre em Missão.

É interessante perceber em sua "movimentação" que Jesus atendia a todos, sem distinções. Um dos primeiros relatos de Marcos nos conta que estava o Mestre em casa de André e Simão Pedro, onde havia curado a sogra do último, vítima de uma febre. Imediatamente, a cidade se reúne à porta da casa e ali, Ele cura e atende a todos. Depois, já entrada a noite, retira-Se para outro local a fim de rezar. E, já ao amanhecer, convida os discípulos para seguir com Ele a outras cidades e lugares, ampliando sua ação.

Não temos relatos de descanso do Mestre. Sempre o encontraremos em ação, em Missão. Suas noites são dedicadas à oração, encontrando-Se com o Pai e alimentando-Se espiritualmente. Como imitá-Lo? Como viver como Ele viveu em nossos dias? É possível isso?

Talvez hoje o que mais nos faça falta é termos reservado em nosso dia um momento de oração, de encontro a sós com o Senhor. Corremos daqui para ali, trabalhamos intensamente e, muitas vezes, dedicamo-nos incansavelmente a ações nobres e de cuidado com os outros. Mas, esquecemo-nos de rezar, de colocar diante do Pai tudo aquilo que recolhemos ao longo do dia, de entregar a Ele nossos caminhos e sentimentos. Este encontro tem que ser a fonte de toda a nossa ação, pois sem a presença de Deus, ela será sempre vã. E, com certeza, se temos 24 horas do dia para nos dedicar a tanta coisa, conseguiremos ter 5, 10 minutos para encontro com Deus. Muito já se falou sobre isso e ainda assim, continuamos a não ter tempo para o essencial...

Por outro lado, aquele que tem uma vida de oração e discernimento, consegue ao longo do dia estar atento à necessidade alheia. É como se mantivesse um canal aberto entre si mesmo e o Senhor, estando, assim, com o olhar desperto para ver além das aparências e atuar para além daquelas. Isso nos permite a seguir com o Mestre para outras cidades e outros lugares, tal qual o convite que Ele fez aos seus primeiros seguidores, ainda que não saiamos de nossas casas e não deixemos de lado nossas vidas. O olhar moldado pela oração vê além e levam nossos passos para adiante.

Possamos, então, imitar Jesus em seu equilíbrio de serviço e oração, pois assim estaremos sendo efetivamente testemunhas Dele e faremos diferença em nossos cotidianos.

Texto para reflexão: Mc 1, 29-39

- Gilda Carvalho
Reproduzido via Amai-vos

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...