quarta-feira, 12 de outubro de 2011

É brinquedo de quem?

Foto daqui

Meu filho chegou em casa contando que a fulaninha da escola tinha uma barbie. Repliquei, em modo automático: “Mas já?” (é válido lembrar que Benjamin tem 2 anos e meio, e seus coleguinhas de escola tem, no máximo, 3). O assunto morreu ali durante um tempo. Na outra semana, ele voltou com o tópico: “Fulaninha tem uma barbie” e, ao não ouvir uma resposta, completou: “Mas já?” Dei risada, o que sempre o encoraja. “Barbie é brinquedo de menina”, ele continuou. Opa, peraí. Essa frase não foi minha. E não foi engraçada.

“Não, meu filho. Barbie não é brinquedo de menina.” – retorqui. “É brinquedo de quem então, mamãe?” Titubeei. Nessa pergunta tão simples e inocente cabe tanta coisa. Cabe consumismo, cabe machismo, cabe auto-estima. Cabe a visão que meu filho terá de si mesmo, e cabe a visão que ele terá dos outros.

Poderia responder que barbie é o brinquedo da irmã daquele menino que outro dia viera me perguntar: “Por que você não compra uma mochila de verdade para ele?” A linda mochila de lã peruana comprada com carinho pelos avós em viagem não é uma mochila de verdade na cabeça daquele menino, pois ninguém na escola tem uma igual. Poderia responder que barbie é o brinquedo daquela menina cuja mãe torce o nariz se ela receber um brinquedo artesanal. Poderia responder que barbie foi o brinquedo da professora que disse que era de menina.

Poderia dizer que barbie é o brinquedo de umas tantas gerações de mulheres insatisfeitas com sua própria imagem, que barbie é o brinquedo de outras tantas gerações de pessoas imersas em um ciclo vicioso de consumo, incluindo sua própria mãe nas duas categorias acima. Ou eu poderia simplesmente dizer que barbie não é um brinquedo que eu quero pra ele. Mas ele não deixaria barato: “Por que, mamãe?” seria a próxima pergunta, e voltaríamos às respostas acima.

Então, fiz uma coisa muito feia e fugi às discussões sócio-filosóficas com a criancinha: “Mamãe não gosta de barbie. Sabe do que a mamãe gosta? De cosquinha!” e o assunto morre mais uma vez, até fulaninha aparecer com a tal boneca na escola novamente. Para me preparar, pergunto à vocês: barbie é brinquedo de quem?

- Nanda
Reproduzido do blog Mamíferas

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...