sexta-feira, 8 de março de 2013

Pelo menos 10 capitais fazem ato de repúdio a Marco Feliciano (PSC-SP) neste sábado



RIO — Estão previstas para este sábado manifestações espalhadas por pelo menos 10 capitas em repúdio à eleição do pastor Marco Feliciano (PSC-SP) para a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. A mobilização começou de maneira espontânea no Facebook e já ultrapassou as fronteiras do território nacional: as comunidades de brasileiros na Argentina, França, Inglaterra e Suécia também farão passeatas, que terminarão nas respectivas embaixadas do Brasil. Em muitas localidades, haverá manifestações conjuntas, que pedirão também a renúncia do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), alvo de protestos durante todo o último mês até mesmo no exterior.

Já há protestos confirmados para Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife e Salvador, além de cidades de médio porte, como Feira de Santana (BA), Juiz de Fora e Sete Lagoas (MG) e Pelotas (RS). As atividades acontecerão simultaneamente e têm início previsto para as 14h.
Conduzido ao cargo na última quinta-feira, o pastor Marco Feliciano é conhecido por suas posições conservadoras e declarações polêmicas com relação a negros, homossexuais e praticantes de religiões afro-brasileiras. Em 2011, foi acusado de racismo e intolerância religiosa ao dizer em seu Twitter que “os africanos descendem do ancestral amaldiçoado de Noé”, e que essa maldição explica “o paganismo, o ocultismo, misérias e doenças como o ebola” no continente. No início deste ano, disse no microblog que “a podridão dos sentimentos homoafetivos leva ao ódio, ao crime, à rejeição”, e foi denunciado ao STF pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, por homofobia.

Xuxa se manifesta e chama deputado de 'monstro'
O discurso do deputado não para de gerar reações. Nesta sexta-feira, a apresentadora Xuxa Meneghel também se manifestou em seu perfil no Facebook e disse “Todos os religiosos sabem que eu respeito todas as religiões, mas esse homem não é um religioso, é um monstro. Em nome de Deus, ele não pode ter esse poder”, e concluiu “essa pessoa não pode ser presidente da comissão de direitos humanos. Ele não pode ter esse espaço para usar, pisar e denegrir o ser humano”. Até o início da noite, a publicação já tinha sido curtida por mais de 580 mil usuários. Uma petição online no site Avaaz.org, iniciada há dois dias, pede que o deputado seja destituído da presidência da comissão e já reunia mais de 128 mil assinaturas.
Os representantes da edição carioca do movimento estão satisfeitos com a adesão. O estudante de história Ruann Moutinho [Membro do Diversidade Católica], de 24 anos, um dos organizadores do protesto, destaca o engajamento da sociedade civil na atividade, e não apenas das minorias atacadas pelo pastor Marco Feliciano.
— Temos sido apoiados por muitas pessoas que veem na declaração do pastor uma afronta aos Direitos Humanos, porque não é preciso ser membro de uma minoria para se sentir agredido com o que ele disse. O protesto tem repercutido bastante e recebemos muitas adesões, a solidariedade da população é grande — afirma.
No Rio de Janeiro, o ponto de encontro será a Cinelândia, no Centro. Em São Paulo, domicílio eleitoral do deputado do PSC, a atividade partirá da esquina da Avenida Paulista com a Rua da Consolação, na região central da cidade.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/pelo-menos-10-capitais-fazem-ato-de-repudio-marco-feliciano-psc-sp-neste-sabado-7787484#ixzz2MzznsA2U
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...