terça-feira, 13 de março de 2012

Tuitadas de terça

Imagem do dia: Julieta Arroquy

RT@elimin8prejudic "If you judge people, you have no time to love them." ~ Mother Theresa

A ciência é "um dos melhores princípios para conhecer Deus", diz astrônomo
"Aqueles que acreditam em Deus não devem ter medo da ciência, mas devem vê-la como uma oportunidade que Deus deu à humanidade para conhecê-lo melhor.

O Ir. Consolmagno disse acreditar em Deus 'não porque ele está no fim de alguma cadeia lógica de cálculos', mas sim porque ele 'experimentou o que a física e a lógica podem me mostrar mas não explicar: beleza, razão e o amor'."

A esquerda não deve aprender nada com os evangélicos
"Não faltam religiosos, mesmo do campo evangélico, que seriam aliados de primeira ordem contras os Edirs e Valdomiros."

Leia também: Notas sobre o retrocesso político brasileiro
"(...) creio que é meio surreal atribuir as (parciais) vitórias da teocracia somente ao seu suor e trabalho duro, como se esse trabalho ocorresse num terreno neutro. Acreditar nisso já é um evangelismo. Se há algo a se censurar na esquerda brasileira de hoje (falo da esquerda que está no poder), é ter aprendido demais com os teocratas (...)."

A cibercensura da Santa Inquisição e a liberdade de blogar
"Fico imaginando que certos sacerdotes não leram o Novo Testamento, ficando apenas com o resumo executivo. (...) Por isso, creio que, ao pedir o silêncio, eles continuam não captando nadica de nada da idéia que está na origem de sua própria religião, da mesma forma que aqueles que vieram antes deles na Contra-reforma.

Sugiro, humildemente, que procurem a turma da Teologia da Libertação para entender que o espírito (seja isso o que for) não estará livre se o corpo também não estiver. Na prática, esses religiosos católicos realizam a fé que muitos temem ver concretizada ou não conseguem colocar em prática. Pessoas como Pedro Casaldáliga, Tomás Balduíno, Henri des Roziers e Xavier Plassat, que estão junto ao povo, no Brasil profundo, defendendo o direito à terra e à liberdade, combatendo o trabalho escravo e acolhendo camponeses, quilombolas, indígenas e demais excluídos da sociedade.

Como aqui já disse, imaginem se Casaldáliga fosse papa e, como primeiro discurso na Praça São Pedro, retomasse palavras que proferiu há tempos: 'Malditas sejam todas as cercas! Malditas todas as propriedades privadas que nos privam de viver e amar! Malditas sejam todas as leis amanhadas por umas poucas mãos para ampararem cercas e bois, fazerem a terra escrava e escravos os humanos.'

Não creio. Mas se isso ocorresse, passaria a crer."

Casamento gay: o apoio do católico Blair
"Em 2007, ele se converteu ao catolicismo e, quando era primeiro-ministro, introduziu as uniões civis entre pessoas do mesmo sexo. Agora, Tony Blair vai ainda mais longe, apoiando a legalização dos casamentos entre homossexuais na Grã-Bretanha."

Leia também: RT@wrighini Reino Unido: o católico Tony Blair a favor do casamento igualitário

RT@Wedge_Issue "Lobby da bancada religiosa no Congresso acua o governo e a sociedade civil" #DireitosHumanos #EstadoLaico

RT@NoticiasLGBT AMERICA LATINA: Miembros de comunidad LGBT escalan posiciones en América Latina #LGBT #Politica
"En toda América Latina la cantidad de funcionarios homosexuales va en aumento, en un reflejo de la creciente aceptación de la comunidad Lesbiana, Gay, Bisexual y Transgénero (LGBT) en esta conservadora región."

RT@delucca Onde você mostra o seu machismo? (via @outraspalavrass) #MachismosNao
"Ninguém é imune a ele: a diferença está em como reagimos. Um teste para homens e mulheres avaliarem suas atitudes."

Rosie Calls Kirk Cameron Very Un-Christlike
"If you want to follow the Jesus model, man, don't go shaming people like that for who they are"

Sacerdote q negou comunhão a lésbica é suspenso (em português, aqui) | Entenda o caso aqui
"A letter from an archdiocese official said that the Rev. Marcel Guarnizo was placed on leave for engaging in intimidating behavior (...). The archdiocese had previously apologized for Guarnizo’s behavior."

RT@delucca “Eu sempre acreditei que a sexualidade é um lugar onde a pessoa exerce a sua delicadeza com o outro", diz Padre Fabio de Mello, sobre gays. | Padre Fábio de Melo dá sua opinião sobre homossexualidade

Veja também: Uma coisa de cada vez
"Em tempos de tanta polarização e demonização de parte a parte, mais um exemplo de que é possível encontrar vozes sensatas e razoáveis para além dos radicalismos religiosos, mesmo no próprio Magistério da Igreja Católica."

Quando um homossexual comete um crime
"Quando um homossexual comete um crime, o esperado é que ocorra o mesmo quando um heterossexual comete um crime: investigação adequada, julgamento justo e aplicação da punição prescrita. A punição não é estendida a outros heterossexuais que nada tem com o episódio. Simples, mas parece difícil para homofóbicos entenderem."

Quem disse que a Palavra não pode ser anunciada com alegria? (Vídeo em francês, mas imagens valem + q mil palavras :-)

A Autopsia de uma Fé
"Uma fé morre não apenas pela ausência de obras, mas pela qualidade delas e dos meios usados para produzí-las. Portanto, uma fé sem ética está morta apesar dos muitos resultados. E uma vez morta, só nos resta fazer sua autopsia e torcer pelo seu breve sepultamento, para então renascer líderes que com integridade cumpram sua missão amando a Deus e a este povo tão sofrido!"

Hans Küng e a oportunidade desperdiçada da Igreja
"Küng era e continua sendo um apaixonado por Cristo, um fiel convicto de que o Evangelho pode falar ao coração e à mente de homens e mulheres de todos os tempos e de todas as culturas, um pensador que não tem medo de enfrentar os desafios do diálogo com a razão e com as outras religiões. E o impacto profundo que essa sua obra teve junto a muitos cristãos e até mesmo entre aqueles que eram estranhos à Igreja ou tinham se retirado para as margens dela são a prova inequívoca disso."

A homofobia dos Gays
"Ontem fiquei estarrecido, quando no facebook vi uma campanha, encabeçada pelos próprios homossexuais, em que defendia a tese que não há problema algum de você ser gay, desde que você seja à moda dos heterossexuais."

Leia também: Não é preciso ser diferente para ser gay, mas podemos ser

RT@MarkosOliveira Complexo o Tribunal Britânico proibir crucifixos pessoais no local de trabalho, incluindo até colares. Não precisa chegar a tanto. o.o

Conversas na sacristia
"A questão da legislação sobre o aborto frequenta as edições dos jornais de terça-feira (13/3) em duas abordagens opostas. Na Folha de S. Paulo, a socióloga Eva Blay, referência brasileira do movimento feminista, discute em entrevista a tramitação do projeto que avalia a flexibilização da legislação sobre o tema. No Estado de S. Paulo, o declarante é o bispo emérito de Guarulhos, na região metropolitana da capital paulista, d. Luiz Gonzaga Berzoini [Bergonzini], que protagonizou uma intensa polêmica durante as eleições presidenciais de 2010. (...)

A entrevista da psicóloga [socióloga] Eva Blay – que deveria ter sido ouvida pelos jornais em 2010 – mostra que fatos bizarros como as manifestações obscurantistas do bispo e de outros representantes de grupos religiosos são manipuladas pela imprensa quando interessa interferir no resultado de eleições.

Se, em 2010, os jornais tivessem lembrado aos eleitores que a proposta de mudança na legislação era de autoria de uma senadora do PSDB, a fúria do bispo e de seus associados nas igrejas evangélicas não teria sido dirigida a apenas um dos lados da disputa.

Interessante observar como a questão vem à tona quando começam a se definir as candidaturas a prefeito – principalmente na disputa em São Paulo, onde o candidato a presidente de 2010 decide concorrer à indicação de seu partido."

Siga o @divcatolica no Twitter! :-)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...