domingo, 18 de setembro de 2011

Desejo que não quer deixar de ser desejo

Foto: i can read

"Em hebraico, diríamos um 'desejo de Shalom'. O Shalom que normalmente traduzimos por 'paz' significa 'estar inteiro'. Nós não estamos em paz porque não estamos inteiros, daí a razão pela qual nós também chamarmos isso de desejo de 'realização': realizar o Ser, o Self que nós somos. O homem realizado é aquele que alcançou o Tudo no qual ele pode, enfim, conhecer a plenitude e o apaziguamento.

"Para alguns, o Ser, o Self, é o fim do desejo. O que mais poderíamos desejar além do "tudo"? Para outros, uma experiência de plenitude, de inteireza, em que há lugar para o outro*, é possível. Ela dá lugar a um outro desejo, desejo do Outro, que não é apenas desejo de ser desejado, mas desejo do Outro que é querido por si mesmo na sua alteridade e não como um Ser que preenche meu desejo; pelo contrário, como Ser que aviva o meu desejo, água viva que jamais sacia completamente a minha sede..."


- Jean-Yves Leloup, em Deus não existe! (...eu rezo para Ele todos os dias), p. 28.
Via meu amigo, o Leitor, com grifos dele.

_______________
* Nota da tradutora, Karin Andrea de Guise: "No original francês: Pour d'autres, une expérience de plénitude, d'entièreté, qui 'n'affiche pas complet' est possible. O autor procura passar a idéia de uma pessoa inteira, mas que não se apresenta como auto-satisfeita, cheia de si mesmo, sem um lugar para o outro em sim. Ele fala de alguém inteiro, mas não completo ou repleto; o "completo" só é possível graças à presença do outro".

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...