O livro deste Mês da Bíblia é o Evangelho mais antigo, o de Marcos. O tema: Discípulos e missionários a partir do Evangelho de Marcos seguindo Jesus. O lema: Coragem! Levanta-te! Ele te chama (Mc 10,49). Levanta-te, para assumir a missão que Deus lhe confia!
Existe uma diferença entre a Palavra de Deus escrita e a Palavra de Deus revelada, imperativo pessoal de Deus para cada um. Telechea, no seu precioso livro Inácio de Loyola, sozinho e a pé, tem um frase paradigmática: Ele (Inácio de Loyla) é um perpétuo e sensivel ouvinte da Palavra de Deus, de uma palavra interior, rubricada pela alegria e pela paz, muito mais do que pela Palavra material (exterior!) da Bíblia... Sem esta escuta interior a Palavra de Deus na Bíblia fica oca e vazia, e não se concretiza.
Quando acolhemos esta Palavra interior como Boa Nova e a concretizamos, surge logo o conflito... Mas, não tenhas medo! Desse encontro e desencontros nos topamos com o mistério da Cruz, convidando-nos sempre a pôr a nossa fé e esperança no Senhor da Vida; no Senhor e não nas coisas ou pessoas que o rodeiam...
No horizonte, pois, dos 50 anos do Concílio Vaticano II e às portas do Ano da Fé (11/OUT/2012-24/NOV/2013) aproximemo-nos confiantes da Palavra de Deus para que, como discípulos e missionários possamos sempre amar e servir.
Uma pergunta: Somos ouvintes ou apenas leitores da Palavra de Deus?
- Pe. J. Ramón F. de la Cigoña sj, em seu blog Terra Boa
* * *
Oração para antes de ler a Bíblia
Jesus Mestre, que dissestes: “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu aí estarei no meio deles”, ficai conosco, aqui reunidos para melhor meditar e comungar com vossa Palavra.
Sois o Mestre e a Verdade; iluminai-nos, para que melhor compreendamos as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho: fazei-nos dóceis ao vosso seguimento. Sois a Vida: transformai nosso coração em terra boa, onde a Palavra de Deus produza frutos abundantes de santidade e de apostolado.
Amém.
(Oração extraída do livro ”O povo em oração”, compilação organizada por Maria Goretti Oliveira e Claudia Zem da Silva. Publicado pelas Edições Paulinas, em 1998. Via Amai-vos) Tweet
Nenhum comentário:
Postar um comentário