segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O futuro do cristianismo

Foto via Entre Nós

Pelo que parece, o crescimento do cristianismo em meio ao Império Romano foi possível graças ao nascimento permanente de pequenos grupos e até insignificantes que se reuniam no nome de Jesus para aprender juntos a viver animados pelo seu Espírito seguindo seus passos.

Sem dúvida foi muito importante a intervenção de Paulo, Pedro, Barnabé e outros missionários e profetas. Também contribuíram as cartas e escritos que circulavam pelas diferentes regiões. No entanto o fator decisivo foi a fé simples dos crentes cujos nomes não sabemos que se reuniam para lembrar Jesus, ouvir a sua mensagem e celebrar a Ceia do Senhor.

Não podemos pensar em grandes comunidades, mas em pequenos grupos de vizinhos, familiares, amigos que se reuniam na casa de algum deles. Para o evangelista Mateus, eles estão presentes quando recupera as palavras de Jesus: “Pois, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”.

Não são poucos os teólogos que pensam que o futuro do cristianismo no ocidente vai depender, em boa parte, do nascimento e do vigor de pequenos grupos de crentes que sejam atraídos por Jesus e se reúnam ao redor do Evangelho para experimentar a força que há Cristo para gerar novos seguidores.

A fé cristã não pode se apoiar no ambiente sociocultural. Estruturas territoriais que hoje sustentam a fé daqueles que têm abandonado a Igreja ficam desbordadas pelo estilo de vida da sociedade moderna, a mobilidade das pessoas, a inferência na cultura virtual e o modo de viver no final de semana.

Os setores mais lúcidos do cristianismo irão pôr o Evangelho como o reduto ou a força decisiva para engendrar a fé. No Concilio Vaticano II faz-se esta afirmação: “O Evangelho é para Igreja o princípio de vida para toda a duração de seu tempo”. Em qualquer época e qualquer sociedade é o Evangelho que gera e funda a Igreja. Não somos nós.

Pode acontecer que Jesus irrompa com uma força desconhecida nesta sociedade sem fé e satisfeita através de pequenos grupos de cristãos simples que são atraídos por sua mensagem de um Deus Bondoso, aberto ao sofrimento dos outros e dispostos a trabalhar por uma vida mais humana. Com Jesus tudo é possível. Nós devemos ficar atentos para ouvir seu chamado.

- José Antonio Pagola
Reproduzido via IHU, com grifos do autor

Texto para reflexão:
Mateus, 18,15-20

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...