domingo, 18 de agosto de 2013

Vocês são da Igreja Católica


Querid@s Amig@s,

É difícil descrever e resumir a emoção e alegria que foi o primeiro dia da campanha de doação de cobertores, agasalhos, meias, biscoitos, água, escovas-de-dente do Diversidade Católica.

Inspirados em Francisco e suas belas palavras na Videomensagem pela festa de São Caetano na Argentina, 7 de agosto de 2013, partimos para o encontro com os mais necessitados, "encontro com as pessoas que têm mais necessidade, daqueles que têm necessidade que nós demos uma mão a eles, que os olhemos com amor, que partilhemos a sua dor e as suas ansiedades, os seus problemas. Porém, a coisa importante não é olhá-los de longe ou ajudá-los de longe. Não, não! É ir ao encontro deles. Isto é cristão! Isto é aquilo que Jesus ensina: ir ao encontro dos mais necessitados. Como Jesus que ia sempre ao encontro do povo. Ele ia para encontrá-lo. Ir ao encontro dos mais necessitados.
Às vezes, eu pergunto a alguém:
“Você dá esmola?”.
Dizem pra mim: “Sim, padre”.
“E quando você dá a esmola, olha nos olhos da pessoa a quem dá a esmola?”
“Ah, não sei, não me dou conta disso”.
“Então você não encontrou a pessoa. Você jogou a esmola e foi embora. Quando você dá a esmola, toca a mão ou joga a moeda?”
“Não, jogo a moeda”.
“E então não o tocou. E se não o tocou, não o encontrou”.
Aquilo que Jesus nos ensina, antes de tudo, é encontrar-se e, encontrando, ajudar. Devemos saber encontrar. Devemos edificar, criar, construir uma cultura do encontro. Quantas divergências, problemas na família, sempre! Problemas no bairro, problemas no trabalho, problemas em todo lugar. E as divergências não ajudam. A cultura do encontro. Sair para encontrar-nos. E o tema diz: “Encontrar-nos com os mais necessitados”, com aqueles mais necessitados que eu. Com aqueles que estão passando por um momento difícil, pior que aquele que eu estou passando. Tem sempre alguém passando por algo pior, né? Sempre! Tem sempre alguém. Então, eu penso: “Estou passando por um momento difícil, estou na fila para encontrar-me com São Caetano e com Jesus e depois vou encontrar os outros, porque tem sempre alguém que passa por algo pior que eu”. Com estas pessoas, é com estas pessoas que nós devemos nos encontrar."
E foi assim que hoje se ainda havia alguma dúvida de que por sermos gays não fazemos parte da igreja católica, essa dúvida foi resolvida de uma vez por todas. Quando entregamos um cobertor, ouvimos de um irmão mais necessitado, uma pergunta que na realidade era uma afirmação: "Vocês são da Igreja Católica?". 
Sim, somos, com muito orgulho!

Hugo Nogueira
Equipe Diversidade Católica





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...