sábado, 3 de agosto de 2013

"Quem sou eu para julgar?"


Artigo do New York Times lança uma luz sobre a declaração que o papa Francisco deu na entrevista realizada no avião quando do seu retorno a Roma. Segue a nossa tradução de um trecho e um link para a íntegra do artigo em inglês:

Em primeiro lugar, parece que o papa estava falando especificamente sobre padres gays [...] suas declarações seguiram uma pergunta sobre o caso do Monsenhor Battista Ricca, uma indicação recente do papa que supostamente teve um relacionamento gay no passado, o que inspirou Francisco a uma longa digressão sobre a importância de perdoar pecados passados. Levando em consideração que o Vaticano de Bento XVI reafirmou especificamente a regra de que homens com uma profunda atração pelo mesmo sexo não devem ser ordenados, o tom dos comentários de Francisco – o perdoar e esquecer em relação a um caso específico, e o amplo “quem sou eu para julgar?” – é realmente extraordinário e digno de menção.

Especialmente porque um comentário tolerante em relação a esse tópico condiz com o tom do pontificado de Francisco como um todo. Papas não mudam a doutrina, mas eles escolhem o que enfatizar e o que minimizar, que assuntos destacar e quais descartar, quando julgar e quando perdoar e assim por diante. E nós já vimos o suficiente desse pontificado para saber que o foco de Francisco é: ele quer ser visto como um papa da justiça social e da renovação espiritual, ele não tem muita paciência para problemas que possam divergir dessa perspectiva Cristã. Por isso a retórica que desperta manchetes e os gestos simbólicos que enfatizam a pobreza e a simplicidade acima de tudo, por isso as menções frequentes de que o “clericarismo” é o pior problema que a igreja enfrenta e por isso sua atitude casual (pelo menos nos seus comentários improvisados) em relação à disciplina da doutrina, seus chamados à experimentação e sua aparente hostilidade à liturgia tradicional – e por isso, também, sua aparente determinação de distanciar-se e a sua mensagem dos debates culturais sobre a revolução pós-sexual do Ocidente.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...