domingo, 28 de julho de 2013

Impressões do evento "O Jovem Homossexual na Igreja"


Queridos amigos, é com grande alegria que encerramos este ciclo da JMJ 2013 com um saldo extremamente positivo para nós, especialmente, do Diversidade Católica. Nosso evento foi, para nós, um grande sucesso, ocasião de encontros e reencontros, de fortalecimento de laços, de troca e partilha, de diálogo e crescimento conjunto, de aprendizado e de muitas razões para esperança (fotos aqui). E, sobretudo, como bem assinalou a Lauren, do Equally Blessed, é sempre bom saber que não estamos sozinhos e que, por mais discretas que às vezes possam parecer, as vozes da mudança estão aí, agindo e transformando. E isso é sempre motivo para enorme emoção.

Depois do relato detalhado do amigo Sergio Viula, que já compartilhamos aqui, aproveitamos este espaço para partilhar as impressões de alguns dos membros do grupo.


"Amei exercitar meu dom e relembrar meus tempos de Ministério de Música no evento. Agradeço ao Pedro Borges pelo convite e a todos que, apesar de eu andar sumida, SEMPRE me recebem com tanto carinho, o que me faz sentir mesmo muita dó de não poder estar presente sempre nas reuniões quinzenais.

Mas, voltando ao encontro: foi a minha participação mais efetiva na JMJ, se é que posso dizer isso, pq não topo muito com multidão e tals. Então, fiquei muito feliz de poder estar lá, desfrutando da companhia de nossos amigos de fora, reencontrando os amigos antigos.

Muito maneiro, também, foi encontrar pessoas da minha paróquia do coração, N. Sra. de Loreto, em Jacarepaguá, que também passaram pelo Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC), que eu fiz em 1990. Foi lá que me encontrei no catolicismo, fiz minha primeira comunhão aos 18 anos e me crismei aos 19. O Diversidade Católica e tudo o que ele me proporcionou e proporciona, em termos de entendimento do fato de que Deus não comete erros e eu, portanto, sou amada como sou e tenho meu lugar no mundo, é uma porta aberta pros jovens da minha paróquia, gays como eu, e isso me emociona profundamente." (Simone)

* * *


"Agradeço a todos pela participação. A doação dos que trabalharam para o evento acontecer, a partilha das dores, alegrias e esperanças, a acolhida dos que chegaram, mesmo à última hora, e o reencontro dos amigos queridos. Foi comovente, forte, lindo! Tão forte que ecoa e vai ecoar por muito tempo no meu coração, no meu ordinário-extraórdinário quotidiano em que Deus se revela. Um forte abraço." (Rosilene)

* * *

Parabéns a todos que organizaram e participaram do Encontro dia 25. Fiquei muito feliz por estar com vocês ouvindo Cristiana, Juliana, Bruno, Pedro e muitos outros. Este encontro trouxe reflexão a todos, encorajamento a muitos para enfrentar as dificuldades nas relações sociais, pois sabem que não estão sozinhos. Parabéns também a todos que participaram da JMJ mostrando a sua fé. Acredito que um caminhar diferenciado iniciou. (Ana)

* * *

"Estes dias de Jornada Mundial da Juventude está sendo inesquecível e abençoado. Desde a minha participação na pré-Jornada inaciana MAG+S, no evento aberto organizado pelo Diversidade Católica e mais recentemente na Via Sacra e em breve na peregrinação e missa, um sentimento comum é gerado por um misto de coisas (tenho consciência de quem sou, confesso um amor apaixonado por Deus, professo minha experiência divina com a Igreja e para tod+s): ALEGRIA.

Todos ouvimos que "Deus é bom" e podemos acrescentar consolador com a experiência de reunirmos tantos amigos no Senhor e partilhar nossas dores, dificuldades e, ao meu ver, principalmente graças no evento aberto do Diversidade. Reunir a Igreja tem dessas maravilhas. Você se percebe membro de um corpo muito amplo e diversificado. Reunido por interesse? Não. Reunido pelo amor de Deus. E assim gays, lésbicas, simpatizantes e todas outras orientações nos fazemos presentes na Igreja, igualmente abençoados. Sim, muito feliz e pertinente o nome do grupo americano que participou: Equally Blessed." (Fábio)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...