domingo, 28 de julho de 2013

"Grande inspiração: Diversidade Católica"



Um dos mais gratos encontros que tivemos no evento que realizamos na quinta-feira foi a presença dos seis peregrinos do Equally Blessed, uma coligação de grupos de católicos LGBTs americanos. Uma delas, Lauren, postou no blog deles uma nota contando como foi para eles estar conosco.

Na quinta-feira tivemos uma grande dose de inspiração, ao participar de um evento organizado por um grupo católico LGBT local chamado Diversidade Católica. Tínhamos entrado em contato com o grupo durante o planejamento da nossa peregrinação e participar do evento acabou sendo uma experiência extremamente rica.

Fiquei impressionada com a semelhança entre o Diversidade Católica e o DignityUSA. Eles se reúnem uma vez por mês de 15 em 15 dias na casa de um padre dos membros para a celebração eucarística e depois socializar. Começaram em 2006, com apenas seis integrantes, e, desde então, chegaram a mais de 300. Sua missão é muito semelhante ao do Dignity: ser um espaço de afirmação, onde as pessoas possam viver de maneira autêntica tanto sua sexualidade quanto sua espiritualidade. Para mais informações, confira o site deles.

O evento foi voltado para os peregrinos da a Jornada Mundial da Juventude e teve um bom número de participantes [apesar das dificuldades para chegar, devido aos engarrafamentos na cidade]. Durante o evento, três membros do grupo compartilharam suas histórias de gays e católicos. Depois dessa partilha, o microfone foi aberto, e qualquer um poderia apresentar seu depoimento. Foram mais de 10 pessoas contando suas experiências. Felizmente, um dos membros do grupo falava inglês fluentemente e foi capaz de traduzir para nós. Ficamos muito gratos por isso, porque as histórias foram tão fortes, especialmente pela semelhança com as nossas próprias histórias e as histórias de outros católicos LGBT nos EUA. Ainda que nossa língua e cultura sejam tão diferentes, pude facilmente me identificar com muitas das histórias compartilhadas, e não parava de pensar em todos os meus amigos católicos LGBT.

Todos no evento mostraram-se muito interessados em ouvir sobre o nosso grupo e o que estávamos fazendo na Jornada Mundial da Juventude. Todos vieram nos agradecer, tirar fotos e fazer grandes perguntas. Eu me senti inspirada pelo evento, por me mostrar que o movimento LGBT pela justiça na igreja não é apenas um movimento americano, é mundial. Às vezes o DignityUSA pode se sentir tão pequeno quando comparado com a enormidade da Igreja Católica, mas saber que há outros movimentos assim em outras partes do mundo me dá a esperança de que um dia a igreja pode realmente mudar.

As fotos acima mostram nosso grupo no encontro organizado pelo Diversidade Católica, cuja missão é semelhante à do DignityUSA, no sentido de proporcionar apoio e uma comunidade para os católicos LGBTQ. O fórum foi uma oportunidade para as pessoas compartilharem suas histórias e saber que não estão sozinhas na luta para viver a reconciliação de fé e sexualidade. O evento foi em português, mas um dos participantes, Arnaldo, gentilmente nos serviu de tradutor (inesperadamente veio até nós e começou a traduzir do português para o inglês).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...