quinta-feira, 2 de maio de 2013

Excomunhão do Padre Beto



Queridos,

Pelo que vimos das notícias, e do vídeo do padre Beto, ele defendeu algo que um presbítero não pode defender publicamente: a prática bissexual em um casamento heterossexual. Esta excomunhão está ligada a desentendimentos com o conselho presbiteral da diocese, além do conflito com o bispo. Do ponto de vista do direito eclesiástico, ela é exagerada e pode ser anulada, mas não parece que o padre Beto vá recorrer da decisão junto a um tribunal eclesiástico. 

Enfim, é claro que a hierarquia é conservadora. Mas a estratégia jamais deve ser de cutucar a onça com vara curta, ou de chutar o pau da barraca. Isto é tudo que os reacionários querem: ver as cabeças de seus inimigos rolarem. 

O caminho eficaz da mudança tem que conjugar indignação com prudência, coragem com paciência, paixão com senso de oportunidade, oração e ação.

Não desanimemos! Beijos afetuosos,

Equipe Diversidade Católica

Um comentário:

Nuno Britto, o Argonauta disse...

Caríssimos,
Sinceramente não entendi a postura do padre Beto como a de quem defende a prática bissexual, antes ele afirmava que ela existe e quem vive em vida dupla no matrimônio deveria se decidir, portanto "não ser morno para não ser vomitado". Contudo penso que talvez os métodos qu'ele usou para questionar o conservadorismo da Igreja poderiam ter sido feitos com mais sutileza, pois sede "simples como as pombas e prudentes como as serpentes".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...