terça-feira, 6 de novembro de 2012

Jesus procura inserir a todos na fraternidade


Não se trata de fazer das pessoas gays vítimas e cerrar fileiras ao seu lado contra o aparato eclesiástico, nem também de posicionar-se como defensor deste em nome da lei e da norma, sem alcançar o espírito íntimo do cristianismo.
Ambas as posturas refletem ressentimento.
Ressentimento não se supera com luta, com batalhas contra ou em defesa de alguma posição julgada errada tanto pelos que rejeitam o mundo homossexual quanto pelos que o defendem. Não vai por aí.
Jesus fez explodir o ciclo vitimário.
A reflexão vai na linha da superação de tal lógica, nada evangélica. Pelo contrário, Jesus procura inserir a todos na fraternidade inclusiva, universal de filhos de Deus. Só nessa perspectiva se opõe uma fraternidade excludente, fratricida, de Caim a respeito de Abel, que reivindica uma paternidade exclusiva e excludente. Esta se baseia no biológico, no cultural, enquanto a de Jesus, na gratuidade do dom de Deus que nos quer todos irmãos. Com efeito, existe uma natureza fratricida na cultura humana, que atua por meio de muitas instâncias particulares, de que a máquina eclesiástica não se faz exceção.
A libertação vem da dupla experiência de sentir-se filho amado de Deus e de poder dizer "nós" numa comunidade de irmãos em Igreja, sinal de um Reino apenas imaginável.
O discurso eclesiástico, que considera um grupo de pessoas como "os outros", separando-os do corpo eclesial, gera vítimas. Deus criador de todos, a quem ama incondicionalmente e que nos fala como a irmãos em seu Filho Jesus, refuga os mecanismos geradores de exclusão em nome da inclusão querida por ele.
A verdadeira natureza de Deus se descobre não por meio da verticalidade de uma paternidade que se impõe, mas pela horizontalidade de uma fraternidade que se vive.
Na antítese de tal mensagem está a violência física e simbólica. Um Deus situado nesse universo seria mesquinho. Muito próximo de nós, mas pouco Deus. Pelo contrário, Ele é aquele que preconiza gratuidade e aspira à vida integrada dos seres humanos, e não excluída, vitimada, separada.

J. B. Libanio. Apresentação de ALISON, James. Fé além do ressentimento. Fragmentos católicos em voz gay. São Paulo: É Realizações, 2010, p. 15-22.
Imagem: Salvador Dalí.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...