quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Para cuidar da preparação para o Natal


Os jesuítas do Centro de Espiritualidade Inaciana de Itaici elaboraram um material incrível de preparação para o Natal neste Advento, para quem quiser fazer uma reflexão diária neste período. O material está muito bem organizado em arquivos pdfs (versões completa, com toda a orientação acerca da oração inaciana, e resumida) que podem ser baixados e impressos. Caso se interessem, deem uma olhada aqui. Reproduzo abaixo o texto de apresentação do material.

Beijos carinhosos a tod@s! :-)

* * *

Mais uma vez estamos disponibilizando, através do site do CEI-Itaici, roteiros de oração para que os grupos e comunidades cristãs possam viver mais intensamente o Tempo do Advento e alargar suas vidas para caber o mistério do Natal.

Advento nos revela a presença da eternidade no coração do tempo. O Eterno continua vindo, pelos caminhos mais imprevisíveis, iluminando a dura rotina e a seqüência do cotidiano.

Advento é tempo de espera, de preparação e de chegada. Tempo forte carregado de sentido, que nos faz ter acesso àquilo que é mais humano em nós: o sentido da esperança, a travessia, o encontro com o novo... Tempo que nos arranca de nossas rotinas e modos fechados de viver.

A Vinda de Cristo é o grande evento que agita os corações, sacode as inteligências, inquieta as pessoas, move as estruturas... Toda a nossa vida se transforma na história de uma espera e de um encontro surpreendente.

Por isso, o Advento deveria ser um tempo para voltar-nos para o interior em meio à agitação, e olhar para dentro de nós mesmos. Aí, no nosso interior, há tanto de eterno. A eternidade dialoga com a gente, fala por dentro. Caminhamos para O Senhor que vem à medida que mais nos adentramos ao fundo de nós mesmos e da realidade. Advento nos convida a “contaminar-nos” da realidade; e isso nos humaniza.

Somos “seres de travessia”. O Advento nos convida a não perder de vista nosso horizonte, nossos objetivos, nosso propósito de investir a vida, gratuitamente, naquilo que vale a pena. Cada momento é o “hoje” de Deus; por isso o “fim” está sempre chegando.

O Esperado traz uma novidade que envolve e que se revela em cada rosto humano e em cada fragmento de tempo, deste tempo colocado em nossas mãos.

Contemplando o “hoje” de Deus, o coração se alarga até o assombro, os braços se abrem para a acolhida, os pés se movem para o encontro, os olhos se aquecem para o reconhecimento.

Vamos todos fazer este “caminho orante”, descendo em direção à nossa humanidade. Ali, nas grutas de nosso interior, uma Infância Divina nos espera... e nos enche de alegria.

Bom proveito.

Itaici, Indaiatuba, SP, Novembro de 2011.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...