terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Convertei-vos para preparar o caminho do Senhor!


Os tempos litúrgicos de preparação para grandes festas da Igreja – a Quaresma e o Advento – são marcados pelo chamado à conversão. Santo Inácio de Loyola nos ensina que quanto maior o esforço pessoal no caminho do conhecimento do Senhor e da descoberta de Sua vontade para a vida humana, maior será a glória a ser desfrutada. Certamente, o santo vivia os apelos desses tempos tão ricos para a caminhada espiritual do fiel.

O segundo domingo do Tempo do Advento traz mais explicitamente a mensagem da conversão: Preparai os caminhos, endireitai as estradas! (cf Is 40, 3, Mc 1, 3, Lc 3, 1-6 e Mt 3, 2). Somos convidados à preparação interior e à descoberta daquilo que precisa ser consertado dentro de nós.
Somos convidados, também, a (re)lembrar todos aqueles que prepararam nossos caminhos para o nosso encontro pessoal com o Senhor. Quem são? Onde estão? Elevemos uma prece por cada um e cada uma. Somos convidados, ainda, a pensar nos caminhos que estamos preparando: sou sinal de Deus? Preparo o caminho de alguém ou sirvo de obstáculo aos outros?

Nesses convites que nos chegam, encontramos a figura de João Batista, o primo de Jesus, que pregava no deserto conclamando à conversão e à penitência. João será o precursor do Messias, aquele que apontará Jesus às multidões e aos seus discípulos, reconhecendo no parente o verdadeiro Cordeiro de Deus. João, homem rude que vivia na aridez do deserto, severo em atitudes e enfático em sua pregação, será aquele que – já na plenitude dos tempos – indicará uma nova aliança que Deus está fazendo com seu povo, através de Jesus de Nazaré.

Dois milênios depois rememoramos aqueles acontecimentos: um Menino nasce em Belém e, ao se fazer adulto, é anunciado por um profeta como o Salvador que chega. O anúncio de João ainda é possível de ser escutado: preparem os caminhos, endireitem suas veredas. É o convite do Precursor neste pouco tempo que nos resta antes de celebrarmos a Noite Santa do Natal de Jesus.

Aproveitemos, pois, mais esse convite. A conversão é feita de pequenos gestos diários, de esforços cotidianos para transformar nossos corações, de sorrisos que se abrem, de mãos que se dão, de corpos que se desalojam de seu comodismo e vão ao encontro do outro. Assim, poderemos fazer deste um tempo privilegiado, um tempo penitencial onde a glória do Senhor virá ao nosso encontro, fazendo de cada coração a morada do Menino-Deus.

Para sua reflexão: Mc 1, 1-8

- Gilda Carvalho
Reproduzido via Amai-vos

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...