quarta-feira, 14 de setembro de 2011

"A Cura da Homossexualidade" - Denúncia

Estou estarrecido com o que encontrei na rede! Não que o assunto seja surpreendente...porque, não é. Porém, o mínimo que posso fazer é tornar público o absurdo que é a reprodução de certos conteúdos Católicos.

Um dos nossos seguidores partilhou em nosso mural do Facebook alguns dias atrás o seguinte texto – A Cura da Homossexualidade. Clique aqui e veja.

Se você clicou e se indignou como eu com o fato chocante da comunidade médica de um país desenvolvido ter semelhante discurso, siga lendo...

O artigo está no site Católicos Online "Sem vós, Senhor, nada somos" e há um vínculo com a Congregação a Maria Santíssima. Veja aqui o site.

Pois é, seguindo um pouquinho mais a fundo, resolvi pesquisar no esquema de busca do site a palavra “homossexualidade”, se tiver estomago de encarar, clica aqui.

Não acho digno que o texto “A Cura da Homossexualidade” mereça a reprodução que sempre fazemos aqui, mas vou me ater a uma resposta ótima do nosso Conselho Federal de Piscologia aos nossos, é né “irmãos”, Catolicos Online:

RESOLUÇÃO CFP N° 001/99 DE 22 DE MARÇO DE 1999


"Estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação à questão da
Orientação Sexual".

O CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, no uso de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO que o psicólogo é um profissional da saúde; CONSIDERANDO que na prática profissional, independentemente da área em que esteja atuando, o psicólogo é freqüentemente interpelado por questões ligadas à sexualidade. CONSIDERANDO que a forma como cada um vive sua sexualidade faz parte da identidade do sujeito, a qual deve ser
compreendida na sua totalidade; CONSIDERANDO que a homossexualidade não
constitui doença, nem distúrbio e nem perversão; CONSIDERANDO que há, na
sociedade, uma inquietação em torno de práticas sexuais desviantes da norma estabelecida sócio-culturalmente; CONSIDERANDO que a Psicologia pode e deve contribuir com seu conhecimento para o esclarecimento sobre as questões da sexualidade, permitindo a superação de preconceitos e discriminações;

RESOLVE:
Art. 1° - Os psicólogos atuarão segundo os princípios éticos da profissão
notadamente aqueles que disciplinam a não discriminação e a promoção e
bem-estar das pessoas e da humanidade.


Art. 2° - Os psicólogos deverão contribuir, com seu conhecimento, para uma
reflexão sobre o preconceito e o desaparecimento de discriminações e
estigmatizações contra aqueles que apresentam comportamentos ou práticas
homoeróticas.


Art. 3° - os psicólogos não exercerão qualquer ação que favoreça a
patologização de comportamentos ou práticas homoeróticas, nem adotarão
ação coercitiva tendente a orientar homossexuais para tratamentos não
solicitados.


Parágrafo único - Os psicólogos não colaborarão com eventos e serviços que
proponham tratamento e cura das homossexualidades.


Art. 4° - Os psicólogos não se pronunciarão, nem participarão de
pronunciamentos públicos, nos meios de comunicação de massa, de modo a
reforçar os preconceitos sociais existentes em relação aos homossexuais
como portadores de qualquer desordem psíquica.


Art. 5° - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.


Art. 6° - Revogam-se todas as disposições em contrário.


Brasília, 22 de março de 1999.
ANA MERCÊS BAHIA BOCK
Conselheira

Minha preocupação e indignação não é com você leitor do nosso blog que tenho certeza partilhar do nosso ponto de vista. Também minha preocupação, não é dar uma resposta ou mesmo esclarecer tais instituições que estão pouco abertas ao dialogo.

Minha extrema preocupação é com aquele que sofre e passa por agonias e frustrações por se depararem com a irresponsabilidade do discurso dos, nossos...é...dos nossos...sim “irmão” Católicos Online.

Ave Maria, rogai por nós!!!


Rodolfo Viana

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu estava no infame dia em que foi votado na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, um projeto de "cura" para os homossexuais que seria realizado nas igrejas evangélicas com dinheiro público. Um dos mais veemente defensores era o filho do Jair Bolsonaro. Vale ressaltar a brilhante atuação da saudosa Heloneida Studart contra a proposta. Não esqueço da sua advertência de que ninguém se enganasse com a suposta ingenuidade de propostas como essa, que elas fazem parte de uma rede internacional poderosa. Precisamos realmente estar atentos, a questão obviamente não é religiosa, nem de medicina (homeopática?), psicológica, enfim, é uma questão de poder, de luta ideológica para manutenção de um status quo que não admite nenhuma possibilidade de crítica e questionamento e que, infelizmente, custa sim muitas vidas e rende um sofrimento imensurável a um grande número de pessoas.

Anônimo disse...

Lembrei que em um debate na UERJ sobre religião e diversidade sexual, uma psicóloga, do partido do Enéas, se não me engano, fez uma apresentação supostamente baseada na psicologia que segundo ela sustentava sua prática de cura dos homossexuais. Eu intervi denunciando que o que ela apresentava, baseado no Moreno do psicodrama, se me lembro bem, não tinha a menor sustentação, independente de ela estar usando aquilo como base para sua prática ou não. Tinha um representante do CRP lá e foi distribuído para todos a resolução, o auditório estava lotado e houve uma discussão se ela teria o registro cassado ou não. Ela não demonstrou a menor preocupação, disse que só atendia pessoas que a procuravam, ficou até satisfeita com a atenção que angariou e como era de esperar visto que sua base supostamente psicólogica tinha sido desmascarada recorreu a um discurso pretensamente religioso. Novamente, a preocupação é com as pessoas que caem nas mãos de pessoas como essa.

Equipe Diversidade Católica disse...

Caro Lavio,

Para evitar aqui a propalação de ideias sem respaldo científico por parte de órgãos de referência ou reconhecimento mundial, como associações oficiais de profissionais de saúde, Organização Mundial de Saúde e afins, optamos por apagar seu comentário. Certos da sua compreensão, agradecemos desde já.

Equipe Diversidade Católica

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...