Há muitos séculos se tem atribuído a destruição de Sodoma e Gomorra à homossexualidade. Porém, um estudo atento do texto bíblico tem muito a nos revelar sobre as reais transgressões dessas duas cidades antigas. Nesse caso, a regra de ouro da hermenêutica (a Bíblia explica a própria Bíblia) será nossa principal ferramenta de análise e interpretação. Atualmente, uma lista de respeitados teólogos defendem que o pecado de Sodoma nada tem a ver com homossexualidade, mas com falta de hospitalidade, xenofobia, orgulho, crueldade e egoísmo. Ao longo do artigo, você poderá conferir alguns nomes.
Walter Wink
Professor do Seminário Teológico,
Doutor em Teologia (Th.D)
do Union Theological Seminary
de Nova York;
Quanto ao termo, é importante ressaltar que o uso da palavra sodomia como referência a atos genitoanais data da Idade Média e foi um conceito consagrado pelo teólogo Tomás de Aquino.
Vejamos o que nos diz o mais conhecido e utilizado relato sobre Sodoma e Gomorra. As partes em negrito merecem destaque:
****
Theodore W. Jennings
Professor-assistente no Chicago
Theological Seminary;
1º ponto a se considerar: o texto bíblico diz que todos os homens de Sodoma cercaram a casa de Ló. Ora, em qualquer sociedade, os homossexuais são minoria, portanto, aqueles homens, definitivamente, não eram homossexuais. Sodoma não seria uma cidade tão numerosa e próspera se ali houvesse apenas homossexuais, na verdade, tal cidade nem subsistiria!
Para refletir: Já conheceu alguma cidade em que todos os habitantes fossem homossexuais?
2º ponto: Eles exigiam que os estrangeiros (anjos em forma humana) que ali estavam fossem postos para fora a fim de que fossem abusados (v. 5); Sua intenção era fazer o mal, humilhando os visitantes da forma mais vil possível:
“...Não se pode imaginar desprezo maior das práticas orientais de hospitalidade do que submeter hóspedes de sexo masculino a estupro por outros homens.” Comentário Bíblico, Editora Vida Nova, SP, 2010, p.123
Para refletir: Por que os homens de Sodoma queriam ser apenas ativos na relação sexual? Por que isso é incompatível com a realidade dos homossexuais de fato?
Para refletir: já presenciou algum grupo de homossexuais que tenha invadido alguma casa com a intenção de violentar sexualmente algum visitante? Se a resposta for NÃO por que acha que alguns insistem em dizer que os habitantes daquela cidade eram homossexuais?
Robert K. Johnston
Ph.D., professor de Teologia
e Cultura no Seminário Teológico
Fuller, em Pasadena – Califórnia
Até mesmo os livros deuterocanônicos (das bíblias católicas) expressam o mesmo conceito acerca de Sodoma:
Para refletir: quem está manipulando a Bíblia para apoiar suas crenças?
Para mais:
Teologia e Inclusão
Tweet
Para refletir: já presenciou algum grupo de homossexuais que tenha invadido alguma casa com a intenção de violentar sexualmente algum visitante? Se a resposta for NÃO por que acha que alguns insistem em dizer que os habitantes daquela cidade eram homossexuais?
Robert K. Johnston
Ph.D., professor de Teologia
e Cultura no Seminário Teológico
Fuller, em Pasadena – Califórnia
Até mesmo os livros deuterocanônicos (das bíblias católicas) expressam o mesmo conceito acerca de Sodoma:
Eclesiástico 16.8
“Não poupou os concidadãos de Ló, aos quais detestou por seu orgulho.”
Sabedoria 19.13-17
13) Sobre os pecadores, porém, caíram os castigos de raios violentos, não sem as advertências que antes lhes tinham sido feitas; mas sofriam justamente por causa de suas próprias maldades, por terem praticado a mais detestável falta de hospitalidade. 14) Houve quem não acolhesse visitantes desconhecidos; outros reduziram à escravidão esses hóspedes que lhes faziam bem. 15) E não só isto: se ainda se aguarda julgamento contra aqueles que receberam com hostilidade a estrangeiros, 16) quanto mais contra os que atormentaram com cruéis sofrimentos aqueles a quem tinham recebido com alegria e que haviam participado dos mesmos direitos! 17) Por isso, foram feridos de cegueira como aqueles, à porta do justo, quando, envolvidos em densas trevas, cada qual procurava a direção da sua casa. (CNBB)
Há outros textos bíblicos e extrabíblicos que confirmam que os pecados de Sodoma e Gomorra, bem como as motivações para tão degradante tentativa de abuso. Como exemplo, citemos um trecho do Midrash Judaico:
“Os homens de Sodoma não se orgulhavam de outra coisa senão da fartura e da riqueza que possuíam [...]. E eles diziam: Se de nossa terra tiramos pão e minério de ouro, para que precisamos dos forasteiros? Não precisamos que venha a nós qualquer pessoa, pois vem apenas para tomar o que é nosso. Apaguemos, pois, de nossa terra as leis e costumes de ir e vir.” Midrash, San’hedrin 109 – A Lei da Torá, Editora Sêfer, p. 46
Como vimos, nenhuma só palavra sobre homossexualdiade.
Para encerrar, leiamos o que dizem algumas traduções bíblicas:
Para encerrar, leiamos o que dizem algumas traduções bíblicas:
Eles chamaram Ló e lhe disseram: “Onde estão os homens que vieram à tua casa ao cair da noite? Traze-os para fora. Queremos descarregar sobre eles a nossa fúria homossexual!” Gênesis 19.5 (Grifo do autor) Bíblia Sagrada, Edições Loyola.
“Não se esqueçam das cidades de Sodoma e Gomorra, e as cidades vizinhas, todas cheias de imoralidade de toda espécie, inclusive a paixão de homens por outros homens.” Judas 7 (Grifo do autor) Bíblia Viva, Editora Mundo Cristão, 2010.
Para mais:
Teologia e Inclusão
2 comentários:
Um absurdo!, são pessoas insensiveis que querem uma inquisição contra os homossexuais! se isso de fato acontecer com certeza será pelo preconceito que corrói o coração do homem! até acrescentar palavras em novas traduções da biblia para suatentar o nojo que eles tem pelo diferete eles fazem!, Deus seja por nós sempre!
Olá Rick,
Infelizmente tudo é muito realista, gostariamos que não fosse.
Nossa vivência pessoal e virtual se depara sempre com este tipo de postura.
Temos uma reflexão muito interessante sobre um fato ocorrido aqui no blog, veja:
http://diversidadecatolica.blogspot.com/p/gratuidade-e-incondicionalidade-do-amor.html
Um Fraterno Abraço;
Equipe Diversidade Católica
Postar um comentário