quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Comentários dos Divers@s sobre a resposta de Dom Orani



O post de terça-feira de um dos Membros de nosso grupo a respeito de sua experiência na JMJ com a fala de Dom Orani, gerou muitos comentários e propostas de reflexão.


Se você não viu, veja o post aqui.
Dentre as muitas colocações destacamos uma que encontra um ponto de convergência em nossas opiniões divers@s. =)

Autorizados pel@ autor@ do comentário, em nossas também calorosas trocas de emails, reproduzimos a opinião de V, membr@ do Diversidade Católica:

Querido Rafael,


para mim foi completamente surpreendente esse acontecimento que você conseguiu provocar. Sim, foi um discurso cheio de sabedoria. A questão homoafetiva sempre foi uma questão impactante, em todos os tempos. E agora o impacto surge à tona. Porque antes as pessoas se escondiam.
Agora, elas pedem a palavra. E é um desafio às pessoas em geral, o fato de terem que pensar em algo inusitado. E encarar de frente, nos olhos, uma realidade surpreendente.


As pessoas, em geral não têm maturidade humana suficiente, para se depararem com a realidade homoafetiva, sem ficarem desconcertadas. Mas, é um processo que pede resolução, ou ao menos, reflexão. Não se trata de ideias. Trata-se de pessoas, de vidas, de corações.Trata-se de estender fortemente a mão e segurar quem quer que seja. Porque a abertura de coração e o acolhimento não podem excluir ninguém. O Amor como se entende no cristianismo não pode ser setorial, não pode ser seletivo. Tipo: "este sim, aquele não".


Mas, sempre de novo se esbarra na barra cultural. Na trava cultural.
É muito difícil para as pessoas lidarem com o novo.
Mas, um dia, o novo se tornará antigo, e fará parte da vida comum.
O discurso foi interessante e abre uma perspectiva nova.
Isto é muito importante para todos os homoafetivos e a Igreja não tem o direito de desamparar ninguém. Agora, como se efetivará ou se tornará explícito este amparo, para isto ainda resta um bom caminho a ser feito...


Não tenho dúvida da importância do Diversidade em nossas vidas.

V

Sim V, temos fé que todos estes discursos e reflexões, tanto nossos quanto da hierarquia, não se esgotarão em si e podem se tornar uma ação efetiva no corpo eclesial ao qual fazemos parte.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...