quinta-feira, 28 de julho de 2011

"Eis o mistério da fé": sobre fé e violência

Foto: R.Sanque

Cindy Butterfly publicou em seu blog, em 25/07/11, um instigante e lúcido (como sempre) comentário sobre a relação entre fé e violência, a propósito do atentado perpetrado na Noruega por um cristão fundamentalista. Com sua permissão, o reproduzimos aqui.

Certa vez, no tempo de faculdade (que nem faz tanto tempo assim!!!), uma professora queridíssima usou a seguinte frase para explicar o processo de colonização e catequização no Brasil: "onde a palavra não convence, a espada vence". Esta frase serviu para deixar claro para mim que, por trás do plano de "salvação das almas" dos cristãos católicos (e protestantes também), existia uma questão de poder que era muito mais importante, apesar de não tão explícita...

A minha geração e também as que vieram antes da minha aprenderam que, na Idade Média, o que valia era a terra. Quanto mais terras, mais poder. Daí porque os feudos eram tão cercadinhos e protegidos. E nos ensinaram também que, na era pós-industrial, a terra deu lugar ao dinheiro propriamente dito. Ou seja, quem tem o aaaaaqué é quem está bem na foto. Mas voltando à Idade Média e à questão das terras, numa busca desenfreada por este item de poder e riqueza, os europeus se lançaram ao mar em busca de possíveis lugares que poderiam ser conquistados. Prefiro a palavra usurpado!!! No entanto, me parece que os europeus daquela época não queriam carregar esta bandeira tão evidentemente e por isso um plano de cristianização e salvação das almas serviu como slogan da famigerada era das "grandes navegações". O resultado é de conhecimento de todos: milhões de mortos nas Américas e outros tantos mortos e escravizados na África.

Alguém me disse uma vez que a frase "não existe pecado do lado debaixo do Equador" era atribuída a algum papa que ratificou a matança e escravidão dos povos não europeus para que se cumprisse o plano de salvação "arquitetado" pelo criador. Não sei se tal fato - o da frase - seria real ou não, mas sei que os abusos cometidos nos continentes que formavam o triângulo do Atlântico foram reais e sem o menor sentido de humanidade, ou oxalá, de religiosidade.

Aliás, falando em religião, devo lembrar-lhes que nasci e cresci cristão católico e fiz tudo como manda o figurino: fui batizada, fiz a primeira comunhão (o que incluiu ajoelhar ao lado do padre e confessar que eu me masturbava pensando em garotos) e me crismei, confirmando minha fé em Deus e na Santa Igreja. No entanto, descobri que não poderia me casar, pois o meu sentimento e o meu desejo por pessoas do mesmo sexo era uma expressão distorcida da vontade de Deus Pai, criador de tudo. O que é meio contraditório, afinal, se ele criou tudo, deve ter criado todas as variantes da sexualidade humana e animal. Não percamos de vista os casos de homossexualidade entre os animais. Enfim, o fato é que, uma vez que compreendi de fato minha sexualidade e me aceitei plenamente como homossexual, o discurso mitológico e dogmático do cristianismo não atendeu mais os meus anseios e por isso, resolvi fazer a ovelha desgarrada daquele rebanho e me juntar a outro que grita e luta por liberdade, tolerância e paz. Paz de verdade, quero dizer...

Deixo claro que, apesar de não ter uma religião, não tenho nenhum problema com nenhuma delas. Pelo contrário, além de ser uma manifestação garantida por nossa Constituição merece o respeito, e por que não, a admiração (em alguns pontos) de nossa parte. São também as religiões uma excelente forma de analisar a jornada humana neste planetinha minúsculo do Cosmos. No entanto, sou total e veementemente contra os discursos fundamentalistas destes que se dizem portadores da palavra e da vontade dos deuses.

Sou contra este discurso fundamentalista e totalmente reacionário, carregado de verdades absolutas (baseado em algo que só a fé, e nada mais, explica) que gera ações tão desumanas como as do atentado na Noruega ou mesmo mais perto de nós, do massacre em Realengo dentro de uma escola pública. Tais discursos insanos alimentam a loucura alheia que se manifesta num verdadeiro espírito de intolerância e violência e em nome da paz se pratica a violência. Mas claro, sempre em nome de Deus e em nome do plano de salvação das almas perdidas... E aí entra a frase que mencionei no primeiro parágrafo deste artigo e "a espada vence", ou melhor, a metralhadora, as granadas, os caças, tanques de guerra e armas de poder devastadores.

Navegando pela internet encontrei o artigo do Renato Hoffmann e gostei muito e a ele devo o título desta postagem, pois seu artigo "Eis o mistério da fé" expressou muito do que sinto em relação a estes que se proclamam portadores de alguma palavra de salvação, palavra esta que deverá ser engolida, nem que às custas da violência...

Parece-me que estamos abrindo uma nova era... Ou melhor, estamos fazendo ressurgir as loucuras e insanidades da Idade Média. Em vez de bruxas, temos os homossexuais; em vez da espada, temos as armas de fogo; em vez dos feudos, temos os países e uma xenofobia que me assusta... Torço para que não sejam outros mil anos de escuridão da humanidade.

Tá dado o recado...

Beijo, beijo, beijo... Fui...

- Cindy Butterfly
A drag que fala o que pensa... E sempre pensa no que fala!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...