quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Jônatas e Davi


Jônatas foi um príncipe que combinava bravura e arrojo com modéstia e nobreza de coração, o filho de Saul, Jônatas, bem poderia ter sido um dos grandes reis da história de Israel, não tivesse ficado dividido entre a impetuosidade e paranoia do pai e a amizade e lealdade a Davi, o herói emergente de Israel, a quem Saul acabou por temer e odiar.
Quando os filisteus afirmaram seu domínio sobre os israelitas, o jovem soldado Davi, que era um jovem bonito, de pele corada e olhos lindos, emergiu como o herói da guerra. Além da boa aparência e de ser um valente guerreiro, Davi também falava bem e sabia tocar. Jônatas encontrara uma alma gêmea e “apegou-se a Davi... [e] começou a amá-lo como a si mesmo”(I Sm 18,1). No início, Saul exaltou Davi, no entanto, a inveja temerosa antes dirigida ao filho voltou-se com mais veemência contra Davi.
Jônatas ficou numa situação delicada. No começo, defendeu Davi diante do pai, e em dado momento achou que havia reconciliado os dois. A certa altura, porém, Saul ordenou explicitamente que seus guardas matassem Davi, mas acabou cancelando a ordem por insistência de Jônatas.
Jônatas não perdeu a esperança de reconciliar o pai, a quem não podia abandonar, e o amigo querido, de cuja inocência não duvidava. Jônatas encontrou-se com Davi em segredo e planejou descobrir num banquete que aconteceria em breve, a dimensão do ódio do pai e comunicar isso a Davi. O resultado foi bem pior do que antecipara Jônatas. Saul estava mesmo determinado a matar Davi e desacatou o filho por defendê-lo. Furioso e extremamente sentido, Jônatas deixou a festa e foi dar a notícia a Davi. Quando os dois se despediram, juraram amizade eterna, inclusive entre seus descendentes.
O comportamento de Saul convenceu Jônatas de que a dinastia do pai não poderia durar, mas ele jamais abandonou o rei para juntar-se ao bando de seguidores de Davi, estando ao seu lado quando os filisteus os cercaram no Monte Gelboé. Quando Davi foi informado da morte de Jônatas, chorou pelo mesmo: “Jônatas, meu irmão, por tua causa meu coração me comprime! Tu me eras tão querido! Tua amizade me era mais preciosa que o amor das mulheres.” (II Samuel 1:26).

Adaptado por Hugo Nogueira a partir de "Quem é quem na Bíblia: dicionário ilustrado da sagrada escritura". Reader's Digest, 2012. Tradução de Who's Who in the Bible.
Inspirado pelo panfleto "Homosexuality. Our Story Too. Lesbians & Gay Men in the Bible" de Nancy Wilson. 1992.

Imagem: Davi despede-se de Jônatas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...