sábado, 16 de abril de 2011

Porque nada justifica a homofobia. Nem a Bíblia.


Postamos esta semana uma nota sobre alguns exemplos de acolhimento aos gays na Igreja católica, com um comentário do padre italiano Alberto Maggi, biblista e teólogo, acerca de não podermos utilizar a Bíblia para defender ou atacar nenhuma tese, e muito menos para justificar a homofobia com argumentos de cunho religioso - como, aliás, tão bem mostra o documentário Assim me diz a Bíblia, que não cansamos de divulgar. :-)))

Este vídeo, extraído do terceiro episódio da segunda temporada da série americana The West Wing, ficou famoso como uma excelente síntese disso. É antigo, mas nunca é demais rever.

Bom fim de semana para todos. :-)

* * *

Este fim de semana estaremos no nosso retiro de preparação para a Páscoa. Por isso, excepcionalmente, não teremos nossa tradicionalíssima retuitospectiva semanal. Mas compensaremos esse lapso no começo da semana, ok?

Um grande abraço a todos.

4 comentários:

Igualdade de Direitos disse...

Adorei o vídeo!

Equipe Diversidade Católica disse...

Que bom que vc gostou, Maria Fernanda. Achamos muito claro, sucinto e direto. E informativo...
:-) Boa sorte com seu blog. Um grande abraço!

B disse...

Excelente vídeo. Não conhecia a série, tampouco esse trecho. Acho excelente contra-atacar com os argumentos usados por aquele que ofende. Torna tudo mais justo e tira o direito de resposta, já que tudo se baseia na mesma lei.

Equipe Diversidade Católica disse...

Querido B,

Obrigado por sua presença e seu comentário! :-)

Às vezes, falar na mesma linguagem do outro pode ser uma uma ferramenta viável para expor o absurdo a sua argumentação - tanto para o próprio quanto para os outros ao redor, que têm a oportunidade de questionar aquele discurso e, quem sabe, abrir o horizonte para novas ideias. :-)

Existe um texto que de vez em quando roda nos e-mails pela rede e que supostamente seria um e-mail enviado por um estudante de teologia de Boston a um programa de rádio cuja apresentadora, citando o Levítico, havia chamado a homossexualidade de "abominação". O conteúdo é mais ou menos o mesmo desta cena; dá muito a impressão de que a cena veio daí. Se tiver interesse, você pode ler aqui.

Um carinhoso abraço! :-)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...